Girl crush: Allegra Barontini, a neta super cool da Costanza Pascolato

por Aline Santos

Foi-se o tempo em que era preciso ter um feed perfeitamente organizado e recheado de looks ultra glamourosos para chamar a atenção nas redes sociais. Inclusive, há meses falamos por aqui sobre a volta dos posts casuais e a valorização da não-estética no Instagram, que muito se deve à geração Z. Com isso, chegamos ao tema da nossa matéria de hoje, na qual trazemos uma das porta-vozes dessa nova era, Allegra Barontini

A italiana radicada em Los Angeles é neta de uma das maiores referências da moda brasileira, Costanza Pascolato, também é filha da escritora e influenciadora Consuelo Blocker, e é o arroba que você precisa seguir no Instagram, acredite. Allegra é cool, moderna e engraçada e, apesar de nunca ter morado no Brasil, conta com uma legião de fãs que pedem cada vez mais stories em português - ela não foi alfabetizada nessa língua, mas fala super bem. Aos 25 anos, Allegra está apenas no começo da sua jornada, criando a sua própria narrativa e buscando o sonho de ser atriz nos Estados Unidos. 

A nossa editora de moda, Ali Santos, conseguiu o contato e bateu um papo com Allegra Barontini sobre carreira, moda, sonhos e planos, e você confere tudo sobre a nossa nova girl crush agora.

Allegra Barontini - Allegra Barontini - Allegra Barontini - outono - street style - https://stealthelook.com.br
Foto: Allegra Barontini (Reprodução/Instagram)

Allegra se formou em cinema em Nova York e logo depois se mudou para Los Angeles, para estar mais perto das oportunidades do mercado. Quando recebe perguntas sobre seguir uma carreira fashion, como a de sua avó, ela admite que gosta de moda, mas não é a sua verdadeira vocação. "A moda sempre foi uma opção para mim, afinal, eu cresci nesse meio com a minha avó, minha mãe e a família do meu pai, que tinha uma marca italiana de cashmere. Desde pequena, frequentava as semanas de moda com a minha avó, Costanza, de São Paulo à Paris, e eu gostava, mas mesmo assim não entendia nada sobre o assunto", confessa.

eu adoro moda, me vestir bem e roubar as roupas da minha mãe e da minha avó, especialmente os sapatos! então, não é que eu não goste, eu só não entendo tão bem quanto elas para fazer uma carreira na área.

Allegra Barontini - costanza pascolato - consuelo blocker Allegra Barontini - outono - street style - https://stealthelook.com.br
Foto: Allegra Barontini (Reprodução/Instagram)

E se perguntamos à Allegra qual o maior segredo de estilo que ela já aprendeu com Costanza Pascolato e Consuelo Blocker, ela não pensa duas vezes em revelar que "o segredo que aprendi com a minha mãe e a minha avó é gostar do que se está usando e se sentir confortável, mas não apenas confortável de aconchegante, sabe? É se sentir confiante com aquilo que você está vestindo e saber que é a única que tem que gostar do look. Isso mudou completamente o meu estilo."

Allegra Barontini - costanza pascolato - consuelo blocker Allegra Barontini - outono - street style - https://stealthelook.com.br
Foto: Allegra Barontini (Reprodução/Instagram)

Aproveitamos o gancho para saber mais sobre o estilo da nossa girl crush. "Eu sempre fui mais 'gordinha' e me vestia muitas vezes para esconder o meu corpo", conta, "até que encontrei nas roupas mais amplas e fluídas, um estilo que me deixa confiante. Eu amo!"

Hoje, mesmo com mais de 30 mil seguidores no Instagram e um jeito bem comfy & cool de se vestir, Allegra Barontini diz "que nunca me pediram para postar look do dia, mas até que gostaria, viu? Eu gosto como me visto e acho que tenho um estilo que, apesar de não ser único, é muito pessoal." Sobre se tornar uma criadora de conteúdo de moda, ela conta que "se eu fosse postar conteúdos assim seria sobre a minha moda, sabe? Não seria sobre semanas de moda e tendências."

eu adoro mostrar o backstage por trás da vida das influenciadoras, especialmente com a minha avó. acho que consigo mostrar essa parte mais 'normal' por trás da mulher que todos conhecem.

Allegra nasceu na Itália, estudou nos EUA e postava conteúdos em inglês nas suas redes sociais, mas, de alguma forma, o seu perfil chamou a atenção do público no Brasil. Perguntamos o que ela acha que fez com que tanta gente daqui começasse a notá-la e ela dispara: "eu acho que devo isso à minha avó e à minha mãe, e eu gosto de pensar que estou fazendo algo legal e certo, que faz com que esses seguidores brasileiros continuem me acompanhando."

Sem dúvida, Constanza e Consuelo têm parte no crescimento digital de Allegra, o qual ela é muito grata. "Quando estou com elas, os meus números aumentam, mas porque eu adoro mostrar o backstage por trás da vida das influenciadoras, especialmente com a minha avó", explica, "acho que consigo mostrar essa parte mais 'normal' por trás da mulher que todos conhecem. Muitos pensam que temos uma vida glamourosa, o que até pode ser, mas, na maioria das vezes, somos uma família normal e, de alguma forma natural, consigo passar isso para as pessoas."

