Digital influencer: 5 lições para quem quer ser o rosto do próprio negócio
Na era do digital influencer, é praticamente impossível não pensar em como se dá nossa presença online. Seja ela planejada ou despretensiosa, o fato é que muito da nossa imagem e das percepções que os outros criam sobre nós se dá pelo meio digital. E se você produz algum tipo de conteúdo para a internet, seja de forma profissional ou como um hobby, já deve ter se deparado com alguma dúvida sobre como organizar e gerenciar sua presença online.
No último sábado (20), aconteceu em São Paulo o Talk com Môni no Shopping JK Iguatemi, e nossa CEO Manu Bordasch mediou o painel "Você S/A" - um papo sobre como é ser o rosto à frente do próprio negócio. Separamos cinco lições preciosas que aprendemos no painel e compartilhamos alguns insights para considerar na construção da imagem tanto no CPF quanto no CNPJ. Vem ver:
Além da Manu, o painel contou com a presença de mais quatro mulheres, vindas das mais diversas áreas e profissões, que hoje não só possuem suas empresas, mas também trabalham como digital influencers.
Dentre as convidadas para o talk, estavam Anna Carolina Bassi, co-fundadora da Carol Bassi Brand; Mica Rocha, força criativa do Grupo New Bloomers, que detém marcas como Misha e Open Era; Cici Navarro, empresária por trás da cafeteria cor-de-rosa Café Cherie e das marcas Dra Cherie e Cici Navarro Collection; e Vivian Simões Pires, fundadora e dermatologista nas clínicas Dominique e RV Beauté. Esse time de peso destacou como entende os limites entre pessoa física e jurídica, e como gerencia a imagem e a criação de conteúdo, olha só:
1. vencer a timidez é o primeiro passo
A timidez é uma questão que acaba atingindo quem faz uma transição de carreira e se aventura nesse universo de digital influencer. Independente de ter uma vivência anterior, seja ela como apresentadora de tv, médica ou até mesmo modelo, é comum se deparar com uma dose de timidez em algum momento. Entender que há um propósito de vida e objetivo de negócio por trás da exposição pode ser a chave para vencê-la. Com o tempo, o domínio sobre como se posiciona sua marca e negócio vão aumentando, e vai se tornando cada vez mais natural ser o rosto à frente dele.
2. entenda no que você é bom (e ruim)
Outro ponto super importante nessa jornada, é ter clareza dos seus pontos fortes e explorá-los a sua máxima potência. Para isso, reconhecer os pontos fracos é um passo importantíssimo, e abrir mão de certas funções pode se revelar um processo difícil. Para quem cria, as funções administrativas ou mais burocráticas podem demandar muito tempo e atenção, e acabar drenando a criatividade. As convidadas destacaram também a importância do ócio e do lazer para manter um bom fluxo de trabalho.
3. críticas e haters sempre vão existir
Trabalhar com público, especialmente na internet, é ter sempre um espaço aberto para receber críticas, observações e reclamações. O medo de não agradar atinge até os grandes empresários, e lidar com haters não é uma tarefa fácil (ou simples). Saber filtrar críticas é essencial, e tentar entender o outro lado pode ser um bom caminho na hora de selecionar o que deve ser considerado. O grande segredo aqui, é não permitir que o medo de desagradar te paralise.
4. identifique o que te inspira
Se você está desenvolvendo ou já criou o próprio negócio, deve ter se deparado com a palavra "propósito". De forma resumida, dentro do branding o propósito representa o porquê, aquilo que move uma marca. A natureza, a fé e vida acontecendo ao seu redor são as principais fontes de inspiração para Carol Bassi. Mica Rocha destacou a convivência com a família - seus filhos são fonte de energia e inspiração, e é com quem resgata a leveza e criatividade para trazer para o trabalho. Ter em mente qual o seu propósito, ajuda a buscar influências e inspirações - que podem vir das mais diferentes formas e fontes.
5. acredite na sincronicidade
Por fim, essa pode parecer um lição meio mística, mas você passa a atrair aquilo que manifesta, que tem sintonia com seu propósito, e o que está por trás disso é o branding - seja ele o pessoal ou de uma marca. Aos poucos, a percepção sobre a sua marca vai sendo construída, e aquilo que tem sintonia com o que é trabalhado, se aproxima cada vez mais. As convidadas destacaram que esses valores e cultura transbordam em seus negócios e refletem até mesmo na formação do time, então, acredite no poder de um branding bem feito.