Guia de cuidados com o cabelo: como recuperar a definição dos cachos

por Inaê Ribeiro

Após uma descoloração ou o uso constante de chapinha, você percebe que seu cabelo já não possui a mesma definição de antes. O desespero bate e tudo que você busca é uma maneira de recuperar a definição dos cachos.

Infelizmente, quando os fios são 'queimados' não há como repará-los totalmente, mas existem alguns cuidados que podemos adotar para melhorar sua saúde. Então, se você estava em busca de dicas para recuperar a definição dos cachos, vem com a gente que te ensinamos o passo a passo. Ah! Spoiler, a hidratação vai ser sua melhor amiga durante esse processo.

@hannahmendez.x - cachos-morena-negra-crespo-cabelo - definição dos cachos - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: @hannahmendez.x (Reprodução/Instagram)

deixe as ferramentas de calor de lado

Um dos principais culpados pela perda da definição dos cachos são as ferramentas de calor. Depois que os fios estão queimados, não há nada que você possa fazer a não ser esperar o crescimento de novos. Então, busque deixe o secador de lado e opte por finalizações que não irão precisar do item.

@pennyfroreal - cacho-crespo-cabelo-loiro-morena-iluminada - definição dos cachos - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: @pennyfroreal (Reprodução/Instagram)

mergulhe nos tratamentos capilares

Seja através de tratamentos profissionais ou de uma hidratação feita em casa, o que seu cabelo necessita agora são de cuidados que irão hidratar e nutrir. Tanto os fios danificados pela descoloração, quanto os queimados pelas ferramentas de calor, precisam de um condicionamento profundo para que haja a recuperação da definição dos cachos.

O processo de regeneração capilar é lento e necessita paciência, mas acredite, no final irá valer a pena. Para iniciar o seu processo de recuperação, utilize um shampoo anti resíduos, mas atenção, ele não deve ser usado semanalmente, pois pode ressecar ainda mais os seus fios. Em seguida, aposte nas máscaras de hidratação e nutrição, essas sim deve ser usadas semanalmente, de preferência intercalando o uso das duas. Se você faz parte das fãs de tratamentos naturais, aposte na mistura de abacate e azeite de oliva na hora de criar seu tratamento caseiro.

@abbiecurls - cacho-cacheado-cabelo-crespo - definição dos cachos - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: @abbiecurls (Reprodução/Instagram)

tenha um protetor térmico

Alertamos que, o melhor nesse momento é deixar o secador de lado na hora de definir os cachos, mas nos dias em que ele for indispensável, não esqueça do protetor térmico. Seja através de um produto destinado a isso ou de cremes para definição que já possuam esse fator, o importante é que seus cachos estejam protegidos da exposição excessiva ao calor.

@jaelenmitchell - cacheado-cabelo-ruivo-ruiva-cachos - definição dos cachos - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: @jaelenmitchell (Reprodução/Instagram)

e um protetor capilar

Não importa qual seja a curvatura, todos os cabelos estão expostos a danos externos, como sol, poluição e ventos. Por isso, sempre aplique protetores capilares, principalmente nos dias de piscina e praia, para evitar danos futuros.

Leal Alexander - cacho-cacheado-negra-preto- - definição dos cachos - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Leal Alexander (Reprodução/Instagram)

escolha os finalizadores corretos

Nem todos os finalizadores são iguais. Quando desejamos recuperar a definição dos cachos, é importante buscar aqueles que possuem fatores hidratantes, restauradores e protetores. Aposte nos que são ricos em ingredientes umectantes, emolientes, glicerinas e ceramidas, que ajudam a prevenir danos. 

Os produtos que contém óleo de amêndoa doce são muito recomendados, já que as vitaminas e o ácido ômega ali presentes, são excelentes para o couro cabeludo e ajudam no crescimento.

Candice Sabiduría - cabelo-cacheado-crespo - definição dos cachos - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Candice Sabiduría (Reprodução/Instagram)

aposte no corte

Mesmo que coloque em prática todos esses cuidados, apenas um corte será capaz de eliminar toda a parte danificada. Vá até o seu cabeleireiro e peça para que ele tire as pontas mais prejudicadas, mas também mantenha seus cuidados em casa. Com certeza seus cachos estarão em sua melhor forma em pouco tempo.

LEIA MAIS: 

Cachos definidos: truques e segredos para finalizar o cabelo

A história do Bantu Knots e como fazer em casa

9 cortes que estão em alta para cabelo cacheado

Você também vai gostar