Fashion at Work: Steal The Look

por The Look Stealers

Sempre quis saber como o Steal The Look funciona? Então este post é para você. Decidimos “abrir as portas” do #TheCoolestOfficeInTown para você conhecer quem está por trás e o que faz cada um dos look stealers.

Caso você ainda não saiba, o STL é um portal de conteúdo de moda, onde reunimos as maiores tendências, novidades do mundo da moda e dicas diversas. E o melhor: todo o conteúdo é comprável. Ou seja, gostou do look? Dá para comprá-lo na mesma hora!

Então agora, além de descobrir quais são as funções de cada um, também vamos responder algumas perguntas feitas pelas leitoras através do nosso Snapchat (stealthelook).

Manuela Bordasch Steal The Look

Co-Fundadora do STL, a Manu, em conjunto com o Arthur (que você vai conhecer mais pra frente) encabeça a área comercial do STL. ou seja, Eles são os responsáveis pelas marcas que você vê no site (aproveitando o gancho: #AnuncieAqui haha). Além disso, a Manu é responsável por todas as ações de marketing, projetos especiais (leia-se ações que vocês amam, como o #StealTheLookSummerOffice) relacionamento com clientes, assessoria de imprensa e relações públicas. Ah, ela também é uma das responsáveis por te fazer dar boas risadas no instagram - sim, é ela quem posta as melhores quotes no @stealthelook. Junto com a Catha e o Arthur, ela cuida do desenvolvimento de novas funcionalidades para o site com o time de T.I (que por sinal, o time de T.I você não vai conhecer, pois como T.I está em extinção, não queremos que os nossos sejam roubados. É sério!).

 

1. O Que Mais Gosta Na Rotina De Trabalho:  não ter rotina. Não no sentido de horário, pois, diferente do que muita gente pensa,  quando se tem a própria empresa se trabalha muito mais (é impossível se desligar, seja em casa ou até mesmo nos finais de semana). Mas não ter rotina por cada dia ser diferente um do outro. Estamos sempre conhecendo pessoas e lugares novos, nos envolvendo em projetos desafiadores, resumindo: saindo da zona de conforto (ok, as vezes dá um pânico e pareço uma barata tonta não sabendo o que fazer primeiro, mas aí é só respirar fundo e tomar uma coca cola que passa haha). Mas, sem dúvida, o que mais me anima é saber que para o negócio crescer, só depende de nós.

2. Dica Para Quem Sonha Em Trabalhar Com Moda: não espere pela vaga perfeita. Muitas vezes começar, mesmo que em qualquer função, vai te dar a possibilidade de mostrar o seu trabalho para que você possa migrar para sua área de interesse (sim, vale ser assistente do assistente do assistente e servir cafezinho. Afinal, se você acha que moda é só glamour pode parar por aqui!). Obviamente você não vai se candidatar para uma vaga de Design se não sabe nem o que é um photoshop ou de redatora se não escreve bem, dessa forma a única coisa que você vai fazer é TORRAR seu filme (Alô bom senso). Não esperar pela vaga perfeita também quer dizer: não espere pelo ANÚNCIO de uma vaga. Corra atrás do que você quer, entre em contato com o lugar onde você gostaria de trabalhar perguntando sobre possíveis processos seletivos (muitas vezes eles são divulgados e nem ficamos sabendo). Aqui no STL, por exemplo, já entrevistamos muitas meninas que enviaram currículos mesmo sem ter uma vaga aberta. Para dar um exemplo: a Maria (que você também vai conhecer nesse post) enviou currículo quando nem tínhamos uma vaga anunciada, com interesse em uma área que ainda nem existe no STL. Gostamos tanto do e-mail/currículo dela que abrimos uma vaga pra ela. É tão difícil encontrar gente boa que quando uma empresa vê potencial muitas vezes acaba abrindo espaço para não correr o risco de perder aquele profissional.

