Se tem uma coisa que amo é navegar pelo Pinterest - e aqui no STL, é claro - em busca de inspirações a partir das tendências de moda que estão bombando. Nessas minhas buscas recentes acabei salvando seis tendências que se destacam, e que certamente vão ditar a moda das ruas na próxima estação: o Athflow, Cottagecore, Dopamine dressing, anos 2000, Princesscore e o Techwear.
Mas, e se além de inspirar nossos looks, essas tendências de moda também pudessem servir como ótimas referências para criarmos maquiagens criativas, incríveis e originais? É possível e é sobre isso que falarei hoje, vem comigo:
_athflow
A primeira vez que li sobre, foi no Pinterest Predicts 2021, quando a plataforma estabeleceu que o Athleisure - aquele tipo de look confortável e esportivo que foi a base do nosso guarda-roupa em 2020 - encontraria a elegância em 2021, criando o que eles batizaram de Athflow. “Calças fluidas, macacões casuais e peças oversized irão substituir as roupas puramente atléticas como a escolha principal de loungewear em 2021” afirma o report.
_e se o athflow fosse uma make?
Além do conforto, a tendência também preza pela elegância e pode transitar facilmente entre o sofá e o escritório. Por isso, uma maquiagem Athflow também pede um realce sofisticado nos olhos, feito de forma prática, com um simples traço de lápis de olhos preto ou marrom na base dos cílios superiores, que poderia (ou não) ser esfumado para um look chique mas ao mesmo tempo super fácil de fazer!
_cottagecore
A Cottagecore consiste na romantização da vida no campo, em um cotidiano mais simples cercado de natureza. A estética, que também pode ser identificada como Farmcore ou Countrycore, caminha na contramão da vida urbana das grandes cidades e surge como um escapismo em tempos difíceis.
_e se a cottagecore fosse uma make?
Certamente ela seria “invadida” por elementos da natureza. Ora literalmente, com o aplique de flores e folhas no rosto, ora graficamente, com ilustrações de símbolos como borboletas e folhagens, criando um look super romântico, em sintonia com a tendência!
Os elementos podem ser fixados com cola de cílios postiços incolor e os desenhos podem ser feitos com lápis de olhos coloridos. E aqui, não existem regras e a criatividade é quem fala mais alto, então vale aplicar os elementos concentrados em áreas como embaixo dos olhos e nas pálpebras, ou espalhá-los pelo rosto todo!
_dopamine dressing
Essa, que é uma das principais tendências de moda desse ano, é inspirada na função da dopamina - neurotransmissor associado à sensação de felicidade e prazer - para caracterizar aquelas roupas que fazem a gente se sentir bem.
Os looks "dopamine dressing” são caracterizados pelo uso de cores vivas, que podem ser misturadas ou não. Outra característica que esses looks podem apresentar é a de “pegar emprestado” diversos elementos da cultura pop que remetem à diversão, como o símbolo smiley, corações e até desenhos infantis!
_e se o dopamine dressing fosse uma make?
Certamente super colorida, pois a ideia de misturar várias cores vivas em um mesmo beauty look tem feito bastante sucesso, sobretudo em delineados diferentes e esfumados multicoloridos, e essa é certamente uma referência que tem tudo a ver com o dopamine dressing!
_anos 2000
Quem foi adolescente lá no início dos anos 2000 certamente se lembra de alguns looks dessa época que faziam muito sucesso. Calça de cintura baixa, barriga de fora, cintos de strass (aliás, strass aplicado em absolutamente tudo) e regatas justinhas sobrepostas eram ícones e essas tendências de moda usadas no início do milênio estão prometendo influenciar - e muito - nossos looks em 2021.
_e se os anos 2000 fossem uma make?
A maquiagem dos anos 2000 foi marcada por muito brilho na região dos olhos, com uma preferência por sombras prateadas, tons azul clarinho e o lilás que trazia uma pegada candy para a beleza. Outras duas características dos beauty looks da época eram olhos com lápis preto na linha d’água e muitas camadas de gloss com glitter nos lábios, quem lembra? Está voltando!
_princesscore
Conheci a princesscore e me apaixonei na hora! Essa é uma daquelas tendências de moda que surge de outra, nesse caso, veio do cottagecore e traz elementos românticos aos looks, numa vibe meio Bridgerton ou princesas da Disney.
_e se a princesscore fosse uma make?
Assim como na moda, a palavra de ordem da beleza princesscore seria o romantismo. E quando pensamos em makes românticas, pensamos em maçãs do rosto e boca em tons de rosinha e cereja, de forma bem suave, naquele acabamento típicos dos lip tints, que dão um rubor natural que parece saído dos contos de fadas!
O toque extra de mágica na maquiagem princesscore fica por conta do glitter aplicado em pontos estratégicos como pálpebras móveis e no cantinho interno dos olhos que fica lindo e angelical.
_techwear
A techwear é definida por um “estilo cyberpunk, futurista e utilitário”, e surgiu no Japão e na Coréia do Sul como uma evolução do streetwear, com a adoção de tecnologias vestíveis. Sua inspiração no mundo dos games é notável e as peças são desenvolvidas para serem práticas e funcionais, dotadas de tecnologia em seus componentes.
_e se a techwear fosse uma make?
O techwear é embasado na funcionalidade das peças, com detalhes utilitários que respondem às necessidades do usuário. Por isso, acredito que uma make techwear seria baseada em produtos funcionais que, além de embelezarem, também possuem funções de cuidados e proteção solar da pele, unindo maquiagem com skincare.
Outra característica dos looks techwear é que a beleza na beleza pode ser representada por delineados gráficos poderosos criados com produtos à prova d’água, que duram o dia todo, uma pele natural e levemente iluminada, com um efeito fresh!