Você sabe o que é glicação? Nada mais é que um processo químico que compromete o colágeno e a elastina, resultando em rugas mais profundas, flacidez e manchas. De forma técnica, o excesso de açúcar pode causar picos de glicose no sangue, que desencadeiam a formação dos AGEs (Produtos Finais de Glicação Avançada), moléculas que enfraquecem as fibras de sustentação da pele, fazendo com que elas fiquem rígidas e quebradiças.
Por conta disso, mesmo com uma rotina impecável de skincare e procedimentos antienvelhecimento, uma alimentação com muito açúcar e carboidrato pode sabotar seus resultados. Além de impactar o metabolismo e contribuir para o ganho de peso, ele também acelera o envelhecimento da pele, afetando sua firmeza, viço e elasticidade.
E os impactos da glicação não param por aí: esse processo também contribui para inflamações que afetam não só a pele, mas a saúde de forma geral, aumentando o risco de doenças metabólicas e cardiovasculares.
Leia também: Medicina do Estilo de Vida: como o medidor de glicose melhorou minha saúde

Se você percebeu alterações como rugas que parecem "amassadas", textura áspera ou uma tonalidade mais apagada, pode ser que o processo de glicação já esteja em curso. Outros sinais, como fadiga, dificuldade para controlar o peso ou sensação de inchaço, também podem indicar que os picos de açúcar estão afetando sua saúde.

como prevenir os danos causados pela glicação?
Para prevenir os danos causados pela glicação sugiro adicionar novas estratégias a sua rotina de skincare.
- Organize a ordem das refeições: Comece pelas fibras, proteínas e gorduras antes dos carboidratos. Isso ajuda a reduzir o impacto glicêmico da refeição. No seu almoço, por exemplo, inicie sempre pela salada e vegetais (eles contem fibras), após coma a proteína (carne ou peixe) e por último seu carboidrato (aipim, mandioquinha…).
- Escolha melhor os carboidratos: Prefira opções de baixo índice glicêmico. Nesse caso, opte por aipim, mandioquinha, batata doce e frutas com casca.
- Evite açúcares simples e processados: Doces, refrigerantes e farinhas refinadas devem ser consumidos com muita moderação.
- Movimente-se: A prática regular de exercícios físicos é uma das formas mais eficazes de melhorar a sensibilidade à insulina e estabilizar os níveis de glicose no sangue.
- Invista em antioxidantes: Alimentos ricos em polifenóis, como chá verde, frutas vermelhas e cacau, ajudam a neutralizar os radicais livres gerados pela glicação.

A forma como escolhemos cuidar da nossa saúde e alimentação tem um impacto direto no nosso processo de envelhecimento. Ao controlar os picos de glicose, não apenas prevenimos doenças metabólicas, mas também preservamos a juventude e o viço da pele por mais tempo.