Guia da pele negra: como criar uma rotina de skincare perfeita

por Inaê Ribeiro

Por muito tempo algumas pessoas negras acreditaram que sua pele não demandava cuidados, isso porque ela possui alta produção de colágeno e melanina, o que a torna mais resistente ao envelhecimento e ao sol. Com o passar do tempo e acesso à mais informações, descobrimos que a pele negra precisa sim de todos os cuidados e ainda necessita de alguns a mais, já que ela possui tendência a ser mais oleosa e ter formação de manchas.

Identificar qual é o seu tipo de pele, entender os sinais dela é o primeiro passo para criar uma rotina de skincare perfeita, mas existem alguns passos básicos que são comuns a todos e ativos que são benéficos para a pele negra. Hoje, com a ajuda da dermatologista  Dra. Katleen da Cruz Conceição, especialista em pele negra, te mostramos como criar sua rotina de skincare ideal para o seu tipo de pele e garantir que ela esteja sempre saudável. 

Tiffany - pele negra - pele negra - inverno  - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Tiffany (Reprodução/Instagram)

_os cuidados essenciais

A rotina de skincare deve sempre iniciar com a limpeza, Dra. Katleen recomenda o uso de sabonetes à base de ácido salicílico ou glicólico. Esse tipo de produto auxilia na diminuição do sebo, desobstrui os poros e melhora a textura da pele, perfeito para as peles negras que são naturalmente mais oleosas. Em seguida, é necessário sempre hidratar a pele, logo após lava-la. Para a rotina noturna prefira os com niacinamida, ela possui propriedades hidratantes, iluminadora e clareadora, evitando a formação de manchas em sua pele negra

Para completar sua rotina de skincare vale investir em séruns que irão regular o tom da pele e deixar ela mais iluminada e claro, nunca esquecer do protetor solar. A dica da Dra. Katleen ao escolher o seu protetor é buscar por aqueles livre de óleos, para que eles não obstruam e deixem a pele ainda mais oleosa. 

Samira - pele negra - pele negra - inverno  - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Samira (Reprodução/Instagram)

_os ativos

Os produtos de skincare são criados a partir de ativos que se diferem de função e objetivo, mas existem alguns que sempre devem ser priorizados por quem possui a pele negra. Esses ativos podem ser encontrados em sabonetes faciais, hidratantes ou séruns então basta que você procure na lista de fórmulas aqueles que você deseja. Segundo a dermatologista, os ativos que devem ser priorizados são: o ácido salicílico, ácido azelaico, ácido glicólico e niacinamida, pois eles possuem ação sebo reguladora, hidratante e deixam a pele mais ilumidada. 

The Whitney Madueke - pele negra - pele negra - inverno  - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: The Whitney Madueke (Reprodução/Instagram)

_pele negra e acneica

Nós já adiantamos que por produzir muito sebo a pele negra possui maior tendência a formação de espinhas, por isso os cuidados devem ser pensados para controlar essa oleosidade. Dra. Katleen recomenda sempre usar sabonetes com ácido glicólico e mandélico, unido ao hidratante peróxido benzoíla e finalizar com o filtro solar destinado à peles oleosas.

Wladia Góes - pele negra - pele negra - primavera - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Wladia Góes (Reprodução/Instagram)

_pele negra e madura

Se você possui pele negra madura, deve ter cuidados que prezem pela hidratação como a vitamina C e o ácido hialurônico, eles podem estar presentes em hidratantes e séruns que devem ser usados diariamente. Outro tipo de ativo que deve estar presente no skincare das peles maduras são aqueles que promovem a uiformização e suavização das rugas, como matrixil e o ácido retinóico.

Deixe um Comentário
Você também vai gostar