Dos tempos egípcios até os dias atuais, conheça a história da maquiagem

por Inaê Ribeiro

A história da maquiagem é antiga, sendo que os primeiros registros de sua aparição datam dos tempos egípcios, seja como meio de expressão artística, definição de status e classe social ou como uma ferramenta para aumentar a autoestima, cada lugar, em diferentes situações, encontrou a sua maneira e objetivo ao utilizar a aplicação desses produtos de beleza.

Apesar de cada país, grupo ou povo se expressarem de uma maneira, a história da maquiagem é acompanhada, também, de tendências universais. Por isso, hoje te convidamos a conhecer um pouco mais sobre a evolução de um das nossas áreas preferidas do mundo da beleza, e entender como nossa relação com a make mudou ao longo dos anos.

egito - maquaigem-egito - história da maquiagem - outono - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Pintura Egípcia (Reprodução)

tempos egípcios

Como dissemos no começo, um dos primeiros registros do uso de maquiagem são dos tempos egípcios, mais especificamente por volta de 3.100 a.C, onde homens e mulheres usavam minérios para pigmentar os 'produtos'. O grande destaque durante esse período eram os olhos, que através de um antigo cosmético chamado khol - ou kajal, que é uma espécie de lápis delineador - eram delineados e preenchidos.

roma antiga - maquiagem-paletas-de-sombras-beleza-make-colorida - história da maquiagem - outono - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Pintura (Reprodução)

grécia e roma antiga

Já na Grécia e Roma antiga, o foco eram os lábios, onde ceras e óleos tinham a função de hidratar a boca. As mulheres de altas classes adotaram alguns hábitos egípcios, que fizeram sucesso até a queda do Império Romano, onde a igreja começou a reprovar o uso dos cosméticos.

gueixa - maquiagem-gueixa-japao - história da maquiagem - outono - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Valery Sidelnykov (Reprodução)

japão

No Japão, o uso da maquiagem era comum e constante. Mulheres, que passavam por um longo processo até serem chamadas de gueixas, pintavam suas peles de branco e combinavam com bochechas rosadas. As sobrancelhas eram marcadas e sombreadas, e os lábios vermelhos. A cultura permanece até hoje, sendo uma visual tradicional no país.

Após esse período, a maquiagem viveu várias fases. Em alguns momentos foi símbolo de status e poder. A partir de 1920, a make passa a ocupar outro lugar e se renova a cada nova década. Acompanhe com a gente essas mudanças na história da maquiagem:

Zelda Fitzgerald - maquaigem-anos20-tendencia - história da maquiagem - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Zelda Fitzgerald (Reprodução)

1920

Quando falamos dos anos 1920, logo pensamos nas melindrosas, as maiores referências estéticas da década. E podemos dizer que elas foram as responsáveis por normalizar o uso da maquiagem diária. Os olhos escuros e lábios vermelhos eram o visual clássico dessa época. Ah! A pele bronzeada, popularizada por Coco Chanel, representava uma vida de lazer e luxo.

Fay-Wray - maquaigem-anos30-tendencia-30 - história da maquiagem - outono - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Fay-Wray (Reprodução)

1930

Nos anos 1930, a maquiagem continuava com uma presença forte na vida das mulheres, que eram amantes assumidas dos produtos. Durante esse período da história da maquiagem, as atrizes e todo o glamour hollywoodiano eram as maiores referências. O contorno, que hoje é super utilizado no nosso dia a dia, surgiu durante essa década, assim como as maquiagens permanentes para desenhar as sobrancelhas - o que comprova que a história é cíclica e algumas tendências sempre acabam retornando. E reafirmando o desejo por uma longa durabilidade, em 1939, surge o primeiro produto à prova d’água.

Grace Kelly - maquiagem-beleza - história da maquiagem - outono - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Grace Kelly (Reprodução)

1940

Devido à Segunda Guerra Mundial, as opções de produtos de maquiagem eram limitadas, na década de 40. Inspirada nas atrizes de cinemas, a tendência era uma maquiagem clássica e naturalmente glamourosa, iniciando a onda da make clean.

Marilyn Monroe - maquiagem-natural - história da maquiagem - outono - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Marilyn Monroe (Reprodução)

1950

A década de 50 é considerada a mais bonita na indústria da beleza e em Hollywood, isso porque, o período pós-guerra gerou nas mulheres o desejo de estar sempre impecável. A chegada do cinema em cores também influenciou, já que agora era possível observar os detalhes da maquiagem de grandes estrelas, como Marilyn Monroe. O resultado foram makes naturais, mas marcantes, que valorizam os traços das mulheres.

Twiggy - make-olhos-anos-60 - história da maquiagem - outono - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Twiggy (Reprodução)

1960

Com o crescimento dos movimentos de direitos das mulheres, muitas viram a indústria de cosméticos como uma forma de opressão, já que o ato de se maquiar tomava horas do dia das mesmas, além de reforçar os padrões de beleza. Somado a isso, havia a dificuldade em encontrar produtos para mulheres negras, o que mostrava uma indústria seletiva e discriminatória. 

Quem não abandonou a maquiagem, focou em sua versão mais simples ou deu destaque para os olhos. Impossível não lembrar do icônico visual da Twiggy, por exemplo.

Maybelline - anuncio-maquiagem-antigo - história da maquiagem - outono - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Maybelline (Reprodução)

1970

O universo da música estava em um momento muito forte na década de 1970, influenciando diretamente na maquiagem. De um lado víamos brilhos e cores, clássicos do Disco, de outro, olhos pretos e marcados, característicos do movimento Punk.

madonna - maquaigem-colorida - história da maquiagem - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Madonna (Reprodução)

1980

Em 1980, Madonna era um dos principais nomes na música, logo podemos imaginar que sua maquiagem marcada inspirou muitas pessoas. Cores vibrantes, com olhos e boca pigmentados eram os visuais preferidos da época.

Naomi Campbell - maquiagem-modelo-antiga - história da maquiagem - outono - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Naomi Campbell (Reprodução)

1990

A era das supermodels, também trouxe à tona uma variedade de tribos e subculturas, criando na maquiagem um lugar de experimentação e identificação. Entretanto, uma coisa é certa, as sobrancelhas finas dominavam os visuais.

Beyoncé - maquiagem-carnaval-make-colorida - história da maquiagem - outono - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Beyoncé (Reprodução)

2000

Ah, os anos 2000… Quantas tendências de beleza a década nos serviu. Nos lábios, muito gloss e contorno labial. Nos olhos, sombras em tons frios, sobrancelhas finas e muito glitter. Os 2000 's nos marcou tanto, que até hoje relembramos e usamos algumas de suas trends icônicas.

Tássio Santos - maquiagem - história da maquiagem - outono - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Tássio Santos (Reprodução/Instagram)

dias atuais

Hoje em dia, a história da maquiagem é marcada por ser um lugar cada vez mais diverso e amplo, onde não são apenas as mulheres que se destacam utilizando os produtos cosméticos. As redes sociais ajudaram a disseminar culturas e tendências, que se renovam - ou repetem - a cada ano.

LEIA MAIS: 

Cachos definidos: truques e segredos para finalizar o cabelo

As tendências de beleza y2k que prometem bombar em 2022

Tudo o que você precisa saber sobre os benefícios do Mineral 89

Você também vai gostar