Em todos os convites do Met Gala 2022 enviados, existe uma pequena escritura sobre o código de vestimenta do evento, já que, todos os anos, um novo tema é explorado. Enquanto em 2021 a ideia foi “In America: A Lexicon of Fashion” — onde a independência norte-americana foi homenageada —, em 2022 a intenção é que seja uma continuação do tema, entretanto, incorporando a grandeza dos “anos dourados” de Nova York.
Sob o título de “In America: An Anthology of Fashion”, o Met Gala 2022 pede aos seus convidados que abracem a opulência do período em que a cidade passava por um momento de prosperidade, mudança cultural e industrialização. A época, que se estendeu de 1870 até 1890, foi marcada pelos primeiros arranha-céus erguidos — incluindo o primeiro prédio da famosa Times Square —, pela comunicação facilitada por Alexandre Graham Bell e pela primeira onda em massa de mulheres ocupando um lugar no mercado de trabalho.
Já no mundo da moda daqueles tempos, o foco principal era de que “quanto mais, melhor”, afinal, foi um período de excessos. Com muitas combinações de tecidos, entre eles a seda e o veludo, adornos estruturados e exagerados, franjas, rendas, laços, babados, e o que mais você puder imaginar. Bom, deu para entender o que podemos esperar dos looks do Met este ano, certo?
Para entender melhor o tema central do Met Gala 2022 e o seu código de vestimenta, precisamos olhar para trás e para o que acontecia no mundo da moda daquela época — que, consequentemente, era um reflexo do cenário político vivido também. Por exemplo, as cores eram em tons ricos como joias, os chapéus eram quase indispensáveis e frequentemente estavam acompanhados de penas. Os espartilhos ainda eram bem comuns, assim como as saias de sino e os penteados pompadour.
Porém, cara leitora, não estranhe se, por um acaso, você se deparar com trajes não tão formais durante o Met Gala 2022. Afinal, apesar de ter sido uma era com muito glamour, ela também foi marcada pela popularização de esportes, como tênis e ciclismo, entre as classes mais nobres. Por isso, muitas mulheres adotaram conjuntos com camisas e saias longas mais “tradicionais”, já que essas peças facilitavam os movimentos durante a prática dos exercícios.
Roupas casuais à parte, essa também foi uma época marcada pelas óperas e pelos bailes a fantasia, onde o dress code era rígido. As mulheres deviam usar luvas até o cotovelo — que, inclusive, estão de volta no mundo da moda, portanto, espere ver muito delas durante o baile — e vestidos de tule opulentos com o decote à mostra. Para os homens, uma cartola estava de bom tamanho.
Veja, por exemplo, a socialite Alice Claypoole Vanderbilt no famoso “Baile Vanderbilt” de 1883 — esse evento, inclusive, ficou conhecido como a celebração mais luxuosa da época. Para o traje, ela optou por um 'capacete' de diamantes, um vestido de cetim branco, e por fim, uma lâmpada como acessório.
Para quem ainda ficou com dúvidas da vestimenta oficial do Met Gala 2022, talvez, essa cena do filme Age of Innocence de 1993, te ajude a se familiarizar um pouco mais com o dress code pedido. Ah! Vale lembrar que ele não é obrigatório, no entanto, é uma sugestão válida para entrar no clima da festa, que acontece na próxima segunda-feira, 2 de maio.
Bom, apesar de ser um tema interessante, ele acabou gerando algumas críticas quando foi anunciado. Por exemplo, o influenciador Bryanboy escreveu: "Glamour dourado em tempos de guerra, deixe-os comer bolo". E você, o que acha?
LEIA MAIS:
Retrospectiva fashion: veja os momentos mais marcantes do mundo da moda em 2021
Os destaques de beleza do Met 2021
O Met Gala está de volta e esses são os melhores looks da edição