Girl crush: Juliana Luziê é a influencer de beleza que estamos apaixonadas

por Karen Merilyn

Nossa girl crush do momento tem as melhores dicas de beleza, testa produtos como ninguém e está sempre com um sorriso no rosto. Estamos falando de Juliana Luziê, a influencer que é expert na maquiagem e cuidado com a pele negra e faz questão de compartilhar o que aprendeu ao longo dos anos. “Eu quero criar um legado de mudança de autoestima”, ela contou para a gente em um bate papo super incrível. 

Juliana Luziê é carioca, mas foi em São Paulo que sua vida mudou e ela pôde mostrar seu trabalho para mais pessoas. Seu conteúdo autêntico foi com certeza a grande chave para o sucesso, já que o humor e carisma dela são contagiantes. Ela é mais uma criadora de conteúdo do nosso projeto com o Pinterest Brasil e vamos te contar tudo sobre nossa conversa.

Juliana Luziê - Girl Crush - Juliana Luziê - Girl Crush - Girl Crush - https://stealthelook.com.br
Foto: Juliana Luziê (Reprodução/Instagram)


Primeiro, nos conta um pouquinho da sua história na internet. Queremos saber tudo, desde o começo!

J.L.: Comecei porque era fotógrafa e eu fui fotografar um evento de blogueiras – eu sempre acompanhei blogueiras e fiquei super feliz – e elas me incentivaram a criar meu próprio blog. Eu comecei com o blog e elas falaram: ‘Ju, você precisa criar conteúdo para a internet, precisam ter mulheres pretas falando sobre maquiagem’ e eu mesma não sabia muito de maquiagem. Criei meu Youtube, criei meu blog – só que ele não deu muito certo. Depois veio o Instagram, só que eu trabalhava fora ainda e criava conteúdo uma vez na semana. Uns 3 anos depois, eu e meu marido ficamos desempregados, aí viemos pra SP e foi quando tudo começou a dar muito certo. Comecei a narrar meus vídeos, os vídeos começaram a bombar, tiveram muitas visualizações, ganhei muito seguidor e foi assim que começou um pouquinho da minha história. 

Como começou sua relação com o mercado da beleza? O que te motivou a escolher esse assunto para criar conteúdo?

J.L.: O que me motivou a criar esse tipo de conteúdo foi ver a carência de pessoas parecidas comigo, sabe? Eu mesma não sabia. Eu fui aprendendo e o que eu aprendia, eu ensinava. Eu mostrava o que eu aprendi e, consequentemente, eu estava ensinando outras pessoas. Então, a carência de mulheres pretas falando sobre maquiagem, falando sobre cuidados com o cabelo, foi o início de tudo e foi isso que me fez continuar, sabe? Aos poucos fui me dando conta que eu realmente ajudava pessoas, mostrando que mulheres pretas poderiam usar vários tipos de maquiagem, não só o tradicional dourado com marrom ou então um batom só marrom. Eu tentei desmistificar isso e mostrar que a gente pode usar o que a gente quiser e também se aceitar, né? Mostrar que a gente é bonita da nossa forma, que a gente pode realçar nossa beleza com a maquiagem.

Juliana Luziê - Girl Crush - Juliana Luziê - Juliana Luziê - Juliana Luziê - https://stealthelook.com.br
Foto: Juliana Luziê (Reprodução/Instagram)

Foi isso que me fez continuar (...) ver que eu ajudava pessoas, que eu mostrava que mulheres pretas poderiam usar vários tipos de maquiagem. Mostrar que a gente é bonita da nossa forma, que a gente pode realçar nossa beleza.

Juliana Luziê - top branco - girl crush - verão - instagram - https://stealthelook.com.br
Foto: Juliana Luziê (Reprodução/Instagram)

Seu conteúdo é muito autêntico dentro de um nicho que é bem difundido. Como você traz personalidade aos seus vídeos?

J.L.: Eu trago a personalidade da Juliana nos vídeos. Todo mundo tem essa oportunidade de ser quem é na internet, porque ela tem espaço para todo mundo. Eu sempre tento colocar o jeito ‘Juliana’ em cada conteúdo que eu crio porque é a minha identidade, é o jeito que as pessoas gostaram de mim e é o mais autêntico possível. Então, a minha personalidade é a chave essencial para a minha criação de conteúdo e também pra me destacar desse meio, que ainda não está saturado, mas de fato já tem muito conteúdo na internet em relação à beleza. Acredito que colocar essa pitadinha da nossa personalidade nos vídeos é o que faz a gente se destacar, e foi isso que aconteceu comigo.  

O que te motiva a testar um produto no meio de tantos que surgem todos os dias?

J.L.: O que me motiva a testar um produto é a curiosidade para saber se vai dar certo e também a responsabilidade que eu tenho com as minhas seguidoras, porque elas me seguem pra ver [isso]. Então eu me sinto responsável por elas, de pensar por elas... Aí eu compro o produto, testo e se não der certo, elas não compram de jeito nenhum. Eu tenho essa responsabilidade de pensar não só no bem-estar das seguidoras, mas também no bolso delas. É isso que me motiva a testar produtos novos. Esses que são muito diferentes, eu sempre tenho a responsabilidade de testar antes pra saber se vai dar certo no nosso tom de pele.

