Guia de cuidados com o cabelo: como tratar o cabelo quebradiço

por Inaê Ribeiro

Quando falamos sobre queixas em relação aos fios, o cabelo quebradiço está entre as principais reclamações nos salões de beleza. A diferença no comprimento e a aparência de fios enfraquecidos são alguns dos sinais que podemos notar nesse cenário.

O problema surge quando o cabelo tem contato constante com ações que interferem em sua saúde, como processos químicos, ou que não recebem o devido cuidado. A boa notícia é que existem maneiras de combater, ou até mesmo evitar que o cabelo quebradiço aconteça. Mas, vale lembrar que, antes de você adotar esses novos hábitos capilares, é importante identificar os motivos da sua quebra, para criar o seu plano de ação perfeito. Então, continue por aqui para entender as causas do cabelo quebradiço e, claro, como recuperá-lo.

@b_shack - cabelo-cacheado-negra - cabelo quebradiço - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: @b_shack (Reprodução/Instagram)

as causas do cabelo quebradiço

Existem alguns fatores que podem causar o cabelo quebradiço, entretanto, algumas curvaturas estão mais propensas a sofrer com esse aspecto. As cacheadas e crespas são as maiores vítimas da quebra, pois o óleo produzido pelo couro cabeludo, não consegue percorrer todo o fio, causando um ressecamento natural. Logo, quanto mais fechado for o cacho, mais suscetível a quebra ele está.

tintura

Fora a curvatura, a tintura também deixa os fios mais frágeis. Quem realiza tingimento ou descoloração com frequência, provavelmente, já notou uma quebra excessiva, principalmente nos fios mais rente à cabeça. Além desses, relaxamentos e alisamentos também podem tornar o cabelo quebradiço, assim como o uso frequente de ferramentas de calor. Por isso é tão importante utilizar um protetor térmico antes de utilizar o secador ou chapinha.

penteados

Infelizmente, não são apenas ações pontuais que danificam o cabelo, alguns hábitos diários também influenciam. Prender os fios em rabos de cavalo, coques, tranças e até mesmo estilizar o baby hair, podem contribuir para o problema. Quanto mais apertados e frequentes forem os penteados, maior o risco de danificar, por isso, evite usá-los com frequência, ou prefira prefira prender com delicadeza.

Monikh - cabelo-liso-ondulado - cabelo quebradiço - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Monikh (Reprodução/Instagram)

como tratar em casa

As causas são variadas, e as soluções também são, afinal, devemos identificar e tratar o problema correto. Para cabelos quebradiços por conta dos penteados, a solução é dar uma pausa em seu uso. Já para outras causas, outros tratamentos específicos devem ser realizados. Abaixo listamos alguns deles:

seja gentil ao lavar

Os cuidados com o cabelo se iniciam na lavagem. Ao utilizar o seu shampoo, aplique nos fios com delicadeza, massageando o couro cabeludo. É importante evitar a aplicação do produto nas pontas, pois elas já são naturalmente fragilizadas.

Ah! Também é legal dar preferência aos shampoos destinados ao tratamento anti-quebra, pois eles são formulados com os nutrientes necessários para a recuperação.

remova o excesso de água

Nosso cabelo é mais vulnerável quando está muito molhado, então, outro truque simples para tratar - e evitar - o cabelo quebradiço é remover o excesso de água antes de aplicar a máscara de hidratação. Além dos fios não estarem tão frágeis, eles irão absorver melhor todos os nutrientes da máscara.

Char  - cabelo-cacheado-negra-ressecamento-ressecado - cabelo quebradiço - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Char (Reprodução/Instagram)

capriche na hidratação

Se o seu problema é a falta de nutrição, então, é hora de devolver as vitaminas para seus fios. Procure por máscaras nutritivas e tratamentos ricos em proteínas, pois esse ingrediente irá devolver a elasticidade para seus fios. Uma dica é ir até o seu salão de confiança, peça para seu cabeleireiro realizar o tratamento ou te indicar os produtos corretos.

e no protetor térmico

Por fim, nunca se esqueça do protetor térmico. Por mais que você diminua o uso das ferramentas de calor, elas ainda continuam sendo muito para o seu cabelo lidar sem 'ajuda'.

LEIA MAIS: Guia de cuidados com o cabelo: como recuperar fios ressecados

A manteiga capilar irá salvar seus fios do ressecamento

Porosidade capilar: descubra qual o nível da sua e como tratar

Você também vai gostar