Fashion at Work: Revista Glamour

por Manuela Bordasch

Lembra quando a gente te contou como é trabalhar no STL com dicas e um pouquinho da história de cada look stealer? Pois, bem. A pedidos, fomos além do nosso escritório para conhecer a redação da revista Glamour – uma das nossas favs, com certeza! – e perguntamos para repórteres, editoras, diretores e até stylists o seguinte: “Que dicas vocês dariam para quem sonha em trabalhar em uma revista de moda?”

O resultado é mais uma aula cheia de dicas para quem quer entrar no mercado da moda, principalmente ingressar numa redação frenética e super fun como é a da Glamour. Preparada para aprender sobre o mundo da moda de quem vive ele todos os dias?

monica-salgado

@monicagsalgado, diretora de redação.

Dica:

"Mantenha o brilho nos olhos e – algo que sempre digo – nunca perca a capacidade de se deslumbrar diante das coisas. O mundo da moda é um deslumbre só (desfiles, roupas belas, lançamentos em primeira mão), e no momento em que você se acha muito cool pra admirar/curtir isso tudo... você já era!"

neds-goncalves

@nedsgon, diretor de arte.

Dica:

 "Além de estudar a história da moda, vá ao cinema, a uma exposição, a um novo restaurante. Veja o que está acontecendo, capte os diversos estilos e o que mais representa cada coisa. Tudo isso vai te ajudar a entender as tendências. Fundamental para seu trabalho."

pauli-merlo

@paulimerlo, editora sênior.

Dica 1:

"Pé no chão. Sei qua muitas meninas se empolgam e querem entrar no mercado porque acham o máximo ver desfiles, acham que são boas em fazer compras, e sabem o que é tendência. Ou seja, pensam que é só glamour. Até é, mas apenas 1% dos momentos. Redação é suor e trabalho pesado."

Dica 2:

"Entenda que escrever não é a única coisa que você vai fazer. Pelo menos não na Glamour. E sinceramente, que ótimo! Por mais que o título seja de editora ou repórter e que sua obrigação seja redigir matérinhas, você também vai ter de incorporar a RP (nos eventos da revista), a produtora executiva, a marketeira, a guru da mídia social... Enfim, ser pau pra toda obra, ser mil em um, faz parte do novo papel da redação."

rita-lazzarotti

@ritalazzarotti, editora de moda sênior.

Dica:

"Antes de tudo, pense bem se você gosta mais de consumir moda do que trabalhar com moda realmente. É muito comum encontrar meninas no início do trabalho que pensam que esse universo é só glamour e badalação, quando na verdade é quase oposto disso: ser uma assistente de produção de moda requer muita disciplina e muito ânimo porque o trabalho é intenso, e a responsabilidade é enorme! Além disso, você tem que dedicar mais tempo do seu dia-a-dia do que imagina, principalmente se for trabalhar em revista. Pesquisar sempre é tarefa mínima para trabalhar com moda: tem que estar ligado em tudo, desde ao que já aconteceu no passado e tudo que está acontecendo a sua volta agora. Trabalhar com moda é estar atento 24hs por dia a tudo que acontece ao seu redor e no mundo."

bruna-fioreti

@brufioreti, redatora-chefe.

Dica:

"Leia, consuma, pesquise moda. Muito. E faça isso todos os dias, insira esse hábito no seu dia a dia. Dito isso, ajuste sua postura: não é porque você quer trabalhar com moda que já pode sair se considerando fashionista e muito menos blasé. Pra trabalhar numa revista de moda como a Glamour, você precisa ter o popular ‘sangue no olho’, mostrar que tem vontade, que vai colocar a mão na massa e não vai ficar de mimimi porque está com tarefa demais pra fazer ou porque não vai assinar a matéria principal. Humildade combina com inteligência – só os ignorantes acham que sabem demais. Lembre-se disso e... manda seu cv pra gente. Suerte!"

marina-cardoso

@marinacard, editora de arte.

Dica:

"Pé no chão. Olhando por fora, tudo parece ser muito glamouroso, mas na verdade tem que ralar (e muito!). Pesquise, busque referências, leia sobre tudo. Sempre. É muito importante se atualizar e se informar sobre as tendências de moda e comportamento e também se inspirar nas revistas e sites que falam sobre o assunto. Uma revista de moda deve ser linda... E pra saber editar a foto mais bonita, a tipografia que combina com a matéria e todos os mínimos detalhes que fazem a diferença na beleza da revista, tem que estudar sempre e dividir as referências com os colegas de trabalho. É daí que saem as melhores ideias."

alline-dauroiz

@adauroiz, editora de cultura & lifestyle.

Dica:

"Como em qualquer veículo de comunicação, uma revista de moda precisa de gente bem informada. E não apenas sobre moda, mas também sobre o que acontece no mundo. É preciso saber o que é atual na TV, no cinema, na música, na literatura, nos movimentos políticos. Afinal, tudo isso influencia as tendências do mundo fashion e nos dá base pra ter insights criativos. Então: leia jornal (parece old fashion, mas é o diferencial, viu?), revistas, livros, sites de notícia, blogs de gente bacana... Pode apostar: você sempre terá assunto pra comentar nos eventos, pra puxar conversa com alguém do meio e, claro, se tornará uma pessoa MUITO mais interessante."

paola-deodoro

@paoladeodoro, editora online.

