Por mais que a gente saiba todas as diferenças entre a depilação com cera, as de métodos indolor e os cuidados que devemos ter com cada uma delas, ainda não estamos 100% livres de sofrer queimaduras ou ter a pele machucada após algum método depilatório. Ás vezes, as tentativas repetidas de aplicação da cera podem ferir ou a alta voltagem do laser queimar a cútis, cada aplicação tem seus riscos e por isso devemos sempre saber como cuidar da pele que foi machucada.
A pele pode ser ferida em diferentes níveis e dependendo da agressão será necessário uma consulta com dermatologista, já outros casos podemos tratar em casa mesmo, seguindo alguns cuidados e utilizando os produtos adequados. Então, se você teve feriadas leves, este post é para você! Juntamente com a dermatologista Dra. Silvia Quaggio te ajudaremos a descobrir como cuidar da pele que foi feriada com a depilação, vem com a gente:
limpe a pele
Estamos aqui para aprender como cuidar da pele irritada, mas o primeiro passo é tentar evitar ao máximo que os sinais de irritação apareçam ou que sejam o mais brandos possível, para isso sempre limpe a pele após a depilação, pois isso irá ajudar a lidar com a vermelhidão inicial. Seja com água e um sabonete para peles sensíveis ou até mesmo água micelar, nunca pule esse passo, retirar qualquer sobra de cera que tenha ficado irá preparar a sua pele para receber os produtos destinados ao cuidado com a irritação, mas também evitar que ela seja forte.
invista na babosa e camomila
Investir em alguns ingrediente que são naturalmente calmantes irá garantir que a irritação suma aos poucos. A babosa é altamente hidratante e irá garantir que toda a água que a pele perdeu no processo seja recuperada, dando mais força para ela estar saudável, por isso procure por produtos que tenham o ingrediente.
Outro componente que devemos procurar é a camomila, pois ela possui ação anit-inflamatória, ajudando a acalmar a pele e aliviar a vermelhidão, ou seja, perfeita para o pós depilatório. Você pode fazer um chá gelado e espalhar compressas pelos locais que tiverem irritados, afinal aprender como cuidar da pele com ativos naturais é ainda melhor.
evite alguns ingredientes
Enquanto alguns ativos e ingredientes devem ser priorizados, outros devem ser evitados. Dra. Silvia nos alertou com relação alguns deles, que são irritativos e por isso cremes e loções que contenham uréia, ácido salicílico e álcool não devem ser usados na pele machucada.
e aposte em outros
Por outro lado, existem produtos que irão ajudar a recuperar a pele, e Dra. Silvia conta que quando pacientes relatam que sofreram machucados com a depilação são prescritos cremes hidratantes que lubrificam e acalmam a região, como Sensiline, Madecassoside, Bisabolol, Alantoina. Agora, em casos de leves agressões, apenas um hidratante para peles sensíveis já será capaz de resolver o problema, como o Cicaplast Baume da La Roche Posay e o Epidrat Calm da Mantecorp.