Allegra Barontini - costanza pascolato - consuelo blocker Allegra Barontini - verão - street style - https://stealthelook.com.br
Foto: Allegra Barontini (Reprodução/Instagram)

Entre Itália e Estados Unidos, será que o Brasil tem espaço na ponte-aérea da atriz? A resposta é sim, apesar de Allegra já estar há um bom tempo sem visitar o país. Quando visita terras brasileiras, "na maioria das vezes, fico em São Paulo, pois a família inteira está lá, mas adoro Rio de Janeiro e Ilhabela."

Se ela tem lugares preferido na capital paulista? "O lugar favorito da família, onde reunimos todos, é o restaurante Sushi Papaia", revela, "também adoro o Shopping Higienópolis, onde sempre ia com a minha tia nas épocas de fashion weeks, quando minha avó estava trabalhando e eu cansava dos desfiles. Ia para comer pão-de-queijo e assistir filme no cinema. E quando eu era pequena, frequentava muito a fábrica Santa Constância, onde eu ficava brincando o dia inteiro com pedaços de tecidos de sobra."

eu me mudei para Los Angeles para ser atriz, mas com a pandemia tudo fechou e poucos estão filmando.

No começo da pandemia, Allegra Barontini passou a criar histórias de humor no reels todos os dias. "A motivação dos reels diários na quarentena foi para tentar colocar a minha cara lá fora, para ser notada talvez por algum produtor", explica, "me mudei para Los Angeles para ser atriz, mas com a pandemia tudo fechou e poucos estão filmando - e acabam usando quem já faz parte da indústria. Então, aproveitei o momento para colocar esse projeto e tentar a sorte de ser vista, mas ainda não rolou."

Allegra postava todos os dias nos stories e vídeos no reels, mas parou. Questionada o porquê desse hiato, ela respondeu: "por vários motivos. Primeiro porque demorava demais para gravar e eu tinha esse compromisso todos os dias - eu não tinha dias off -, então era como um terceiro trabalho para mim. Em segundo lugar, comecei a receber várias críticas negativas e comentários ruins, sabe? E eu sei que são pessoas frustradas, mas não estava acostumada e ficava muito mal. Daí, por isso, optei por fazer uma pausa."

Além de começar e encerrar (por hora) a carreira como criadora de conteúdo, durante a pandemia, Allegra também sentiu muito a falta da família, que é bastante unida apesar da distância. "Não poder vê-los me afetou muito. Eu fiquei triste e tudo parecia estar dez vezes pior do que realmente estava", conta, "e profissionalmente também porque - por mais que seja estranho dizer isso, afinal só tenho 25 anos -, essa é uma carreira (atriz) que as pessoas começam bem cedo e acho que já comecei mais tarde que muitas pessoas, então fico um pouco frustrada por não estar trabalhando na minha área. Mas, também não posso lamentar! Ainda bem que tenho o meu day job, que não é o trabalho dos meus sonhos, mas paga as minhas contas. Então, graças a Deus!"

Allegra Barontini - costanza pascolato - consuelo blocker Allegra Barontini - outono - street style - https://stealthelook.com.br
Foto: Allegra Barontini (Reprodução/Instagram)

A nossa girl crush nasceu e morou durante anos na Toscana, região turística da Itália, mas ao se formar no colegial, decidiu dar um passo em direção ao seu sonho e partiu para o continente norte-americano. "Eu me mudei de Florença para Nova York em 2015, para fazer cinema na universidade", relembra, "e depois que me formei, fiquei mais um ano por lá, mas comecei a trabalhar em outra área e percebi que estava perdendo o foco do que eu realmente queria como profissão."

A busca pelo sonho de ser atriz não estava em NY, então Allegra decidiu mudar novamente e "em junho do ano passado, o proprietário do apartamento em que eu morava aumentou absurdamente o aluguel, então eu e meu namorado entendemos isso como um sinal e fomos para Los Angeles fazer algo diferente e colocar o plano de trabalhar no cinema em ação." Allegra, assim como muitas de nós, achava que a pandemia passaria logo, mas "estamos parados em casa sem sair direito. Não deu pra ter nenhuma experiência ainda! Por enquanto, estamos em stand-by esperando as coisas abrirem de novo, seguimos na torcida."

Allegra Barontini - costanza pascolato - consuelo blocker Allegra Barontini - outono - street style - https://stealthelook.com.br
Foto: Allegra Barontini (Reprodução/Instagram)

Porém, enquanto a oportunidade no cinema não aparece, Allegra Barontini trabalha em uma marca de jóias, onde faz atendimento ao cliente, na Marla Aaron Jewelry. "Falo o dia inteiro com clientes, ajudo a fazer styling com as jóias que eles têm ou as novas peças que querem comprar", diz, "por enquanto esse é o meu trabalho. Gosto do time, de tudo, mas não foi a razão pela qual me mudei para os EUA, né?"

Allegra compartilha com a gente que em seus planos futuros, as redes sociais devem continuar sendo apenas diversão. Para ela, quando o seu perfil passou a ser um trabalho "não parecia mais eu, sabe? Eu gosto da minha autenticidade e acredito que no momento em que você vende a sua imagem para alguém, aí já não é mais você. Isso me deixou meio esquisita. Foram projetos que adorei fazer, mas não sentia que estava no controle. Era a minha cara, mas o conteúdo não era meu."

Sorte a nossa que a italiana retomou o controle do seu Instagram e assim seguimos acompanhando Allegra Barontini post após post.

Você também vai gostar