Dica:

"Quer uma visão 360 graus do universo feminino? A internet é o seu lugar! A Glamour Brasil é uma revista que já nasceu em um ambiente digital, e estar conectada a todas as iniciativas online é parte do trabalho de todo mundo que trabalha por aqui. O site é a maneira como a revista impressa aparece atualizada pros leitores todos os dias, mas existe um ambiente muito maior por trás (ou pela frente, ou pelos lados!) dele: redes sociais (que a gente <3), vídeos, plataformas móveis - com smartphones e tablets - e todos os tipos de gadgets que podem aproximar o mundo da Glamour com o seu público, 24 horas por dia. Mas pra fazer isso acontecer, a curiosidade, a inquietação, o olhar pro que é novo são primordiais. E um telefone com bateria infinita (sonhoooo) pra acompanhar tudo isso também!"

vanessa-rossi

@rossiva, fashion stylist.

Dica 1:

"Autoconfiança. Acredite no seu conhecimento e no seu trabalho. Importante: mostre do que você é capaz, se não nunca vão apostar em você!"

Dica 2:

"Determinação. Construir uma carreira não é rápido, ainda mais no mundo da moda, precisa ter paciência e foco em onde você quer chegar."

Dica 3:

"Tenha Pique. Prepare-se pra ficar de pé o dia inteiro! Isso quando não tiver que carregar sacolas, passar roupa e correr pela cidade inteira atrás de um look."

mari-podete

@maripodete, fashion stylist.

Dica:

"Trabalhar com revista de moda, vai muito além do Glamour do resultado final. É preciso ter muita disposição de encarar o trabalho intenso, pois o processo vai desde a produção das peças, que requer muita responsabilidade até o compromisso e em respeitar prazos de fechamento da revista. Um ponto chave é entender que a revista é um veículo de comunicação, então é importante ir além do seu gosto pessoal (óbvio que é essencial ter bom gosto e bom senso), mas pensar de um modo geral nas leitoras e na mensagem que você vai passar para elas! Por isso, é fundamental estar muito bem informada em tudo o que está acontecendo, isso inclui várias fontes de pesquisas online e offline: desde os desfiles das semanas de moda, sites de tendências, blogs, streetstyle até livros de história da moda."

beatrice-stopa

@beatricets, repórter.

Dica:

"Parece clichê, mas: corra atrás e estude o veículo. Nenhum trabalho em uma revista de moda vai cair de mão beijada pra você. Então, estude o veículo que mais deseja trabalhar e vá atrás. Entenda totalmente o universo deles, linguagem, seções, público, conteúdo online, etc. pra depois pedir uma oportunidade.  O ideal é tentar um freela e aproveitar essa chance pra mostrar seu trabalho, o quanto conhece do veículo e assim, terá facilidade em trabalhar as pautas e lidar com a equipe. E não desista! Se você for boa, preparada e, principalmente, dedicada, eles vão super lembrar de você e te chamar pra outras oportunidades! Só cuidado pra não ficar muito no pé e soar meio puxa-saco, tá? A sua vontade absurda em trabalhar com eles não pode virar "malice" (risos)."

daniele-caldeira

@dannicaldeira, repórter online.

Dica:

"Pra mim, o mais importante é ter os pés no chão. Trabalhar numa revista de moda é tão sério quanto em qualquer outro lugar. Além disso, pesquisar muuuuito é essencial. Leia revistas, sites e esteja sempre atualizada! Ah, e claro, tenha paixão pelo que você faz porque aí fica ainda melhor!"

guta-raeder

@guta_raeder, repórter.

Dica:

"É preciso principalmente ter tesão em fazer pesquisa. Ler muito! Não apenas sobre o que tá rolando nas semanas de moda, mas também se interessar por outros universos como o da música, por exemplo. Se libertar de qualquer tipo de preconceito e se alimentar de informação e de referências. Ser curiosa! O habito da pesquisa apura o olhar e refina o feeling."

 

natalia-mestre

@nataliamestre, repórter.

Dica:

"Acho que a primeira coisa é realmente amar de verdade o que você faz – sabendo que nem tudo serão flores! - se não o trabalho fica muito pesado, quase insuportável! E jamais tente ser quem você não é! Assuma o seu estilo, a sua personalidade, não seja escrava da moda. Dito isso, arregace as mangas, estude muito, leia, busque as suas referências, seja ousada e criativa e trabalhe duro, muitas vezes nos finais de semana ou até tarde. Ah! Tenha humildade pra admitir que a vida é um constante aprendizado, ser arrogante não vai te levar a lugar nenhum! Muito pelo contrário, seja simpática, agradável, porque o trabalho em revista envolve saber lidar muito bem com as pessoas. Afinal, somos profissionais de comunicação, certo?"

Assine Revista Glamour

Curtiu as dicas – e não se esqueça de ver as nossas aqui também! – da redação da Glamour? Então assine a revista para ver o resultado do trabalho desse pessoal todo mês.

Deixe um Comentário
Você também vai gostar
Houve algum erro ao processar sua requisição