"O que explica o declínio dos apps de namoro?", "É o fim da era dos aplicativos de namoro?", "Mulheres cansadas dos aplicativos de namoro estão usando cada vez menos, mostra pesquisa", "Downloads do Tinder estão caindo, mas a era dos aplicativos de namoro ainda não acabou" — títulos como esses me impactaram nos últimos meses. E, na semana passada, descobri um caso ainda mais curioso: uma nova forma de se relacionar está surgindo por meio do Google Forms — e não, você não leu errado. Embora possa parecer bastante estranho à primeira vista, não há como negar que é uma ideia genial, e eu vou te contar o porquê.
Tudo começa com uma proposta romântica em um post patrocinado, veiculado no Instagram e no Facebook, por Michael, um nova-iorquino ousado que decidiu explorar um território ainda não visitado para encontrar o verdadeiro amor. A imagem do anúncio mostrava um homem branco, de óculos de grau, blazer e camisa xadrez, com o seguinte texto: "33 anos, 1,91m de altura, em busca de um relacionamento." Surpreendentemente, ao clicar, você era levada a um Google Forms detalhado, com informações sobre sua aparência, idade, histórico familiar, crenças religiosas, posições políticas, interesses pessoais e até suas "memórias de infância mais surreais". O formulário de preenchimento era objetivo, pedindo idade, perfis de redes sociais e detalhes de contato.
Leia também: A armadilha do amor próprio
Anúncios patrocinados podem segmentar uma grande variedade de critérios, desde dados demográficos, como idade, gênero e localização, até interesses e comportamentos, tudo para alcançar o público-alvo — neste caso, o amor, de uma maneira nada romântica, mas certamente bastante estratégica.
date-me docs: mais uma tendência de namoro online
E se você pensava que o Google Forms era a única forma "diferentona" de conhecer alguém online, prepare-se para se surpreender novamente: agora também existe namoro via Google Docs, ou, como os criadores chamam, o "date-me docs". Trata-se de uma espécie de currículo de namoro, que inclui todas as informações importantes — foto, idade, sexo, orientação sexual, localização, hobbies e interesses. Connie Li, engenheira de software, decidiu voltar aos aplicativos de namoro após um término de relacionamento há dois anos. Pronta para encontrar alguém interessante, ela logo se frustrou com os matchs que pareciam querer apenas algo casual, o que a motivou a tentar algo novo.
Em um documento extenso, criado no Notion e disponibilizado apenas para visualização, Li se descreveu como monogâmica, baixinha e propensa a usar roupas coloridas. O perfil destacava suas características de forma autêntica e descontraída, incluindo o fato de ela acreditar que, em uma vida passada, foi um gato. O "date-me docs" rapidamente chamou atenção nas redes sociais e resultou em cerca de 15 primeiros encontros com homens que se sentiram atraídos por sua abordagem sincera e original.
mas será que dá match?
Apesar de ainda terem uma popularidade reduzida, especialmente em grandes cidades e entre pessoas dispostas a adotar essa nova forma de se relacionar, o uso de Google Forms e Google Docs para fins de namoro apresenta algumas semelhanças com os antigos sites de namoro, que permitiam descrições longas. Contudo, enfrentam limitações, como uma base de usuários menor.
tá, e os aplicativos de namoro?
Apesar de facilitarem encontros, os aplicativos de namoro parecem ter perdido um pouco de seu charme inicial, especialmente devido às experiências negativas enfrentadas por muitos usuários, principalmente mulheres. Segundo o New York Times, cerca de dois terços das mulheres com menos de 50 anos já passaram por situações desagradáveis, como ameaças físicas, contatos indesejados persistentes de matches, insultos ou mensagens e imagens impróprias. No entanto, isso não significa que esses aplicativos estão fadados ao desaparecimento.
Olhando para o futuro, a forma de se relacionar e conhecer pessoas online continuará a impulsionar a demanda por esses serviços, especialmente em um universo digitalmente conectado. Para se manterem relevantes, os apps de namoro precisam encontrar um equilíbrio entre tecnologia e autenticidade, adaptando-se às mudanças culturais e às necessidades dos usuários.
E você, está solteira? Qual é a sua forma preferida de conhecer pessoas e se relacionar amorosamente?