Digital influencer: 5 lições para quem quer ser o rosto do próprio negócio

por Carolina Hossni

Na era do digital influencer, é praticamente impossível não pensar em como se dá nossa presença online. Seja ela planejada ou despretensiosa, o fato é que muito da nossa imagem e das percepções que os outros criam sobre nós se dá pelo meio digital. E se você produz algum tipo de conteúdo para a internet, seja de forma profissional ou como um hobby, já deve ter se deparado com alguma dúvida sobre como organizar e gerenciar sua presença online.

No último sábado (20), aconteceu em São Paulo o Talk com Môni no Shopping JK Iguatemi, e nossa CEO Manu Bordasch mediou o painel "Você S/A" - um papo sobre como é ser o rosto à frente do próprio negócio. Separamos cinco lições preciosas que aprendemos no painel e compartilhamos alguns insights para considerar na construção da imagem tanto no CPF quanto no CNPJ. Vem ver:

monica salgado - palestra - carreira influencer digital - talk com moni môni - jk iguatemi - https://stealthelook.com.br
Foto: A plenária se manteve repleta de gente durante todo o evento (@talkcommoni Instagram/Reprodução)


Além da Manu, o painel contou com a presença de mais quatro mulheres, vindas das mais diversas áreas e profissões, que hoje não só possuem suas empresas, mas também trabalham como digital influencers.

Dentre as convidadas para o talk, estavam Anna Carolina Bassi, co-fundadora da Carol Bassi Brand; Mica Rocha, força criativa do Grupo New Bloomers, que detém marcas como Misha e Open Era; Cici Navarro, empresária por trás da cafeteria cor-de-rosa Café Cherie e das marcas Dra Cherie e Cici Navarro Collection; e Vivian Simões Pires, fundadora e dermatologista nas clínicas Dominique e RV Beauté. Esse time de peso destacou como entende os limites entre pessoa física e jurídica, e como gerencia a imagem e a criação de conteúdo, olha só:

1. vencer a timidez é o primeiro passo

A timidez é uma questão que acaba atingindo quem faz uma transição de carreira e se aventura nesse universo de digital influencer. Independente de ter uma vivência anterior, seja ela como apresentadora de tv, médica ou até mesmo modelo, é comum se deparar com uma dose de timidez em algum momento. Entender que há um propósito de vida e objetivo de negócio por trás da exposição pode ser a chave para vencê-la. Com o tempo, o domínio sobre como se posiciona sua marca e negócio vão aumentando, e vai se tornando cada vez mais natural ser o rosto à frente dele. 

2. entenda no que você é bom (e ruim)

Outro ponto super importante nessa jornada, é ter clareza dos seus pontos fortes e explorá-los a sua máxima potência. Para isso, reconhecer os pontos fracos é um passo importantíssimo, e abrir mão de certas funções pode se revelar um processo difícil. Para quem cria, as funções administrativas ou mais burocráticas podem demandar muito tempo e atenção, e acabar drenando a criatividade. As convidadas destacaram também a importância do ócio e do lazer para manter um bom fluxo de trabalho. 

3. críticas e haters sempre vão existir

Trabalhar com público, especialmente na internet, é ter sempre um espaço aberto para receber críticas, observações e reclamações. O medo de não agradar atinge até os grandes empresários, e lidar com haters não é uma tarefa fácil (ou simples). Saber filtrar críticas é essencial, e tentar entender o outro lado pode ser um bom caminho na hora de selecionar o que deve ser considerado. O grande segredo aqui, é não permitir que o medo de desagradar te paralise.

4. identifique o que te inspira

Se você está desenvolvendo ou já criou o próprio negócio, deve ter se deparado com a palavra "propósito". De forma resumida, dentro do branding o propósito representa o porquê, aquilo que move uma marca. A natureza, a fé e vida acontecendo ao seu redor são as principais fontes de inspiração para Carol Bassi. Mica Rocha destacou a convivência com a família - seus filhos são fonte de energia e inspiração, e é com quem resgata a leveza e criatividade para trazer para o trabalho. Ter em mente qual o seu propósito, ajuda a buscar influências e inspirações - que podem vir das mais diferentes formas e fontes. 

5. acredite na sincronicidade

Por fim, essa pode parecer um lição meio mística, mas você passa a atrair aquilo que manifesta, que tem sintonia com seu propósito, e o que está por trás disso é o branding - seja ele o pessoal ou de uma marca. Aos poucos, a percepção sobre a sua marca vai sendo construída, e aquilo que tem sintonia com o que é trabalhado, se aproxima cada vez mais. As convidadas destacaram que esses valores e cultura transbordam em seus negócios e refletem até mesmo na formação do time, então, acredite no poder de um branding bem feito.

Você também vai gostar

Utilizamos cookies de estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. saiba mais em nossa política de privacidade.

concordar e continuar