Já contei diversas vezes por aqui a Odisseia que é minha relação com a minha pele, sofri com acne durante toda a minha vida e somente agora, com 22 anos, estou em paz e finalmente satisfeita com a aparência da minha cútis. Esse histórico, sempre me fez associar a maquiagem com momentos ruins da minha pele, quando minha autoestima estava baixíssima e eu tinha que recorrer à muita base e muito corretivo para esconder as feridas e cicatrizes que tanto me assombravam.
Talvez por isso, minha relação com o mundo das makes tenha se estremecido e hoje, me considero uma pessoa que realmente não gosta de maquiagem. Apesar dos pesares, é claro que eu não exclui a maquiagem da minha vida e ainda tenho uma rotina de beleza ativa.
Mas, como que uma pessoa que não gosta de maquiagem e consequentemente não sabe se maquiar, se vira na sua rotina de beleza? É isso que vim contar pra vocês hoje. Vem comigo:
PASSO 1: FILTRO SOLAR COM COR
O primeiro passo da minha rotina de beleza é preparar a pele, como eu tenho real pavor de encher meu rosto com mil camadas e coberturas de produtos, eu tive que achar um produto versátil e funcional, que ao mesmo tempo que homogeneizasse o tom da minha pele e cobrisse um poucos as imperfeições, cuidasse e protegesse minha cútis. E é aí que entra o filtro solar com cor! Desde que usei esse da Avéne pela primeira vez, nunca mais usei base no rosto todo, ele tem uma cor natural e uma ótima cobertura, além de ter um FPS alto.
PASSO 2: BASE, MAS USADA COMO CORRETIVO
Eu não me importo com algumas imperfeições e gosto que minha pele aparente estar o mais natural possível, por isso, a base entra na minha rotina mais como um corretivo. Aplico pouquíssimo produto e somente em lugares estratégicos, como nas olheiras, espinhas e manchinhas. Ok, você deve estar se perguntando, por quê que eu não uso um corretivo? Justamente pelo fato de buscar uma cobertura mais leve e natural, os corretivos normalmente tem uma cobertura mais alta do que as bases.
ps: como minha pele é híper sensível e tendenciosa à acne, esponjinhas como a beauty blender podem me dar espinhas, por absorverem produtos e resíduos, então agora eu sempre aplico a base com os dedos.
PASSO 3: BLUSH
Eu nunca fui muito de usar blush, por conta da rosácea, minhas bochechas já viviam naturalmente vermelhas, então nunca encontrei um propósito em usar blush. Mas, como sou super branquinha e não posso nem sonhar em tomar Sol no rosto, encontrei no blush um grande aliado para dar aquele aspecto queimadinha de Sol que eu acho LINDO. Eu concentro o produto nas maças e um pouco na parte superior do nariz e parece que passei o dia inteiro na praia, é tudo! <3
PASSO 4: MÁSCARA INCOLOR (PARA AS SOBRANCELHAS)
Vocês já sabem que eu sou bem chata em relação as minhas sobrancelhas, por isso, esse passo talvez seja um dos mais importantes e essenciais. Uso a máscara de cílios incolor para pentear as sobrancelhas, primeiro jogando todos os pelinhos pra cima e depois direcionando eles para a direção certa. A diferença é imediata!
PASSO 5: LIP BALM
Que atire a primeira pedra quem não fica com os lábios todos ressecadas durante as temperaturas mais frias do ano. Por aqui não é diferente, o inverno começa a chegar e minha boca já fica inteiro rachada, assada e machucada, então eu não posso abrir mão de um bom lip balm e em 22 anos de existência, nunca achei um melhor do que esse da Carmex. Além de passá-lo antes de aplicar o batom, eu vou repassando com o decorrer do dia.
PASSO 6: BATOM VERMELHO
É claro que um lábio super vermelho, não faz parte da minha rotina de beleza diária, por mais lindo e clássico que seja, um batom vermelho intenso dá um certo trabalho e não é lá muito prático para o dia-a-dia. Por isso, eu uso o batom vermelho somente pra dar uma corzinha nos lábios, por cima do lip balm. O truque é ir dosando, o quão intenso você quer que a cor seja.
PASSO 7: MÁSCARA DE CÍLIOS (O MAIS SECA POSSÍVEL)
O último passo é a máscara de cílios. Assim como todo o resto da maquiagem, eu gosto de um acabamento super natural, na pegada no make up make up, por isso, minha dica é sempre limpar o excesso de produto com um papel higiênico. Removo baaaastante a quantidade de produto e aplico o pincel quase seco nos meus cílios. O resultado são cílios levantados, curvados mas super naturais!