O mercado da beleza nem sempre pensou nas mulheres negras como consumidoras. Quais foram as mudanças que você mais percebeu ao longo dos anos e como elas impactam no seu conteúdo?

J.L.: O que eu percebi ao longo do tempo foi que as marcas começaram a nos enxergar, na verdade. Não tem como só uma parte da população ser vista e achar que só ela que consome produtos de maquiagem. Nós, mulheres pretas, consumimos MUITA maquiagem, queremos mostrar nossa beleza sempre. Então isso mudou bastante no meu conteúdo, porque eu consegui ter opções para mostrar para as minhas seguidoras. [Consegui] mostrar para elas que tem produtos de maquiagem no nosso tom de pele e existe uma gama grande hoje em dia. Ainda precisa melhorar? Precisa. As marcas precisam ter mais responsabilidade em relação ao nosso tom de pele? Precisam, mas a gente está em uma evolução. Eu acredito que a gente tá crescendo e melhorando a cada dia. Então, as marcas têm melhorado e com isso meu conteúdo tem melhorado também, porque me possibilita mostrar opções de produtos para todos os tipos [dentro] do nosso tom de pele. 

Seu público confia muito no que você indica e sempre quer tudo o que você aprova. Quando você percebeu que você tinha essa credibilidade com quem te acompanha?

J.L.: Eu percebi [quando] eu comecei a fazer resenha de produtos e os produtos não davam certo, aí as seguidoras compravam os produtos para ver se não ia dar certo com elas também e não dava. Então, elas perceberam que eu estava falando a verdade. Eu prezo muito por isso, pela minha credibilidade, porque não é só sobre mim, é sobre influenciar e mudar a vida de outras pessoas, então eu amo essa minha responsabilidade. Às vezes também dá um medinho também, mas faz parte e eu fico muito feliz de ser referência, de poder ser uma voz pras pretinhas dessa sociedade.

Me fala seu top 3 produtos de make que você não vive sem.

J.L.: Hidratante, iluminador e corretivo, não vivo sem. Tem que ter iluminador na minha vida. Pra quem não conhece, ‘se liga nesse sol’ é o meu bordão, eu falo quando eu passo iluminador. E hidratação é fundamental, eu não consigo trocar nada por hidratação. E também o corretivo, [que] cobre as manchinhas da vida, né? (risos).

Juliana Luziê - Juliana Luziê - Juliana Luziê - Juliana Luziê - Juliana Luziê - https://stealthelook.com.br
Foto: Juliana Luziê (Reprodução/Instagram)

Apesar de ser mais focada em beleza, você também cria conteúdo de moda e é muito estilosa. Como você define seu estilo e quem são suas referências na moda?

J.L.: Eu amo criar conteúdo de moda e eu tô querendo investir mais. Eu tenho mudado o meu estilo com o tempo, porque eu tenho percebido que eu preciso impactar na minha imagem pessoal. Eu defino o meu estilo como ‘clássico contemporâneo romântico’. Ou seja, vários tipos de estilos em um só. E fashionista também. Até porque eu gosto de seguir o que tá na moda, mas também usar o que eu gosto, sabe? Minhas referências são as blogueiras de moda que eu sigo, como a Vi Rocha. Eu sigo bastante blogueira lá de fora também, [como a] @coco_floflo. Tem a @tenickab, ela adora usar roupas coloridas, eu amo me inspirar nos looks delas. A maioria é gringa, mas eu consigo pegar inspirações também no Pinterest, inspirações de vídeos que aparecem pra mim. Eu amo!

Quais os próximos passos da sua carreira agora? O que pretende fazer no futuro como criadora de conteúdo?

J.L.: Meus próximos passos é ter algo próprio, ter uma marca ‘Juliana Luziê’, ser uma empresa, não só uma criadora de conteúdo. Eu sei que eu já sou uma empresa porque eu presto serviço para outras marcas, mas eu quero criar um legado, sabe? De mudança de autoestima, de mudança da mente das pessoas. Então eu acho que daqui pra frente, mudar, não mudar o meu conteúdo, mas melhorar e acrescentar algo nos meus conteúdos que possa agregar na vida de outras pessoas. E que me rentabilize também, que me dê uma estabilidade, não só ao fechar com marcas, mas ter o meu dinheirinho da minha empresa, sabe? Então, eu acredito que futuramente tenha a minha linha de maquiagem – isso é o meu maior sonho – e também um programa que ajude mulheres. 

Juliana Luziê - Juliana Luziê - Juliana Luziê - Juliana Luziê - Juliana Luziê - https://stealthelook.com.br
Foto: Juliana Luziê (Reprodução/Instagram)

Para finalizar, compartilha uma dica de beleza que todo mundo deveria conhecer.

J.L.: Eu vou dar 2 dicas: beba água, a sua pele vai ser outra. Eu sei que todo mundo fala, mas é super importante beber água. E outra: use hidratante e protetor solar. Não tem como ter uma pele perfeita se você não protege e não hidrata. A pele oleosa também precisa de hidratação e precisa de proteção solar. Pretinhas também precisam de protetor solar, hein. Olha aí gente, vamos se cuidar!

Você também vai gostar