Eu vi neve pela primeira vez e te conto tudo sobre essa experiência

por Izabela Suzuki

Nada te prepara para aquele momento em que você se encontra parada em um lugar que sempre quis conhecer. Ou quando você se dá conta de que está realizando um sonho. Dessa vez, consegui fazer as duas coisas ao mesmo tempo: visitar a França e ver neve pela primeira vez. Pode parecer bobo, mas sempre quis fazer um boneco de neve, me jogar no chão para fazer um anjo e até mesmo experimentar a neve - vai dizer que você nunca teve essa curiosidade?

E isso só foi possível graças à Decathlon, que nos convidou para passar três dias em Chamonix Mont Blanc, na França, conhecendo mais sobre a tecnologia, inovação e tecnicidade de seus produtos. De antemão, posso dar um spoiler e afirmar que adorei descobrir mais sobre a marca e seus processos de criação, além, é claro, de poder visitar duas fábricas incríveis e conferir de pertinho os bastidores, algo super exclusivo.

Para te contar mais sobre essa experiência e aventura, abaixo eu te divido em detalhes tudo o que rolou em Chamonix, na Decathlon, os looks que usamos e até mesmo umas dicas imperdíveis do que você pode fazer por lá. Ah, de quebra, deixamos indicações dos produtos que usamos e que são indispensáveis para quem está planejando ver a neve ainda este ano. Vem comigo!

Sofi e Iza - roupas de inverno - neve - inverno - duas mulheres em pé em uma área aberta com grama e montanhas com neve - https://stealthelook.com.br
Foto: Sofi e Iza (Reprodução)


mas, afinal, quem é a Decathlon?

A Decathlon, uma empresa fundada em 1976 no norte da França, em Lille, é especialista em produtos esportivos e itens de montanha, abrangendo uma ampla gama de esportes, desde ski até trilhas mais desafiadoras. Assim como nós, a marca também sonha em proporcionar a muitos o que é exclusivo para poucos, ou seja, tornar o esporte acessível para a maioria. E para eles, a necessidade de atrair as pessoas para o universo esportivo é mais crucial do que nunca, considerando que, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), 70% da população não pratica nenhum esporte.

Para isso, a Decathlon combina o melhor do eco-design, priorizando produtos reciclados e recicláveis, trazendo o imperativo da sustentabilidade para a moda e o esporte, além de investir em inovação e cocriação com seus clientes, um dos pontos mais interessantes da marca, na minha opinião. Vivenciamos tudo isso na prática durante três dias imersivos e abaixo eu detalho cada um deles - garanto que você vai adorar, seja um fã de esporte ou não.

Sofi e Iza - roupas de inverno - neve - inverno - duas mulheres usando jaquetas de frio coloridas sorrindo para a foto e segurando um crachá de identidade azul - https://stealthelook.com.br
Foto: Sofi e Iza (Reprodução)

mountain store

No primeiro dia, nós duas tivemos um contato super forte com o eco-design da marca. Fomos conhecer a Mountain Store, pertinho de Chamonix, localizada em Passy, com uma vista incrível dos Alpes franceses. Lá, recebemos um comitê de boas-vindas representando o Brasil e os outros 14 países presentes, incluindo Japão, Holanda, Espanha, China e Bélgica.

Logo no início do dia, pudemos explorar alguns itens da Decathlon em uma ala que nos explicava detalhadamente sobre eles. Como blusas feitas 100% com poliéster reciclado, calçados com sola produzida a partir da cana-de-açúcar e até mesmo uma tenda com chuveiro incluso que é prática, sustentável e garante privacidade - essa é uma das últimas inovações da marca, que não só chamou a minha atenção como a de vários presentes, rs.

Mountain Store - Centro de Inovação e Design da Decathlon - N/A - neve - inverno - a foto mostra a faixada de uma loja em cinza, com escritos e telhado de madeira - https://stealthelook.com.br
Foto: Mountain Store - Centro Internacional de Inovação e Design da Decathlon (Reprodução)

Além disso, lá são produzidos os itens da Quechua, feitos para os amantes de esportes e montanha, os quais tivemos o prazer de ter na mala, facilitando muito a nossa "sobrevivência" em uma região super fria (pegamos até -11°C, mas quem disse que sentimos algo?), Forclaz e Wed'ze.

