Anualmente, durante os meses quentes do hemisfério Norte, o feed do Instagram é tomado por influenciadores - do Brasil e de fora - compartilhando suas viagens pelos lugares mais fotogênicos e lindos da Europa: festas em uma ilha grega paradisíaca, passeios na Riviera francesa ou quem sabe um dolce far niente al mare na costa amalfitana? As possibilidades são infinitas, assim como o anseio por também poder desfrutar das maravilhas do antigo continente. Infelizmente, a realidade não permite em grande parte do tempo e é justamente aí que percebemos o poder mágico da moda de nos teletransportar, realizando nossos desejos escapistas e trazendo um pouco do espírito desses destinos idílicos para nossas vidas através das roupas e da atitude. Uma das grandes tendências do momento fala exatamente disso. Conheça o Europecore, a estética inspirada em férias no verão europeu.
Uma rápida busca por hashtags relacionadas no TikTok resulta em milhões de vídeos, de listas do que levar na mala a moodboards elaborados. Pessoas das nacionalidades mais variadas criam conteúdos baseados nas produções frescas e despretensiosas que constituem o (imaginário) armário ideal do verão europeu. Mas e na prática, como faz para injetar o clima Mediterrâneo ao look nosso de cada dia?
Pensem na vibe alegre e leve de quando estamos aproveitando dias off em paisagens quentes, itens que você normalmente não usaria na rotina corrida, alguns detalhes extravagantes… A proposta é mais sobre o mindset e menos sobre tendências específicas, muito embora mangas bufantes, saias com babados, vestidos midi, decotes assimétricos, conjuntinhos de linho e acessórios maximalistas e femininos, como brincos statement ou aplicações de flores, ganhem atenção especial e tenham papel fundamental para se jogar na estética.
A recente collab entre Dua Lipa e Versace foi batizada de La Vacanza, o termo significa "férias"em italiano, e incorpora a essência do Europecore, só que à la Versace. O desfile rolou em Cannes e as peças foram pensadas para compor o guarda-roupa do verão dos sonhos; a coleção solar oferece opções de moda praia para usar nos passeios de barco, a cartela de cores vai do indefectível preto à doce como sabores de gelato, e tratando-se da dupla Dua e Donatella, lógico que o sexy permeia todas as escolhas.
Sofia Richie virou musa do quiet luxury depois que seu casamento - também na Cote D'azur, na França - viralizou. Suas produções para lua-de-mel agradaram muito e fugiram do minimalismo puro, incluindo elementos como brilhos, peças artesanais e acessórios chamativos como bandanas e óculos irreverentes.
O glamour retrô que remete aos clássicos do cinema europeu com silhuetas de cintura marcada e truques de styling old school como lenços na cabeça são apostas.
Um vestidinho branco é seu melhor amigo, especialmente em tecidos naturais como algodão.
No quesito estampas, não esqueça do quarteto flores, vichy, listras e poá, todos têm presença garantida no tema.
Peças tipo cartões postais com ilustrações dos destinos em tonalidades vibrantes são onipresentes.
Assim como vestidos rendados inspirados no clima boudoir, mega românticos.
Se a febre Y2K faz sua cabeça, composições com rosa clarinho, flores aplicadas e silhueta bodycon vão agradar em cheio, bem tipo Barbie viaja para Europa.
As bolsas de palha, ráfia ou similares são obrigatórias e trazem um ar meio 70's Jane Birkin que é cheio de charme.
Coloridas e remetendo ao estilo vintage também têm vez.
As saias maxi e as composições monocromáticas neutras são alternativas versáteis.
O conceito de manifestação vem conquistando mais e mais adeptos e curiosos nas mídias sociais e há quem acredite que aderir ao Europecore é forma certeira de atrair uma futura viagem a um destino do verão europeu. Na dúvida, não custa tentar… vamos fugir?