Guia de cuidados com as unhas: como lixar, cortar e esmaltar

por Inaê Ribeiro

Fazer as próprias unhas em casa pode ser uma terapia para muitas pessoas. Ter um tempo para cuidar de si mesma, escolher a cor do esmalte enquanto escuta uma música ou assiste uma série é sim super relaxante. Apesar de cada pessoa ter sua própria rotina de cuidados com as unhas existem algumas dicas e diretrizes que todos devem seguir, isso porque serão elas que irão garantir um resultado final satisfatório e claro, preservar a saúde de quem recebe nossas nail arts

A maneira que lixamos, cortamos e até mesmo os cuidados com as unhas na esmaltação e com a cutícula irão determinar a durabilidade da sua manicure. Mas convenhamos, há quem ainda acredite que lixar as unhas é só um passatempo, como vimos por tanto tempo em filmes ou que não existe um direcionamento na hora de passar o esmalte. Se você está surpresa em saber que isso existe, vem com a gente descobrir como melhorar os seus  cuidados com as unhas e garantir uma manicure perfeita. 

Hang Nguyen - unhas - cuidados com as unhas - primavera - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Hang Nguyen (Reprodução/Instagram)

_como cortar

O cortador de unha é uma ferramenta que qualquer pessoa acha essencial ter em casa e ele é o primeiro passo para os cuidados com as unhas, seja em casa ou com um profissional. Apesar de parecer ser algo simples, que fazemos a vida toda, se o corte não for realizado da maneira correta, pode causar unhas encravadas, principalmente nos pés. 

A decisão da escolha do seu cortador de unha deve ser tomada a partir de alguns critérios. O primeiro deles é com relação ao material, prefira os de aço inoxidável, eles são afiados, fortes e não exigirão que você realize muita pressão sobre a unha. O formato também é muito importante, e para ser escolhido devemos levar em consideração tanto o das suas unhas quanto dos cortadores. Quem possui unhas quadradas ou ovais deve optar pelo acessório reto, já as donas de unhas redondas, ovais ou amendoadas, os curvos. Isso irá garantir que você as corte de uma maneira mais fácil e segura.

Sarah - unhas - cuidados com as unhas - primavera - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Sarah (Reprodução/Instagram)

_lixando

Após cortar suas unhas é chegado o momento de lixar, para garantir que nenhuma pontinha irá ficar arranhando ou até mesmo estragar aquelas peças de roupa mais delicadas. Porém, o processo não é assim tão simples, a começar no fato que existem diversos modelos de lixas disponíveis no mercado e então surge a dúvida de qual é a perfeita. Existem algumas recomendações quanto ao produto, mas as preferidas e mais indicadas pelos profissionais são as de vidro, por serem mais gentis e de longa durabilidade e as ainda mais sugeridas, as almofadas, que também são super delicadas, mas ainda possuem como benefício extra a mobilidade e flexibilidade, se adaptando melhor à movimentação.

Depois que você adquiriu o acessório correto é hora de começar a lixar e isso deve ser feito sempre com as unhas secas, pois elas absorvem muita água e ficam mais maleáveis, tornando a quebra mais fácil. A maneira que você lixa também deve ser correta para que seus cuidados com as unhas sejam eficientes. O ideal é começar sempre pelo canto externo indo para o meio e sem aquele movimento de vai e vem que tanto vimos em filmes, procure sempre seguir a mesma direção, isso irá proteger sua unha de quebrar, oferecendo um acabamento liso. 

Com a popularização dos alongamentos de unhas, tivemos mais oportunidades de testar diferentes formatos, mas quando se trata das naturais o ideal é seguir o desenho natural. Então, analise a base das suas, se for direto, o formato quadrado é o melhor, já as que possuem uma profundidade nas laterais, devem optar pelo redondo ou oval.

Sarah - unhas -  cuidados com as unhas - primavera - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Sarah (Reprodução/Instagram)

_e a cutícula?

A remoção de cutículas é repleta de polêmicas, há quem seja contra a retirada delas, por isso prefere apenas empurrar para trás, enquanto outras sempre retiram, mas não importa qual seja a sua preferência, temos dicas para os dois casos. Porém atenção, a remoção delas com um alicate deve ser realizada de uma maneira delicada e sem exagero, caso contrário, pode haver formação de ondulações. 

A primeira dica é aproveitar o momento do banho, que as pelinhas estão mais moles para empurrá-las com a ajuda dos dedos mesmo, se caso ficar alguma parte que você deseja retirar, faça com um alicate logo em seguida. O corte deve ser feito com um alicate de aço inox e bem amolado, posicione-o próximo à base da pele extra, abra e feche. Nunca puxe as cutículas, isso pode fazer com que rasgue alguns centímetros em seu dedo, causando mais danos do que benefícios. 

Se você prefere não cortá-las, aposte nos cremes removedores. Esses produtos irão tornar a dissolução mais fácil e amolecer a pele, então após aplicá-los, é só usar um empurrador de aço inoxidável para suavizar o resto das cutículas.

Melanie - unhas - cuidados com as unhas - primavera - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Melanie (Reprodução/Instagram)

_hora do esmalte

É chegado o momento mais esperado, passar a cor de esmalte escolhida. Por aqui, já te ensinamos como evitar a formação de bolhas e devemos dizer, que a esmaltação é uma grande aliada neste momento. Inicie sempre com a aplicação da base, ela irá preparar as unhas para receberem a cor desejada, depois dele, ao aplicar o esmalte, inicie sempre do meio das unhas e leve até as laterais e pontas, mas atenção, evite aplicar muito próximo à cutícula, pois isso pode fazer com que ele saia com mais facilidade.

Depois que você pintar suas unhas até as pontas, é chegada a hora de finalizar com um top coat, o produto irá trazer mais brilho e garantir um acabamento que ajudará na durabilidade da sua manicure.

Deixe um Comentário
Você também vai gostar