Nesse dia, fizemos um tour em praticamente toda a fábrica. Vimos de pertinho a produção dos snowboards, dos itens de inverno, como as jaquetas, e até mesmo ficamos por dentro do novo sistema de reparos da Decathlon, cuja ideia principal é fornecer produtos que a própria pessoa consegue consertar em casa caso aconteça algo ou com um custo significativamente baixo. Afinal, a ideia não é que você compre produtos novos toda vez que for viajar, mas sim que você invista em itens que durem uma vida toda, já que o melhor e mais sustentável item é aquele que você já tem.

Sofi e Iza - roupas de inverno - neve - inverno - duas mulheres em uma loja usando óculos de ski - https://stealthelook.com.br
Foto: Sofi e Iza (Reprodução)

Também vimos como os calçados à prova d'água são testados e outros segredinhos que não podemos revelar, mas podemos dizer que eles pensam em todos os detalhes, desde o envio de fotos dos produtos para que cada loja, de acordo com o próprio país e costumes, monte o visual merchandising, até mesmo a co-criação de mochilas, que como mencionei, foi uma das partes que mais gostei de descobrir.

"Mas como funciona?" Bem, a partir de testes feitos com pessoas que praticam esportes e um questionário realizado logo depois, a Decathlon recolhe as informações necessárias e feedback dos clientes. A partir daí, cada comentário é levado em consideração e, se necessário, os designers entendem a necessidade de alterar um zíper, um bolso, o material e até mesmo o formato, se necessário.

Esse teste é realizado com cerca de 800 pessoas e realmente traz a sensação de estar "cocriando" um item junto à marca, criando uma comunidade entre a Decathlon e seus clientes.

Iza Suzuki - calça jeans, blusa térmica preta, gorro preto, bota preta e jaqueta de nylon vermelha - neve - inverno - mulher asiática em pé em uma área aberta - https://stealthelook.com.br
Foto: Iza Suzuki (Reprodução)

testando os produtos

Para vivenciar isso de pertinho, fomos convidadas a fazer o quê? Isso mesmo! Testar os produtos da Decathlon como verdadeiras exploradoras das montanhas. Enquanto a Sofi ficou responsável por testar duas mochilas em uma caminhada de aproximadamente 20 minutos, eu também fui fazer uma trilha, mas com dois hiking poles diferentes.

Ao final da experiência, nós também acessamos a plataforma de co-criação da Decathlon e respondemos a um questionário rápido sobre os produtos, destacando o nosso favorito e aquele que mais gostamos. Geralmente, eles fazem isso com vários produtos, afinal, quem melhor do que os próprios esportistas para testar o que vão usar no dia a dia? No entanto, não costumam explicar o objetivo, justamente para não influenciar na escolha e obter apenas feedbacks imparciais. Achei isso super interessante!

Iza Suzuki - roupa de neve - neve - inverno - mulher em pé apontando para uma placa que mostra
Foto: Iza Suzuki usa Decathlon da cabeça aos pés (Reprodução)

enfim, a neve!

No segundo dia, fomos praticamente parar no topo do mundo, rs. Nos levaram para conhecer o "Aiguille du Midi", uma montanha a 3842 metros de altura do chão e praticamente no topo do Mont Blanc. Esse dia nevou muito, durante quase o dia inteiro. E eu não poderia ter ficado mais feliz! Apesar de não ter conseguido apreciar a vista que essa subida oferece, pude ver uma verdadeira "chuva de neve", que acumulou bastante no chão, me dando a chance de, literalmente, me jogar de cabeça nela.

Sofi e Iza - roupas de neve - neve - inverno - duas mulheres em pé na neve - https://stealthelook.com.br
Foto: Sofi e Iza (Reprodução)

Por sorte, estávamos muito bem protegidas (e confortáveis, devo acrescentar) da cabeça aos pés - literalmente. Usamos os looks da Decathlon, incluindo roupas térmicas, gorro, luvas, botas de trilha, calça e jaqueta de ski que aguentam incríveis -11°C sem nenhum problema, e eu sou a prova viva. Além disso, como a neve nada mais é do que água congelada, o fato de todas as peças serem impermeáveis me ajudou demais. Pude fazer um anjo na neve com a tranquilidade de quem sabia que não iria se molhar.

