Essas serão as maiores tendências de skincare de 2022 segundo o WGSN

por Inaê Ribeiro

A palavra tendência pode gerar controvérsia. De um lado, temos quem adora acompanhar e seguir; do outro, quem acredita ser apenas uma maneira de padronizar, perdendo assim as características pessoais de cada um. Mas, nós defendemos que as tendências são um instrumento de estudo do tempo e da sociedade, e que não necessariamente devemos adotá-las todas. Isso é ainda mais forte quando falamos de tendências de skincare, afinal, o cuidado com a pele realmente não deve ser baseado no que os outros estão usando, mas sim o que faz sentido para a rotina e tipo de pele de cada indivíduo. Porém, quando se vive em sociedade e se passa por acontecimentos comuns - como a volta à vida "normal" pós-vacina -, é comum que trends surjam e se popularizem. 

Durante o ano de 2021, (re)encontramos novos hábitos. Foi mais um ano que nos ensinou que as mudanças coletivas, necessárias e impostas a todos influenciam nossas práticas diárias e têm consequências. Por exemplo, o uso constante da máscara nos protege, entretanto causa irritações na pele, aumentando a presença da acne. O estresse por não saber o que nos espera, quando a pandemia terá o seu fim, também gera o aumento do desejo por produtos de cuidado pessoal, de saúde mental e skincare ao bem-estar sexual. Vale tudo o que pode nos oferecer conforto e esperança de dias melhores.

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Foto: Cassandre Quan (Reprodução/Instagram)

Para entrar no clima de 2022, colocamos o nosso radar de tendências de skincare para funcionar e entrevistamos Bruna Ortega, especialista em tendências de beleza na WGSN - empresa líder em tendências de comportamento e consumo -, para entender quais são os tratamentos e cosméticos que ganharão nossa atenção neste ano.

E ela já adianta: enquanto outros segmentos do mercado de beleza tiveram menos relevância durante a pandemia, o setor de produtos para a pele cresceu. Novos hábitos, a exposição constante às telas e o crescimento súbito do e-commerce aceleraram essa tendência, assim como uma base consumidora mais consciente e curiosa.

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trend #1: produtos multifuncionais

O interesse em diminuir a rotina de cuidados com a pele, a tornando mais simples e eficiente, é um comportamento que tem sido observado há tempos. Bruna relata que essa será uma das tendências de skincare do próximo ano. "Os cuidados com a pele passarão a refletir a máxima do 'menos é mais', e rotinas cheias de passos darão lugar a produtos concentrados e fórmulas personalizadas, que resolvem vários problemas de uma vez só, além de ajudar o público a evitar 'compras incorretas' que resultam em desperdício e penteadeiras cheias de produtos vencidos", informa.

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trend #2: skin icing: crioterapia

O aumento do desejo por produtos mais eficientes faz com que as marcas encontrem novas maneiras de potencializar o seu portfólio. Entre as apostas da indústria estão os efeitos bioestimulantes das baixas temperaturas, com fórmulas refrescantes e tratamentos inspirados na crioterapia. "Fortalecida pela exposição constante a câmeras e telas, a preocupação com a pele seguirá em alta, aumentando a demanda por acessórios de skin icing que tonificam e desincham o rosto instantaneamente", relata Ortega, "fórmulas refrescantes e formatos que possam ser resfriados também farão parte da tendência".

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trend #3: skincare masculino

Os cuidados com a pele não interessam apenas as mulheres. Segundo Ortega, "no Vale do Silício, o desejo por uma aparência jovem deu origem a um 'boom do botox para homens'; no Reino Unido, esteticistas relataram um aumento de 70% na procura por procedimentos da parte do público masculino". As principais reclamações estão relacionadas à flacidez da pele, papada, linhas de expressão, manchas e hiperpigmentação.

Foi-se o tempo em que a masculinidade tóxica impedia os homens de se cuidarem. "Mudanças de prioridade e uma nova visão da relação entre masculinidade e beleza farão com que o público masculino finalmente adote rotinas completas de skincare. Além disso, a popularização o e-commerce permitiu que eles explorassem esse universo de forma menos intimidante", informa Bruna.

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trend #4: waterless

O clean beauty e a k-beauty estão mais fortes do que nunca e, com eles, surge uma tendência de skincare chamada waterless. Bruna relata que desidratar alguns ativos pode garantir uma eficácia maior: "remover a água e conservantes é uma forma de aumentar a potência dos produtos e reduzir seu peso, volume e embalagens, consequentemente reduzindo emissões e gerando menos resíduos".

Segundo a especialista da WGSN, "em alguns casos, a água corresponde a até 80% da composição do produto, o que reduz sua eficácia total – é preciso usar uma quantidade maior de produto para se conseguir o efeito desejado, o que gera mais resíduos. Produtos sólidos e em pó são formatos já usados pela indústria de cabelo, banho e corpo e que agora devem chegar ao skincare".

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trend #5: to-go

A quinta trend na lista de tendências de skincare é o go-to, que se refere aos produtos em miniatura. As viagens sempre foram um elemento fundamental nas estratégias de marketing das marcas de beleza e agora, com a volta da "vida normal", esses produtos retomam seu lugar de destaque, sendo indicados até mesmo para o dia a dia nas cidades.

"À medida que a vida 'volta ao normal' e as viagens internacionais são retomadas, a nova geração de produtos em miniatura volta tanto para os deslocamentos urbanos quanto para os longos trajetos de avião", explica Ortega, "o conceito de beleza em doses homeopáticas – pequenos momentos de autocuidado espalhados ao longo do dia – irá evoluir, com consumidores que adotaram essa prática durante o trabalho remoto agora em busca de produtos e acessórios que podem ser usados em qualquer lugar".

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trend #6: beleza fermentada

Recentemente, alertamos por aqui que os cosméticos fermentados dominarão os nécessaires, já que são muito eficazes e, além de proteger e preservar o microbioma da pele, são também mais sustentáveis porque possuem uma longevidade maior. A WGSN também traz a beleza fermentada como uma tendência no cuidado com a pele.

"As fórmulas fermentadas incluem ingredientes como kombuchá, soja e chá, que há muito fazem parte dos produtos para a pele J-beauty e K-beauty. A educação recente sobre a saúde intestinal e os benefícios que alimentos e bebidas fermentadas têm sobre o microbioma da pele aceleraram a aceitação dos cuidados com a pele fermentados", compartilha Bruna, que ainda acrescenta: "outros fatores importantes em sua popularidade incluem sua maior potência; a fermentação libera enzimas que quebram as moléculas que penetram melhor na pele. O processo também cria mais compostos ricos em antioxidantes, que protegem contra os raios ultravioleta e os danos da poluição".

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