Se as fashion weeks são a representação mais glamourosa da moda, chegando ao ápice durante as semanas de alta-costura, as pré-coleções representam seu lado mais comercial e usável, menos preocupado com apelo conceitual e mais focado em looks que podem ser usados diretamente. Com duas edições anuais, Pre-fall e Resort, elas têm papel fundamental para fazer a indústria girar e também servir de inspiração com muitos looks para a gente roubar já. Aproveitando que a temporada Resort 25 chegou ao fim, a gente conta as principais tendências da temporada.
Porém, antes de começar, uma breve explicação: se a disparidade de estilos que vão de casacos de pelúcia a vestidos recortados causa estranhamento, a explicação é simples. No hemisfério norte, a temporada Resort ou Cruise ocorre entre abril e maio, chega nas lojas entre outubro e novembro, e é a coleção que fica mais tempo à venda, jogando sobre as marcas a responsabilidade de “entreter” clientes antes da chegada da coleção Primavera/Verão, atender turistas que estão passando pela estação oposta em seus países natais, além de interpretar o que os consumidores locais desejam tanto para férias idílicas, valendo praia ou neve, quanto para comemorações de fim de ano. Esclarecimentos feitos, vamos lá.
boho
Desde a estreia de Chemena Kamali na Chloé no início do ano, a estética inspirada no clima boêmio dos anos 70 ganhou um revival, e desta vez chega mais refinada e adulta. Pense em blusas com babados e materiais leves e delicados, vestidos maxi (os brancos são favoritos) em técnica artesanal, tons terrosos, texturas como camurça e abundância de acessórios sobrepostos, porém usados de maneira elegante e mais clean.
anos 60
Apesar do elemento boho, a década mais referenciada é a de 60, focando na silhueta de corte evasê, comprimentos mini e conjuntinhos estruturados que remetem ao clima ladylike. Toques de pérola, laços e renda marcaram presença. Um dos maiores entusiastas foi Alessandro Michele em seu debut na Valentino. A vibe 60s é confirmada também nos sapatos, já que as sapatilhas, especialmente com bico fino, parecem ser a principal escolha para finalizar as produções.
jeans mania
Reinando como queridinho há algumas temporadas, o jeans segue fazendo papel de protagonista, com a maior parte das marcas oferecendo no mínimo uma opção de look completamente dominado por peças no material. Variando lavagens e silhuetas, a criatividade surge nos detalhes que vão de bordados a acabamentos especiais, trazendo opções para todos os gostos.
amiga da onça
A onda felina segue com tudo entre as principais tendências, e o animal print número um da temporada ainda é a onça. De preferência, usada no look total, dos pés, como na Ganni, à cabeça, como nos chapéus da Gucci. Quem quiser apostar em um item só, o casaco na estampa é certeiro.
Leia mais: Você definitivamente vai querer usar vestido de oncinha depois deste post
artesanal
O feito à mão é cada vez mais valorizado, e isso se reflete nas tendências das coleções resort que priorizam peças em materiais como crochê, trazendo movimento e autenticidade às composições. A interpretação é sofisticada, elevando as peças. Para contrastar com o clima handmade, materiais de peso como couro são os eleitos. No quesito detalhes extras, as franjas são campeãs para incrementar as criações.
athleisure
As peças esportivas já se tornaram obrigatórias nos looks muito além da prática de exercícios. As calças e bermudas de inspiração retrô que se tornaram hit do street style no último ano influenciaram as coleções, ganhando versões de luxo tanto pela escolha de materiais nobres como pelo styling.
balonê
Sem dúvidas, a tendência mais polêmica do ano, o shape balonê não vai a lugar algum e consagra seu espaço demonstrando sua versatilidade, indo do estilo preppy ao romântico ou rock’n'roll com a mesma desenvoltura.
Leia mais: Comprei uma saia balonê e aqui estão os looks que montei com ela
cartela
Quando se trata de cores, três tonalidades correm na frente.
marrom
As variações, que vão de café com leite a chocolate amargo, já andam em alta há algum tempo e, na temporada Resort, confirmam sua soberania. Em texturas como couro e camurça têm ainda mais força.
vermelho
O vermelho não perde a majestade e a tendência “tomato girl” pelo menos quando se trata de paleta, rouba os holofotes mais uma vez.
amarelo manteiga
Linkando com a última temporada, o amarelo manteiga é a alternativa mais delicada para trazer ponto de luz aos looks.
o principal acessório
A cintura marcada é onipresente e um cinto - ou mais - para arrematar não pode faltar. O truque de usar dois ao mesmo tempo, ou versões que já foram feitas dessa forma, são hit, mas outras maneiras criativas, como usar o acessório deslocado (visto na coleção de Sandy Liang) ou apelar para o toque funcional como os modelos da Dior com bolsa acoplada em uma espécie de pochete estilizada, também aparecem como sugestão.
colares longos
Cortesia do retorno do boho, colares alongados são ótima forma de renovar o look sem muito esforço. Vale optar por um pendente statement usado de forma mais minimalista ou se jogar na sobreposição variando comprimentos.
Essas são as principais tendências que avistamos nas coleções Resort 25 e agora queremos saber: quais são as suas favoritas? E quais já fazem parte do seu guarda-roupa?
Confira uma seleção de itens que têm tudo a ver com as trends da temporada: