Guia de cuidados com o cabelo: como recuperar fios ressecados

por Inaê Ribeiro

São vários os motivos que levam aos fios ressecados e com frizz, mas na maioria dos casos, a principal culpada é a falta de hidratação. A textura, a porosidade, os níveis de proteína e até mesmo os seus hábitos, influenciam na quantidade de hidratação que seus fios necessitam, mas além disso, a textura do cabelo também é um grande fator. Por exemplo, as madeixas cacheadas e crespas são naturalmente mais ressecadas.

Além das características naturais do cabelo, os fios ressecados podem ocorrer devido à exposição a agentes externos como, sol, cloro, uso de ferramentas de calor e procedimentos químicos. Seja qual for a causa da geração dos fios opacos, frágeis e com excesso de frizz, são necessários alguns cuidados para recuperar sua saúde, e é isso que iremos te ensinar hoje. Então, vem com a gente para descobrir como se livrar dos fios ressecados.

Laulanne Cecilia - cabelo-cacheado-negra-ressecamento-ressecado - fios ressecados - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Laulanne Cecilia (Reprodução/Instagram)

comece pelo shampoo

O uso de produtos errados também pode influenciar na saúde de seus fios. O cabelo ressecado necessita de uma atenção especial na escolha do shampoo, por isso, ao invés de optar por aqueles que realizam uma limpeza profunda, prefira os mais suaves e hidratantes. Além de remover as impurezas, eles irão acelerar o processo de recuperação dos fios. 

@brunabear - cabelo-ressecado-chapinha-babyliss - fios ressecados - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: @brunabear (Reprodução/Instagram)

capriche na hidratação

Já alertamos que uma das principais causas dos fios ressecados é a falta de hidratação, então escolha uma máscara rica em nutrientes para devolver brilho e maciez. A hidratação é responsável por recuperar toda a água perdida pela fibra capilar, além de ser a porta de entrada de todos os outros tratamentos que seu cabelo necessita. Aposte em uma máscara e faça o tratamento de duas a três vezes por semana, seguindo o tempo recomendado nas instruções do produto.

Christine Cruz - cabelo-cacheado-negra-ressecamento-ressecado - fios ressecados - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Christine Cruz (Reprodução/Instagram)

dê uma chance para a umectação

Outro processo que irá ajudar na recuperação de seus fios, é a nutrição, que é um tratamento rico em óleos. Você pode utilizar uma máscara capilar destinada a esse cuidado, ou investir na umectação, processo super poderoso. O procedimento devolve lipídios - a oleosidade natural - para a fibra capilar, retirando o aspecto seco. Com seu óleo capilar escolhido, envelope mecha por mecha, deixando agir por algumas horas antes de lavar o cabelo.

@mexicanbutjapanese - cabelo-liso-ondulado-morena-iluminada - fios ressecados - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: @mexicanbutjapanese (Reprodução/Instagram)

prefira a água fria

A temperatura da água utilizada na lavagem também influencia no resultado final do seu cabelo. A água quente tende a piorar o aspecto seco, já a fria ajuda a selar as cutículas, o que aumenta o brilho dos fios. Por isso, dê preferência à água fria ao lavar as madeixas, e durante o inverno, uma solução é fazer o último enxágue com a temperatura mais baixa. Aos poucos você irá sentir que a aparência de fios ressecados está indo embora.

Lihem Russom  - cabelo-ressecado-chapinha-babyliss - fios ressecados - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Lihem Russom (Reprodução/Instagram)

utilize leave-in no cabelo molhado

Um dos maiores erros cometidos pelas pessoas de cabelo cacheado, que querem se livrar do ressecamento, é aplicar os finalizadores no cabelo seco. Tenha em mente que, esse hábito faz com que o frizz se torne mais evidente, uma vez que o cabelo tenta absorver a umidade. 

A aplicação do leave-in deve ser feita, então, no cabelo molhado, para estimular a absorção da umidade da água e do produto. Escolha aqueles ricos em óleos e nutrientes, para que tratem o seu cabelo ao longo do dia.

LEIA MAIS: A manteiga capilar irá salvar seus fios do ressecamento

Como manter a saúde do cabelo cuidando em casa

Guia do cabelo tingido: como cuidar do cabelo em casa

Você também vai gostar