Desmistificamos tudo sobre o novo luxo que descarta a ostentação e prioriza a moda básica
Após um longo período do instagramável e da polêmica, a moda agora vai ao contrário de tudo que vimos nos últimos anos. A tendência da vez, se é que podemos usar essa palavra banalizada, prioriza o que há de melhor no universo fashion: tecidos de qualidade, recortes estratégicos e o básico no máximo de sua exaltação.
Cansada de novos hits e produtos virais, o novo luxo descarta nomes visíveis, estampas chamativas e peças de ciclo antecipadamente determinado. Esse comportamento vem abaixo da cadeia de criação, visto que diversas marcas e empresas do meio reportaram alguma dificuldade no abastecimento de insumos e matérias-primas, ocasionado pela guerra da Ucrânia e da Covid-19, deixando assim tudo menos acessível.
Na última semana de moda de outono-inverno 23/24, que teve o retorno da Balenciaga após todas as polêmicas, esse luxo sem ostentação foi visto com frequência em marcas como Miu Miu, Hermès, Saint Laurent, entre outras. Nesses casos, a alfaiataria roubou completamente a vez da logomania exaltando o clássico de qualidade e bem feito.
Já na cultura das celebs, Gwyneth Paltrow roubou a cena no tribunal ao ser acusada de causar um acidente de esqui. No ambiente, a atriz desfilou looks estratégicos e luxuosos. Afinal de contas, moda é linguagem, até mesmo no episódio real envolvendo a atriz, que pareceu ser dirigido por Mike White, diretor da série The White Lotus.
Seria impossível falar sobre luxo e não falar sobre "Succession", série da HBO que conta a história da família Roy, composta por Logan e seus quatro filhos, que controla um dos maiores conglomerados de meios de comunicação e entretenimento do mundo. A produção exalta luxo, inclusive, há um perfil no Instagram que mapeia as roupas usadas pelos personagens @successionfashion.
Nesta quarta e última temporada da produção, a moda em tom discreto está tão em evidência que há um diálogo - sem spoiler significativo - em que a ostentação chega a ser piada, graças a uma bolsa vintage da Burberry. A questão virou meme e ganhou até referência de "O Diabo Veste Prada".
Será que viral e tendências - muitas vezes elaborada pelo fast-fashion que anda lotando o Deserto de Atacama de peças - está com os dias contados? Vamos acompanhar.