E pra você que trabalha com moda: vista a camiseta, genuinamente! Faça tudo como se fosse um dos donos da empresa que você trabalha (e isso vai muito além do seu job descrpition e bater ponto). Se envolver em outras áreas e sugerir melhorias em todos os sentidos são bem vindas em qualquer empresa. Quem sabe você não seja tão notado que acabe um dia virando realmente sócio? 

E para ambos os casos: lembre-se que suas mídias sociais hoje em dia são uma vitrine de quem você é. Sua imagem representa a empresa que você trabalha, ou seja, tenha bom senso em seus posts e comentários. Eles podem jogar contra ou a favor da sua carreira. Outro exemplo muito bom foi a contratação da Malu (nossa Designer): antes mesmo de chamá-la para entrevista, nos apaixonamos pelo Instagram dela. A estética das fotos podem dizer muito mais sobre uma pessoa do que você pensa (principalmente quando se procura alguém que vá trabalhar diretamente com... estética).

Para não começar a me repetir e dar dicas clichês, sugiro que vocês vejam também as dicas do pessoal da Alice Ferraz comunicação, da Index e da Revista Glamour, todas em posts que fizemos nesse mesmo estilo.

Catharina Dieterich Steal The Look

Co fundadora do STL, a Catha é quem comanda o time de conteúdo, o calendário de pautas, e também quem aprova todas as ideias sugeridas. Aliás, todos os posts do site passam por ela antes de irem ao ar (a Catha é como se fosse os países do Conselho de segurança da ONU que tem poder veto, sabe? Se ela não aprovar a ideia, não adianta nem recorrer ao Papa Francisco). Além disso, a Catha coordena, junto com a Manu, as mídias sociais do Steal The Look e participa das principais reuniões comerciais (afinal, como as áreas são interligadas, é preciso estar 100% alinhado no momento de aceitar marcas novas, já para pensar no melhor conteúdo possível pra cada cliente).
Fora o conteúdo do site, junto com a Manu e o Arthur, ela participa regularmente de reuniões e brainstorms, para os projetos especiais de marketing e tecnologia, que acontecem constantemente no STL. Ou seja, o que você vê diariamente é, sem dúvida, a menor parte do trabalho dela.

1. O que Mais Gosta na Rotina de Trabalho: Não tenho bem uma rotina, mas dentre as minhas funções, o que eu mais gosto é de trabalhar com a criatividade. Também adoro o privilégio de poder viajar, conhecer pessoas interessantes e poder trocar ideias das mais diversas com elas. 

2. Dica Para Quem Sonha em Trabalhar com ModaPra trabalhar com moda, especialmente em uma startup, tem que dar duro. O glamour e diversão que você vê nas mídias sociais, principalmente no Snapchat, representam, talvez, 10% do nosso tempo ou menos. O resto é trabalho árduo, de muita pesquisa, muita atenção e dedicação. Uma dica que eu daria pra alguém que tivesse interesse em trabalhar com moda, especialmente aqui no STL, é: seja pro ativo, criativo, e entenda que o horário de trabalho vai além da jornada de trabalho. Você deve estar sempre ligado, enxergar moda em tudo o que faz, buscar constantemente por inspirações! Eu durmo e acordo pensando em chamadas pro FB, ou ações diferentes que podemos fazer, por exemplo!

Pra finalizar: não tenha preconceitos, não diga não de cara, e acredite que tudo é possível. Lembre-se que o seu inimigo hoje pode ser seu aliado amanhã, então nada de implicâncias e panelinhas. Seja neutro, sempre. 

Arthur Chini Steal The Look

O Arthur, que também é sócio do STL, é responsável pela área financeira e administrativa da empresa (sim, diferente do que alguns avós acham, que estão todos em casa de pijama fazendo posts, o STL é uma empresa como qualquer outra, exceto que aqui é possível trabalhar de shorts jeans e crop top). Ele também divide com a Manu o departamento comercial e é responsável pela versão masculina do site, o Steal His Look. Como todos nós somos praticamente um Bombril, ele também escreve sobre pautas especiais, como reviews de fashion weeks e hot News que você vê em primeira mão no STL. E, claro, ele também participa dos nossos longos almoços/reuniões, quase que diários de planejamento e para resolver pepinos que vocês nem imaginam que surgem todos os dias. Afinal, em uma empresa pequena, são os sócios que decidem desde quem vai comprar o detergente e papel higiênico, até como lidar com tentativa de invasão de hackers para derrubar o site (sim, acontece).  