Iza Suzuki - roupas de neve - neve - inverno - mulher de lado em pé em uma plataforma de vidro - https://stealthelook.com.br
Foto: Iza Suzuki (Reprodução)

Além das roupas, também apostamos nos adesivos (chamados de Warmers) que esquentam por até 10 horas. Aproveitei para usá-los nas costas e nas mãos. O acessório funciona super bem e impediu que minhas costas e mãos ficassem muito geladas. Está mais do que aprovado!

Iza Suzuki - roupa de neve - neve - inverno - mulher asiática segurando um microfone em pé em uma fábrica - https://stealthelook.com.br
Foto: Iza Suzuki (Reprodução)

a fábrica da simond

Acha que acabamos? Ainda não! Nesse mesmo dia, fomos convidadas a conhecer um pouco mais da história da Simond, a marca da Decathlon especializada em esportes "radicais" como trekking, escalada e alpinismo. Nossa visita foi muito interessante e, além de descobrirmos mais sobre os fundadores, fizemos um passeio para ver algumas áreas da produção, incluindo a dos mosquetões; eu e a Sofi até ganhamos um personalizado com o nosso nome e agora temos o dever de ir em busca de uma montanha para praticar alpinismo, rs.

Contamos mais sobre a experiência no nosso reels, então se você ainda não viu, corre para o nosso perfil no Instagram para ver mais bastidores tanto da fábrica, quanto das outras aventuras que tivemos em Chamonix.

Chamonix Mont Blanc - N/A - neve - inverno - colagem de imagens - https://stealthelook.com.br
Foto: A cidade mais charmosa que eu já visitei! (Reprodução)

A cidade é uma das mais charmosas que já tive o prazer de visitar, por isso não poderia agradecer mais ao Steal The Look e à Decathlon por proporcionar essa super aventura ao meu currículo de aventureira. Deixo aqui algumas sugestões para você, cara amiga leitora que pretende visitar uma região que neva em algum dia: as roupas da marca são realmente excelentes, cheguei no Brasil com boa parte da minha família querendo roubar todos os meus casacos, a mochilinha azul e até mesmo a minha botinha de trilha, rs. Por isso, tenha algumas delas na mala, garanto que você não vai se arrepender.

Para comer, o "Josephine" serve uma sopa de cebola maravilhosa, assim como um belo crepe de caramelo salgado. O "Le Monchu" tem uma sobremesa de limão incrível e não achei o preço tão alto assim. Meu almoço com bebida, prato principal, sobremesa e bebida ficou €30,20 e fiquei bastante satisfeita ao longo do dia. E para beliscar e experimentar o croissant mais delicioso da sua vida, visite o "Chez Richard", além de ser super acessível, cerca de €2,80 para os salgados e doces, o sabor é inigualável e o cheiro que exala da loja é magnífico.

No mais, itens de farmácia e beleza eu achei um pouco caros. Não é como nas farmácias de Paris, onde você encontra produtos muito abaixo do preço. Aqui, as maquiagens e itens de skincare ficavam na faixa dos €22 a €35, e às vezes, converter não vale tanto a pena.

Iza Suzuki - jaqueta azul de nylon e boné preto - neve - inverno - mulher asiática tirando selfie na frente de uma ponte com cadeados - https://stealthelook.com.br
Foto: Iza Suzuki (Reprodução)

Agora me conte: o que mais você gostou de ficar sabendo dessa experiência? Por aqui, fica difícil escolher entre tantas coisas maravilhosas que vivi, mas não posso negar que ver a neve caindo pela primeira vez e ficar por dentro de tantos bastidores da inovação foram os pontos mais legais para a jornalista que habita em mim, rs.

Abaixo, separei mais alguns itens da Decathlon que você pode amar e já aproveitar para colocar na sua próxima mala de viagem, não só para praticar esportes, mas também para usar no dia a dia, como eu e a Sofi fizemos - e adoramos! E aí, nos vemos em qual país agora?

Você também vai gostar