Por muito tempo algumas pessoas negras acreditaram que sua pele não demandava cuidados, isso porque ela possui alta produção de colágeno e melanina, o que a torna mais resistente ao envelhecimento e ao sol. Com o passar do tempo e acesso à mais informações, descobrimos que a pele negra precisa sim de todos os cuidados e ainda necessita de alguns a mais, já que ela possui tendência a ser mais oleosa e ter formação de manchas.
Identificar qual é o seu tipo de pele, entender os sinais dela é o primeiro passo para criar uma rotina de skincare perfeita, mas existem alguns passos básicos que são comuns a todos e ativos que são benéficos para a pele negra. Hoje, com a ajuda da dermatologista Dra. Katleen da Cruz Conceição, especialista em pele negra, te mostramos como criar sua rotina de skincare ideal para o seu tipo de pele e garantir que ela esteja sempre saudável.
_os cuidados essenciais
A rotina de skincare deve sempre iniciar com a limpeza, Dra. Katleen recomenda o uso de sabonetes à base de ácido salicílico ou glicólico. Esse tipo de produto auxilia na diminuição do sebo, desobstrui os poros e melhora a textura da pele, perfeito para as peles negras que são naturalmente mais oleosas. Em seguida, é necessário sempre hidratar a pele, logo após lava-la. Para a rotina noturna prefira os com niacinamida, ela possui propriedades hidratantes, iluminadora e clareadora, evitando a formação de manchas em sua pele negra.
Para completar sua rotina de skincare vale investir em séruns que irão regular o tom da pele e deixar ela mais iluminada e claro, nunca esquecer do protetor solar. A dica da Dra. Katleen ao escolher o seu protetor é buscar por aqueles livre de óleos, para que eles não obstruam e deixem a pele ainda mais oleosa.
_os ativos
Os produtos de skincare são criados a partir de ativos que se diferem de função e objetivo, mas existem alguns que sempre devem ser priorizados por quem possui a pele negra. Esses ativos podem ser encontrados em sabonetes faciais, hidratantes ou séruns então basta que você procure na lista de fórmulas aqueles que você deseja. Segundo a dermatologista, os ativos que devem ser priorizados são: o ácido salicílico, ácido azelaico, ácido glicólico e niacinamida, pois eles possuem ação sebo reguladora, hidratante e deixam a pele mais ilumidada.
_pele negra e acneica
Nós já adiantamos que por produzir muito sebo a pele negra possui maior tendência a formação de espinhas, por isso os cuidados devem ser pensados para controlar essa oleosidade. Dra. Katleen recomenda sempre usar sabonetes com ácido glicólico e mandélico, unido ao hidratante peróxido benzoíla e finalizar com o filtro solar destinado à peles oleosas.
_pele negra e madura
Se você possui pele negra madura, deve ter cuidados que prezem pela hidratação como a vitamina C e o ácido hialurônico, eles podem estar presentes em hidratantes e séruns que devem ser usados diariamente. Outro tipo de ativo que deve estar presente no skincare das peles maduras são aqueles que promovem a uiformização e suavização das rugas, como matrixil e o ácido retinóico.