Exagerou no sol? Essa deve ser sua nova rotina de cuidados para aliviar a pele vermelha

por Inaê Ribeiro

Chegamos no fim do verão e com ele, algumas pessoas estão sentindo as reações por terem exagerado no sol durante a estação. Mesmo que a gente já saiba da importância do protetor solar,  às vezes esquecemos de reaplicar o produto durante o dia ou até mesmo perdemos uma área e é aí que inicia a busca por aliviar a pele vermelha e com ardência. 

A alta incidência solar e as várias horas expostas também são fatores que contribuem para a queimadura na pele e, apesar de ouvirmos as dicas de várias receitas caseiras, apenas elas não bastam, são necessários alguns cuidados dermatológicos para aliviar a pele vermelha. Hoje nosso objetivo é justamente esse, te ajudar a recuperar sua cútis após ter exagerado no sol. Então vem com a gente sentir os refrescos.

Yuyan - queimadura-solar-praia-fotos-na-praia - aliviar a pele vermelha - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Yuyan (Reprodução/Instagram)

refresque a pele

O primeiro passo para aliviar a pele vermelha é encontrar maneiras de refrescá-la, utilizando compressas frias, por exemplo. O segredo é não secar a pele totalmente para, logo em seguida, aplicar o hidratante, afinal você precisa recuperar toda a água que perdeu durante a queimadura. Um dos melhores ingredientes nesses casos é o aloe vera - a famosa babosa - que você pode aplicar diretamente na pele ou através de produtos de fórmulas delicadas. Para deixar o tratamento ainda mais poderoso e refrescante, mantenha o gel de babosa na geladeira para que ele esfrie e fique mais calmante ao aplicar.

Soleil Isabella Crow - bronzeado-perfeito-como-se-bronzear-bronzeamento - aliviar a pele vermelha - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Soleil Isabella Crow (Reprodução/Instagram)

escolha os produtos certos

Ainda que você capriche na aplicação do aloe vera é importante também utilizar os hidratantes corporais certos, introduzindo ingredientes e nutrientes poderosos para a pele. Busque por produtos que tenham ingredientes altamente hidratantes como pantenol, óleos de uva ou macadâmia, vitamina E, ceramida, aveia e mel.

Assim como procuramos pelos ingredientes corretos, devemos também evitar alguns como o álcool, que secará e irritará ainda mais sua pele, os retinóides e qualquer tipo de ácido. Em resumo, você deve preferir os ativos altamente hidratantes.

Angelica Blick - bronzeado-perfeito-como-se-bronzear-bronzeamento - aliviar a pele vermelha - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Angelica Blick (Reprodução/Instagram)

aposte na compressa de leite

No início do texto nós alertamos sobre algumas receitas caseiras que irão te ajudar a aliviar a pele vermelha, e essa é uma delas. A dica é molhar um pano com leite e colocá-lo na sua queimadura, a técnica não só irá aliviar a ardência como também ajudar a curar. Isso acontece porque o leite é rico em vitaminas A e D, que ajudam a recuperar as células danificadas. Faça esse processo enquanto está no chuveiro, assim você evita a bagunça e pode enxaguar logo em seguida.

ou no banho de aveia

Se você busca por outra receita caseira, que irá hidratar e te deixar mais relaxada, encha uma banheira com água morna - nada de água quente, ein? ela só irá agravar sua queimadura de sol - e despeje algumas xícaras de aveia. O cereal combate a inflamação, resfriando sua pele rapidamente. Ah! Caso queira, vale combinar com o truque anterior e adicionar um pouco de leite ao banho também.

LEIA MAIS:

Os benefícios da babosa e como usá-la

Beleza sustentável: conheça 2 marcas eco friendly para sua rotina de beleza

Guia dos ativos de skincare: ácido hialurônico, glicólico ou salicílico?

Aurée Fabienne - bronzeado-perfeito-como-se-bronzear-bronzeamento - aliviar a pele vermelha - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Aurée Fabienne (Reprodução/Instagram)

beba muita água

Quando estamos com queimadura solar sentimos ainda mais sede e isso ocorre porque a pele está expulsando o que temos disponível em nosso corpo, por isso, beba uma quantidade extra de água. O ato não só ajudará a aliviar a pele vermelha, como também te trará mais ânimo, evitando a desidratação.

tenha uma água termal

Ainda nas dicas para refrescar a pele, vale apostar na água termal. Além de oferecer uma sensação geladinha, o produto possui ação calmante, anti-irritante e suavizante, exatamente o que sua pele precisa nesse momento.

Chloe Lecareux - sol-bronzeador-bronzear-fotos-praia - aliviar a pele vermelha - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Chloe Lecareux (Reprodução/Instagram)

seja paciente

A verdade é que nossa pele precisa passar pelo seu processo de cura, então devemos hidratar e cuidar dela, mas sendo pacientes e cuidadosas. Quando ela começar a descascar, controle a vontade tentadora de remover a pele, pois isso pode causar cicatrizes. Se a queimadura vier acompanhada de bolhas, é hora de consultar um dermatologista, para que ele ajude a garantir uma cicatrização segura.

Você também vai gostar