1. O que Mais Gosta na Rotina de Trabalho: Como eu tenho diversas funções diferentes, eu gosto que consigo flexibilizar bastante a minha rotina. Eu me envolvo com a parte financeira e administrativa do STL, mas também participo das discussões de conteúdo e pesquiso bastante sobre moda, conciliando duas coisas que eu amo. Também gosto muito de participar de reuniões comerciais e debater novos projetos para o STL, algo que também acontece com frequência. No geral, para mim que já tive experiência em ambiente corporativo, que é super careta, eu gosto muito do ambiente mais casual que criamos no STL. 

2. Dica Para Quem Sonha em Trabalhar com Moda: Comece a se envolver desde cedo, principalmente se você quiser uma carreira em fashion publishing. Faça estágios, mesmo que não-remunerados, e procure conhecer a indústria de vestuário como um todo. É muito fácil confundir gostar de se vestir com gostar de trabalhar com moda, mas são duas coisas completamente diferentes. É verdade que se vestir bem faz parte de trabalhar com moda, mas não é tudo. Você precisa de muito conhecimento de mercado, por exemplo, se você quiser trabalhar na parte administrativa, e MUITA criatividade e uma vida inteira buscando referências se você quiser trabalhar na parte de criação. 

Sofia Stipkovic Steal The Look

A próxima look stealer do post é a Sofi, braço direito da Catha. A Sofi também é responsável pelo conteúdo e pesquisa das melhores pautas (já que a chefa é bem exigente! Haha). Além disso, ela também é uma das culpadas pelas chamadas que te deixam morrendo de curiosidade no Facebook. As estagiárias de conteúdo respondem à Sofi, que é responsável por pré-aprovar os posts, sempre sugerindo melhorias e enviando correções.

1. O que Mais Gosta na Rotina de Trabalho: O que eu gosto é de não ter rotina. Ainda que todos os dias eu tenha certas tarefas a serem cumpridas, os assuntos nunca são os mesmos. Ou seja, sempre tenho oportunidade de pesquisar e falar sobre algo novo!

2. Dica Para Quem Sonha em Trabalhar com Moda: Trabalhar, trabalhar e trabalhar, ainda mais se você optar por uma start-up. Saiba que não tem trabalho que o chefe e o estagiário não tenham que fazer às vezes, e manter a paciência e a humildade nessas horas é fundamental. Aliás, é sempre bom encarar como nova experiência!

Luisa Fleury Steal The Look

Luisa é o braço direito da Manu, acompanhando de perto o atendimento aos clientes do STL. Além disso, a Lu é responsável pelo nosso Pinterest (se ainda não segue, tá esperando o quê?) e por alimentar o time de conteúdo com as principais métricas, informações e insights semanais coletadas tanto em nosso analytics (a.k.a o olho que tudo vê), quanto das principais notícias da semana e quais as novidades de cada marca, para que as meninas estejam sempre atualizadas.

1. O que Mais Gosta na Rotina de Trabalho: Eu amo o Google Analytics! Como eu converso muito com as marcas anunciantes no meu dia-a-dia, lá é o lugar que monitoro a performance de cada uma. Além disso, eu sempre aproveito pra buscar insights para o conteúdo do STL e pras mídias sociais. Logo depois dessa análise toda, envio um e-mail giga pras meninas de conteúdo com todas as informações coletadas!

