Guia da calça jeans: saiba diferenciar cada modelo

por Barbara Shimada

Você precisa concordar que, não importa quais sejam as tendência de bottom do momento, sempre que ficamos em dúvida do que usar acabamos recorrendo a um bom par de calça jeans para compor nosso visual. Bom, e não é segredo para ninguém que elas entregam uma versatilidade imensa, transitando com facilidade tanto em outfits mais descontraídos, até produções super elegantes, tudo depende do modelo escolhido.

Por aqui, nós somos apaixonadas pela peça e precisamos confessar que temos algumas no armário. Mas como bem sabemos, existem muitos modelos de calça jeans, cada um com um estilo e proposta diferentes. A modelagem skinny - considerada cringe para a GenZ -, por exemplo, funciona super bem para o dia a dia, já as wide leg jeans são perfeitas para ocasiões mais especiais que pedem um look mais arrumadinho. Pensando nisso, resolvemos te apresentar um guia completo com os modelos mais usados, para que você saiba diferenciá-los, e assim aposte no seu favorito.

Veronica Bonilla - camisa com trench coat e calça jeans wide leg - calça jeans - Inverno 2022 - na rua - https://stealthelook.com.br
Foto: Veronica Bonilla (Reprodução/Instagram)

wide leg

Um dos modelos queridinhos das últimas temporadas, as wide leg ganharam os corações e looks das fashionistas de uma só vez. Esse modelo de calça jeans possui pernas bem amplas e retas, quadril ajustado e cintura alta. Além disso, o comprimento até os pés, garante um visual elegante e moderno. Essa peça é muito versátil, mas temos que dizer que ela é perfeita para ocasiões especiais, que pedem por produções mais alinhadas.

Janelle Marie Lloyd - cropped e blusa de tricô com calça jeans pantalona - calça jeans - Inverno 2022 - na rua - https://stealthelook.com.br
Foto: Janelle Marie Lloyd (Reprodução/Instagram)

pantalona

É muito comum confundir uma wide leg com a calça jeans pantalona, afinal, elas realmente são parecidas. Mas a principal diferença está na modelagem das pernas, enquanto a primeira é super reta em todo comprimento, a segunda possui linhas diagonais, resultando em um caimento um tanto fluido e ainda mais amplo. A cintura desse modelo também é alta, mas o quadril é um pouco solto, seguindo a linha das pernas. O visual desta peça também é elegante, mas tem um toque descolado super especial, que fica super bacana em looks mais despojados.

@javiera - blusa branca com calça jeans skinny - calça jeans - Inverno 2022 - em casa - https://stealthelook.com.br
Foto: @javiera (Reprodução/Instagram)

skinny

Apesar da Geração Z considerar a calça jeans skinny ‘cringe’, ou seja, um pouco ultrapassada, ninguém pode negar a funcionalidade e versatilidade da peça. Por muitos anos ela reinou em nossos guarda-roupas e foi a primeira escolha na hora de montar produções para quase todas as ocasiões. A principal caraterística do modelo são as pernas justas, afuniladas até o final do tornozelo, que entregam um toque comedido e casual de sensualidade. A altura da cintura varia muito, e o quadril segue a proposta inicial.

@wenyu.uu - blusa vermelha com calça jeans reta - calça jeans - Inverno 2022 - na rua - https://stealthelook.com.br
Foto: @wenyu.uu (Reprodução/Instagram)

reta

Há pouco tempo atrás, quase nem olhávamos para a calça jeans reta, mas nessa última temporada ela se tornou uma das nossas principais escolhas fashion. Com uma modelagem tradicional, reta da cintura até a barra, podemos dizer que a peça é um clássico. Seu visual atemporal e discreto é perfeito para compor produções mais sóbrias como um office look.

Essie Golden - t-shirt com calça jeans flare - calça jeans - Inverno 2022 - na rua - https://stealthelook.com.br
Foto: Essie Golden (Reprodução/Instagram)

flare

Direto dos anos 70, para o cenário fashion atemporal, a calça jeans flare é o equilíbrio perfeito entre sensualidade e sofisticação. As linhas curvas e bem desenhadas do modelo favorecem e alonga muito a silhueta de forma harmônica, sendo perfeita para produções mais ousadas e com aquele ar despretensiosamente arrumadinho. Falando em modelagem, a peça é mais justa do quadril até o joelho, depois vai ficando mais ampla até a barra - com formato de sino, como o nome do modelo que a inspirou sugere.

Rae Everyday - t-shirt com jaqueta de franjas e calça jeans boot cut - calça jeans - Inverno 2022 - na rua - https://stealthelook.com.br
Foto: Rae Everyday (Reprodução/Instagram)

boot cut

Outro modelo de calça jeans que é facilmente confundido é a boot cut. Essa peça também tem a modelagem do quadril e da coxa ajustados, mas, diferente da flare, possui o restante do comprimento levemente amplo, somente o suficiente para cobrir o sapato - ou a bota, como o próprio nome diz. Embora ela também funcione em looks mais chiques, seu ar mais discreto e casual combina super bem com produções mais descontraídas.

Grace Surguy - t-shirt com jaqueta biker e calça jeans mom - calça jeans - Inverno 2022 - na rua - https://stealthelook.com.br
Foto: Grace Surguy (Reprodução/Instagram)

mom jeans

Seu primeiro auge foi nos anos 90, se popularizando ainda mais depois de fazer parte do figurino de personagens icônicos de séries famosas da época, mas foi há alguns anos atrás que a calça jeans estilo mom ganhou seu lugar como peça atemporal. Apesar de parecer um modelo simples, ela possui um visual retrô moderno, super descolado e jovial, perfeito para produções do dia a dia. Seu shape mistura conforto e estilo, com quadril e pernas levemente soltas, chegando até o tornozelo um pouco afuniladas. Ah, e cintura alta e marcada é uma de suas principais características.

Grece Ghanem - cardigan branco com calça jeans cargo - calça jeans - Inverno 2022 - na rua - https://stealthelook.com.br
Foto: Grece Ghanem (Reprodução/Instagram)

cargo

Se você tem um estilo super urbano e que bebe de referências streetwear, a calça cargo pode funcionar muito bem para você. Apesar de comumente serem feitos em sarja ou brim, entregam tanta versatilidade e funcionalidade quanto os modelos de calça jeans. A modelagem tradicional dessa peça é mais ampla do quadril até metade da perna, depois vai se afunilando levemente - a barra ainda é solta. O destaque fica por conta dos bolsos com lapela, espalhados estrategicamente na altura do meio da coxa, e em alguns casos abaixo dos joelhos.

LEIA MAIS:

Dia mundial do jeans: você conhece a história da peça?

5 looks elegantes com jeans para usar no inverno

Como usar looks jeans da cabeça aos pés, de acordo com essas fashionistas

Você também vai gostar