Glamping: a nova forma de viajar que conquistou o mundo

por Giulia Coronato

Enquanto saímos do distanciamento social progressivamente e recuperamos aspectos de nossa vida pré-pandemia, é de se esperar que estejamos mais do que nunca ansiosos para correr atrás do "tempo perdido". Fazendo viagens incríveis, encontrando amigos que não vemos há meses e explorando mundo afora. Mas, se tem algo que a pandemia nos trouxe e que provavelmente não iremos abrir mão tão cedo, é a necessidade de estarmos perto da natureza. Desde o início da quarentena e do isolamento social, vimos uma grande descentralização dos grandes centros urbanos, com pessoas voltando a morar em suas cidades natal ou até realizando o sonho de morar no interior, com uma vida mais simples e uma rotina mais saudável. E é desse desejo de ter a natureza por perto que surge o glamping, a nova forma de viagem favorita dos aventureiros. 

O glamping é a junção de duas palavras, camping + glamour, e só por aí você já deve imaginar o que ele significa. Foi a partir desse desejo coletivo de cada vez mais querermos viver experiências ao ar livre, próximos da natureza, mas sem perder o conforto e até o luxo, que surgiu o glamping. Uma forma mais luxuosa e menos perrengue de acampar. 

It girls - Glamping - Glamping - Inverno - Street Style - https://stealthelook.com.br
Foto: Goop (Reprodução/Instagram)

Segundo o The Summer Hunter, as maiores tendências de viagem para 2021 e 2022 incluem e apontam para um cenário de fuga das grandes cidades e encontro com o meio ambiente. Nos Estados Unidos, os maiores parques naturais para acampar já estão com entradas esgotadas para todo o ano. E o mercado não fica pra trás, marcas com foco em aventura e viagem já começam a investir em produtos que unem o luxo com o camping, levando conforto para a estrada. 

Um dos maiores exemplos de produtos e mercados que crescem conforme a demanda do glamping, são as glampervan. Isto é, vans campers ou motorhomes feitos especialmente para vida luxuosa na estrada. Segundo o Financial Times, nunca houve tanta demanda e busca pelas glampervans como agora. 

Inspirado nos confortáveis acampamentos e lodges de safári africanos, as acomodações tipo glamping unem com eficiência a aventura e a imersão na natureza ligada aos campings tradicionais com os confortos da hotelaria moderna, sendo tudo aquilo que sentimos necessidade após o ano difícil que passamos. E apesar de parecer novidade, o glamping já existe há muito tempo, mas ganhou ainda mais força nesse período pandêmico. 

It girls - Glamping - Glamping - Inverno - Street Style - https://stealthelook.com.br
Foto: Trivago Magazine (Reprodução)

Apesar do camping ter nascido como uma forma de viagem mais econômica e aventureira, os valores ligados ao glamping são bem salgados. Em alguns destinos, principalmente aqueles no exterior, propriedades feitas para o glamping têm estruturas tão caprichadas e luxuosas que chegam a cobrar diárias em um preço semelhantes de hotéis de luxo europeus.

Muito disso também se deve as instalações completamente sustentáveis dos acampamentos, o que sim, é uma ótima surpresa, mas sempre acaba encarecendo o preço final. Basicamente, o glamping é natureza paradisíaca do lado de fora e muito conforto do lado de dentro. Na pandemia, essa nova forma de viagem surgiu como algo seguro e isolado, mas agora enquanto saímos aos poucos do isolamento social, vemos o glamping crescer, entre aqueles que desejam a aventura e o contato com a natureza mas não querem abrir mão do conforto absoluto. 

It girls - Glamping - Glamping - Inverno - Street Style - https://stealthelook.com.br
Foto: Goop (Reprodução/Instagram)

No Brasil, já temos vários lugares e propriedades oferencendo o serviço de glamping, da forma mais gostosa possível! Abaixo selecionamos alguns dos destinos nacionais para você conhecer essa nova prática:

_glamping mangarito

_selina

_jalapão ecolodge

_rancho do peixe

Deixe um Comentário
Você também vai gostar