2. Dica Para Quem Sonha em Trabalhar com Moda: Quem quer trabalhar com moda, tem que estar decidido, e ter na cabeça que moda é muito mais do que aparece nas revistas. Tudo que você vê sobre moda teve uma enorme produção por trás! Tem que ler muitos livros, notícias, jornais, revistas e não só sobre moda, mas todos os assuntos. Vá à exposições de arte. Essa bagagem vai te deixar mais preparada pros "xabus", que vai ter que se virar nos 30. Não é uma profissão pra quem quer aparecer, definitivamente. Mas é muito divertido, juro!

Malu dos Reis Steal The Look

Nossa designer Malu é responsável pelo... design. Ou seja: todas as imagens, banners e pop ups lindos que você vê pelo STL foi ela quem fez. Ela também dá suporte ao time de conteúdo produzindo posts cheios de montagens especiais, como esse. Como todo mundo por aqui é double agent, a Malu também é a responsável pelo nosso Twitter @FollowTheLook.

1. O que Mais Gosta na sua Rotina de Trabalho: Gosto da vibe que todo mundo tem logo cedo, de chegar trazendo notícias (não só de moda, mas de assuntos gerais) para debater e conversar sobre, o brainstorm é o tempo todo de como criar algo, como agregar uma notícia ou acontecimento em um post, de como pesquisar algo e é tudo imediato assim. Gosto de criar coisas diferentes pra agregar algo em um post também. Acho que muda a cara dele. 

2. Dica Para Quem Sonha em Trabalhar com Moda: Pesquise bastante. Quando eu fazia faculdade, meus professores sempre falavam que nós nunca podíamos parar de estudar! Porque a Moda é bastante efêmera, e muda muito. Então sempre temos que estar acompanhando e nos adaptando a ela. Muitas meninas me perguntam como eu entrei na área, e foi literalmente pesquisando empresas, pesquisando áreas de atuação ( a moda é muito ampla, você pode trabalhar em muitas áreas, esse é o lado bom!) É clichê e chato dizer, mas é basicamente pesquisar muito e ir atrás. Ter cara de pau de enviar email para algum lugar (já mandei muitos, acredite), o não você já tem. Ter vontade de aprender e estar preparada pra LITERALMENTE qualquer coisa. 

Maria Luisa Alves Steal The Look

Maria é nossa fashion intern, o que significa que ela faz parte do time de conteúdo, ajudando a produzir posts e sugerir novas pautas! Ela também faz a ponte entre o STL e a agência que realiza nossas campanhas de marketing no Google, então se você ver um banner do STL pipocando em outros sites por aí, saiba que isso passou por ela antes de ir ao ar.

1. O que Mais Gosta na Rotina: O que eu mais gosto da rotina de trabalhar no STL é o simples fato de chegar aqui, sentar e fazer algo que eu sinto prazer em fazer. É claro que é um trabalho como qualquer outro — por trás dos Snaps e das fotos no Instagram tem muito (muito!) esforço. Mas é um tipo de tarefa super gostosa de fazer, com um dia-a-dia divertido que, pra mim, faz toda a diferença.

2. Dica para Quem Sonha em Trabalhar com Moda: Sabe aquela história de "você nunca vai saber se não tentar"? Então. Eu acho que quem tem o sonho de trabalhar na área de moda (como eu tinha, assim como em várias outras áreas) tem que experimentar. Ainda mais quando se é mais nova, porque você tem todo o tempo do mundo pra testar coisas e ver o que realmente ama. Procure lugares, se jogue, porque o máximo que vai acontecer é descobrir que não é isso que você quer (seja pelo ambiente ou pelo trabalho em si). E, nesse caso, é partir pra outra e ser feliz se descobrindo. E se for a moda que você ama, vá com tudo e não desista por bobeira!

Marieta Dieterich Steal The Look

Outra look stealer responsável por muitos dos posts que você vê por aí é a Marieta, que também tem a missão de sempre trazer ideias novas. Afinal, pauta boa nunca é demais.

1. O que Mais Gosta na Rotina de Trabalho: Gosto muito de estar sempre ligada no que está acontecendo relacionado à moda. Gosto de sempre estar me auto cobrando ideias novas e legais para o site estar cada vez melhor e agradar a todos. Acho muito saudável e super diferente a forma como todos nós que trabalhamos no steal the look temos de nos comunicar com as nossas leitoras, sem muita formalidade, sempre sendo bastante sinceras e buscando ajudar todas a se vestir bem em qualquer ocasião.

