A quarta temporada de "Emily em Paris" acaba de estrear na Netflix, e vocês sabem o que isso significa: uma nova leva de looks polêmicos para comentarmos. Se você ama o clima leve e romântico da história ou assiste com aquela mistura de hater e fã, a única certeza é que todo mundo tem uma opinião sobre a série, e a moda exibida causa tanta ou mais comoção do que a eterna dúvida sobre se Emily e Gabriel finalmente vão se acertar. Os cinco primeiros episódios já estão disponíveis (o restante chega no dia 12 de setembro) e oferecem muito material. A seguir, analisamos a evolução no estilo das quatro personagens principais.
A figurinista Marilyn Fitoussi retorna mais uma vez e revela que foram usadas 25.000 peças ao longo dos dez episódios. No geral, dá para perceber um upgrade nos looks, que parecem mais bem pensados e menos caricatos. Existe uma maturidade nas composições, especialmente no estilo de Emily, a protagonista, mas não se preocupem: os looks continuam polarizantes.
Emily
A personagem é conhecida por seu visual exagerado, cheio de color blocking e mix de estampas, e isso continua, mas de forma mais refinada. Seguindo a linha da temporada anterior, os anos 60 são uma clara referência, com estampas geométricas (ênfase para as listras), conjuntinhos e silhuetas típicas da época. As cores vibrantes aparecem em versões monocromáticas, com uma paleta primária que destaca azul bic, vermelho e amarelo. O amarelo é um destaque frequente, até nos sapatos, como a bota vibrante no tom que ela repete em mais de um episódio.
O estilo mega feminino de Emily ganha contraste, e ela experimenta com elementos masculinos, surgindo mais de uma vez a bordo de terninhos. Também chamam atenção as camisas brancas, que aparecem em vários looks, sempre com algo de diferente, seja em sobreposições, golas trabalhadas ou detalhes de babados.
Aliás, bordados, volumes e aplicações são fundamentais como um todo e interpretados de inúmeras formas. Esse conjunto floral da Balmain é um ótimo exemplo, mostrando uma Emily mais moderna e fashionista.
Muita gente acha a atriz Lily Collins a cara de Audrey Hepburn, e nessa temporada a associação fica mais evidente graças a algumas homenagens a momentos clássicos da filmografia de Audrey. Como no baile de máscaras, onde o macacão P&B eleito por Emily remete ao figurino de "My Fair Lady".
Os acessórios de cabeça são indispensáveis, com laços, boinas, faixas e até uma balaclava no look de esqui exibido na prévia da segunda parte da temporada, onde ela faz outro tributo a Hepburn, dessa vez referenciando o filme "Charada".
Um dos truques de styling que mais aparecem — e mais fáceis de roubar — é colocar acessórios especiais, como joias, nos cabelos para complementar os vários momentos em que ela usa os fios presos.
Camille
A francesa é a verdadeira fashion girl da série e seus looks são praticamente uma checklist do que está em alta: couro marrom, hot pants, animal print, todos figuram em suas composições ao longo da temporada.
Seu estilo foi se tornando mais dramático e experimental, como observado no vestido escultural super 80s. Rumores apontam que ela vai entrar em sua era vilã, e as roupas certamente reforçam a teoria.
Ou na interpretação da estética girly gótica através do conjunto com detalhes de renda e meias na altura do joelho.
As makes são um caso à parte, com olhos sempre destacados, sem receio de arriscar com cores e acabamentos diferentes.
Sylvie
Considerada por muitos a mais bem-vestida, a chefe de Emily está sempre impecável, e nesta temporada, seu guarda-roupa é sobre texturas. Casacos de pelúcia são seus favoritos para proteger do frio e adicionar glamour.
A cartela de neutros menos óbvios, como cinza e verde oliva, enriquece as produções, que ficam ainda mais sofisticadas em camurça ou veludo. E quando usa alfaiataria, é com uma proposta elevada, arrematando com acessórios cuidadosamente selecionados, como gravatas ou um bracelete imponente.
Para a noite, ela segue investindo no preto e encontra jeitos de renovar a cor clássica. Seja com decotes assimétricos ou com bordados estratégicos.
Mindy
A melhor amiga da protagonista continua sendo adepta do maximalismo, e ela usou uma marca brasileira nesta nova temporada. Um dos seus vestidos mais icônicos é Pat Bo!
Seu estilo ousado flerta com o universo dos animes, com direito a cores e shapes inusitados.
Os anos 80 são uma referência constante, com ombros acentuados, botões dourados, cintura marcada e decotes profundos, bem no estilo power dressing.
A cor favorita de Mindy na nova temporada é, sem dúvida, o rosa, que surge em praticamente todas suas produções. E fiel à sua essência, brilhos, plumas e estampas são onipresentes.
O macacão tipo catsuit também aparece como uma de suas peças-chave, sempre com recortes ousados e acessórios exuberantes.
E aí qual é o estilo que mais combina com o seu? Já maratonou a nova temporada de "Emily em Paris"?