Seria a rosa o novo laço? Essa é a pergunta que tem surgido ao analisar as passarelas da temporada verão 2024, as coleções de alta-costura mais recentes e os desfiles de inverno 2024. A resposta parece clara com a recém-divulgada capa da Vogue US de maio, estrelada por Zendaya, em um vestido couture da Dolce & Gabbana, moldado em forma de rosa e na tonalidade mais quente do momento, o vermelho. A escolha não poderia estar mais alinhada com o tema do MET Gala deste ano, "The Garden of Time", do qual a atriz é co-chair, reforçando ainda mais a conclusão de que rosas são mesmo as favoritas do momento.
Florais para primavera não são nada de novo, como Miranda Priestley já disse, mas o foco específico nas rosas vem chamando atenção, principalmente pelas inúmeras interpretações: estampas, aplicações 3D, incluindo o caule e espinhos, em buquês, oversized, metalizadas, evitando assim qualquer possibilidade de clichê...
A rosa vermelha, particularmente, carrega toda uma simbologia e mitologia há séculos e, talvez por isso mesmo, vem exercendo fascínio em tantos designers ao longo da história. Entre os vários exemplos que exploraram sua beleza e significado de maneiras marcantes, destacam-se Schiaparelli nos anos 50, Alexander McQueen na primeira década do milênio, e Valentino, cuja rosa se tornou parte integral da iconografia da maison. Nos dias de hoje, Simone Rocha também adotou o elemento como símbolo, continuando a tradição de rosas na moda.
Em 2022, Jonathan Anderson já tinha idealizado o salto em formato de rosa para Loewe.
Endossado por nomes de peso como Prada, Saint Laurent e Coperni, na estação passada, a Undercover apresentou um dos momentos mais lindos com seus vestidos "terrário".
Em sua linda despedida da McQueen, Sarah Burton incluiu a rosa em diversas formas, todas deslumbrantes.
Em Londres, a poesia transpareceu nos looks de tule de Simone Rocha, onde as rosas eram visíveis através do tecido transparente, além das tatuagens temporárias e iterações em pérola presentes na coleção.
David Koma dedicou toda a sua apresentação para a flor que surgiu em neon, cristais e padronagens.
Richard Quinn, com seu prêt-à-porter digno de alta-costura, continuou a febre no inverno 2024. De detalhes na gola às estamparias.
E não é só nas passarelas que a rosa se tornou um hit absoluto. Para o black tie, ela surge incorporada em variações criativas.
No red carpet, conta com o aval de muitas celebridades como Natalie Portman, que elegeu um conjuntinho Balmain.
Assim como Sydney Sweeney.
Sem dúvidas, apesar da cartela extensa, o vermelho é a tonalidade que impera para realmente se jogar na tendência.
A versão preta também tem vez, decorando tops de maneira mais sóbria, mas igualmente eficiente.
Broches são a microtrend da vez e escolher um em formato de rosa é a maneira perfeita de testar as duas propostas.
O rosa clarinho também ganha destaque.
Apesar de o efeito 3D ser o favorito, a estampa de rosa também reina, e já sabemos que uma certa Emily que mora em Paris vai usar um look no tema na nova temporada da série. O preview foi compartilhado por Lily Collins.
Os acessórios não ficam de fora, disponíveis em opções literalmente dos pés à cabeça.
Deixe para a rainha do estilo girly, Sandy Liang para juntar rosas e laços. Aliás, vale ficar de olho em acessórios de cabelo para aderir.
Leia mais: Tudo o que você precisa saber sobre Sandy Liang
Em forma de bijus, como a marca Palomo Spain que apresentou brincos em sua collab com a Bimba Y Lola.
A bolsa de cetim é delicada e vai com tudo.
A flor inclusive virou prop para fotos, aparecendo no feed de nomes como Kim Kardashian e Hailey Bieber nos últimos tempos.
Abaixo, você encontra uma seleção de peças no mood dessa tendência 2024: