O que capas de chuva, papetes com meia, tecidos a prova d'água e velcro tem em comum? Todos eles viraram queridinhos e indispensáveis no street style das nossas celebs favoritas. Não só no street style, mas apareceram fortemente nas passarelas da semana de moda de Tóquio, como foi o caso da D-VEC, que teve uma coleção focada em impermeabilidade, ultra leve, que proporcionasse um movimento leve e que fosse funcional. Do que estamos falando? Ah, da nova tendência aesthetic do momento, o Gorpcore.
Foi assim que a revista nova iorquina The Cut nomeou essa tendência. Que também atende por outros nomes como "glamping", "mountain chic" e "ugly beauty". E você deve estar se perguntando também da onde surgiu o Gorpcore. As principais inspirações vieram da ideia de poder acampar ao ar livre - um reflexo direto da pandemia, que nos privou de passeios e atividades ao ar livre -, e daí a ideia de roupas funcionais, que por muito tempo foram consideradas "feias". Outro reflexo importante pode ser o pensamento moderno e atual de "usar o que quiser sem se importar com nada".
Bom, dito tudo isso, hoje decidimos explorar mais a fundo sobre esse novo lifestyle ultra despojado e com cara de acampamento de verão dos anos 80. Então se você está curiosa e se interessou, vem com a gente e continua lendo aqui:
_jaquetas puffer
Uma das peças mais queridinhas dessa tendência são as jaquetas acolchoadas - ou puffer -, e que, inclusive, foram uma febre total no nosso inverno. E como lá no hemisfério norte, eles estão para entrar em temporadas mais geladas, então as jaquetas puffer já estão começando a aparecer novamente, e dessa vez em tons bem vibrantes como pink e laranja! Além disso, ela carrega uma forte inspiração de vinda de acampamentos, pescas e demais atividades ao ar livre.
_jaquetas flaneladas
Casacos flanelados ou de fleece também compõe a estética Gorpcore, já que dependendo da forma como forem combinados, trazem um ar despojado e campestre ao visual. Os bonés também podem aparecer algumas vezes nas produções.
_calças utilitárias
Há alguns anos o desfile da Fenty x Puma já havia nos dado uma pequena prévia de que o Gorpcore iria dar as caras uma hora ou outra. Calças utilitárias - com vários bolsos -, estilo cargo e de tecidos impermeáveis invadiram o streetwear e até pouco tempo também estiveram presentes no skatewear.
_chapéus
Vale lembrar que o Gorpcore também é um estilo de vida, e que a palavra gorp veio de uma mistura de nozes que montanhistas comem nos lanches. E nesse lifestyle é comum que os finais de semana na cidade sejam trocados por caminhadas, e que tipo de acessório pode estar mais presente nas caminhadas do que os chapéus de pescador? Apesar do bucket hat ainda ser um grande favorito, pode esperar para ver mais desse acessório no street style.
_papetes e fisherman sandals
Se você está vendo muitas papetes ou sandálias fisherman com meias, saiba que a estética da qual estamos falando é uma das grandes responsáveis por fazer com que celebridades e it-girls saiam por aí com esse visual - ousado - e despojado. Bom, como a própria filosofia da tendência diz: pode não ser tão estiloso, mas é moda!
_corta vento
Jaquetas estilo corta vento e, preferencialmente, com cores vivas - tipo o amarelo cor "capa de chuva" - são um dos elementos chave dessa tendência também. Não só isso, mas tecidos tecnológicos e de alta performance são quase essenciais quando falamos em Gorpcore.
_gucci x the north face
Celebrando o espírito aventureiro do Gorpcore, a Gucci em parceria com a marca norte-americana The North Face, trouxeram uma colab ambientada nos Alpes e que remetem a uma viagem em ar livre. Jaquetas acolchoadas, estampas vibrantes, mochilas e toucas fazem parte dessa coleção. E as marcas não apostaram somente nessa tendência, mas também miraram na sustentabilidade. Toda as peças possuem um fio de náilon que provém de redes de peixe, tapetes e outros materiais!
A marca está crescendo cada vez mais devido a esse boom ecológico e ao glamping. E não só ela, mas marcas como Balenciaga, Givenchy e Céline também andaram aderindo a moda.