2. Dica para Quem Sonha em Trabalhar com Moda: Ler muitas revistas, pesquisar sempre. O trabalho com moda muitas vezes é visto como um trabalho fácil e divertido, divertido ele realmente é para quem gosta e respira moda, porém é bastante trabalhoso também. De fácil, não tem nada. A moda muda o tempo todo e para a gente poder falar no assunto, temos sempre que estar super ligadas em exatamente tudo o que está acontecendo, em quem são as pessoas mais influentes, o nome de todas (ou quase todas) as celebridades, o porque de uma peça de roupa ser cool e a criatividade tem que estar no modo ativado sempre. Ah, também não basta gostar de se vestir bem, gostar da palavra "moda", tem que respirar moda todos os dias. Entender o porque de alguma peça de roupa virar "febre". 

Roberta Pfeifer Steal The Look

Roberta é a mais nova look stealer, que também trabalha na geração de conteúdo. Ela é a primeira summer intern do STL, que promete sempre trazer novos talentos nessa época do ano para renovar o time.

1. O que Mais Gosta na Rotina: Mesmo tendo integrado o time do "coolest office", a.k.a. Steal The Look, a pouco tempo, posso dizer que foi amor instantâneo! Por trabalhar em Porto Alegre o contato com as meninas fica por conta das redes sociais, mas garanto que a energia transmitida através de cada email é tão contagiante quanto trabalhar no mesmo ambiente! O que mais gosto na minha rotina de trabalho são as trocas de idéias que rolam quando os posts são montados! É incrível trabalhar num meio onde todas opiniões são bem aceitas e aproveitadas, se não num momento em outro. Gosto muito também das reuniões, pois são sempre muito inspiradoras!

2. D
ica para Quem Sonha em Trabalhar com Moda:
Engana-se quem ainda acha que só quem é formado em moda que pode trabalhar no ramo, assim como engana-se quem ainda acha que moda limita-se a moldes e costuras. Como todos sabem é um meio incrível assim como qualquer outro, quando se ama o que se faz. Mas acredito que a dica mais importante seja: Ler, e muito! Manter-se sempre bem informado e atualizado em tudo que acontece ao redor do mundo, pois a moda influencia e é influenciada por fatores externos. E claro, como em qualquer outro trabalho, dedicar-se e trabalhar duro, pois o sucesso é fruto da dedicação!

Abaixo, confira as top 3 perguntas que mais recebemos através do Snapchat. E continuem enviando suas dúvidas, que sempre que possível, respondemos todas:

Look Stealers Fashion at Work

Não temos uma única regra. Algumas foram selecionadas através de processos seletivos, outras por indicações. Estamos sempre em busca de novos talentos e pessoas que querem vestir a camisa do STL, independentemente da maneira que elas chegam até nós.

Steal The Look Fashion At Work

Eu fiquei muito animada, claro! Na época, eu estava em outro lugar e o convite veio da Catharina, que também era minha chefe lá, e eu não pude dizer não. Embora tenha começado trabalhando em casa, sempre soube que o ambiente era muito positivo e divertido, e que seria um ótimo lugar para trabalhar.

Steal The Look Fashion At Work

Foi desafiador, sem dúvidas. Tivemos que abrir mão de muita coisa, para ir atrás de um sonho. Mas sabíamos que para o negócio chegar aonde visávamos, precisávamos estar em São Paulo.

Agora que você leu e entendeu como o Steal The Look funciona, é importante lembrarmos de uma coisa: o STL é uma startup de moda, ou seja, como qualquer outra startup, tem uma equipe enxuta onde absolutamente todos podem se envolver no trabalho de todos (e é justamente isso que esperamos de quem trabalha aqui). Achamos que essa troca é que faz do STL tão especial. 

Deixe um Comentário
Você também vai gostar