GUIA DO CABELO TINGIDO: como cuidar do cabelo em casa

por The Look Stealers

A sensação depois de um tempo analisando as tendências de coloração e finalmente decidindo qual você irá aderir pensando no resultado final é única. Ter o cabelo tingido, com brilho e maciez é objetivo de muitas mulheres, mas chegar nesse saldo não é nada fácil, e isso faz com que muitas pessoas desistam da mudança, pela dificuldade envolvida em cuidar do cabelo pós coloração.

Não podemos negar que a tintura danifica sim os fios, afinal, é uma química forte na fibra capilar, mas isso não deve ser um fator que te faça desistir de ter os fios coloridos, tá? Hoje, existem diversos produtos de qualidade que irão garantir que as suas madeixas permaneçam saudáveis mesmo com a coloração, além de cuidados básicos que você pode ter em casa, por isso, com a ajuda da cabeleireira Bárbara Giriotas, reunimos as melhores dicas para você cuidar do cabelo tingido em casa. Vem com a gente: 

LOTTIE - cabelo rosa  - cuidar do cabelo - inverno - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Lottie (Reprodução/Instagram)

_água fria sempre

O primeiro passo para cuidar dos cabelos tingidos em casa é lavá-los com água fria sempre que possível. O uso frequente de água quente retira as camadas protetoras do cabelo, desmontando a cor, deixando os fios opacos, com mais frizz, além de diminuir a força. Para as que possuem cores fantasia, como o rosa e o azul, lavar com água fria é ainda mais importante, já que os tons desbotam com mais facilidade do que as outras tonalidades. 

Amanda Walker -  morena iluminada - cuidar do cabelo - inverno - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Amanda Walker (Reprodução/Instagram)

_hidrate

A hidratação é importante tanto antes de pintar o cabelo quanto depois que da tintura. Um cabelo bem cuidado pré-química garante que a cor será aderida da melhor e mais pigmentada maneira, além da textura ficar mais macia e suave. Agora que você já pintou o cabelo, mantenha a hidratação semanalmente, segundo Bárbara, um cabelo com coloração ou mechas possui alteração em seu pH e é através dos tratamentos que você irá recuperá-lo. Quando menor a porosidade, mais intensa e brilhante será a sua cor.

India Alexandrial - cabelo platinado - cuidar do cabelo - inverno - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: India Alexandrial (Reprodução/Instagram)

_use produtos específicos

Cuidar do cabelo com produtos específicos é a maneira mais eficiente de garantir que eles estarão saudáveis, fortes e com a cor por muito mais tempo. Para as loiras ou platinadas, a recomendação de Bárbara é que a cada quinze dias você utilize um shampoo violeta para manter a cor mais fria, evitando as máscaras matizadoras, pois elas podem manchar ou até mesmo escurecer o seu cabelo com o uso contínuo. Já as ruivas ou coloridas, devem optar por shampoos sem espuma. Esse tipo de produto limpa o couro cabeludo de maneira suave sem agredir ou remover o pigmento que você tanto desejou. 

Yasmine Golotchoglova - cabelo ruivo - cuidar do cabelo - inverno - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Yasmine Golotchoglova (Reprodução/Instagram)

_evite o secador

As altas temperaturas do secador podem danificar seus fios ao queimá-los, deixando opacos, sem cor e com pontas duplas, por isso, é muito importante que você evite o uso dessa ferramenta, assim como a chapinha e o babyliss. Deixe o seu cabelo secar naturalmente, preservando assim o seu brilho e forma natural. Mas, quando for realmente necessário o uso, mantenha o secador a mais ou menos quinze centímetros do cabelo, usando sempre um protetor térmico antes.

Scatty Lu - cabelo cacheado colorido - cuidar do cabelo - inverno - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Scatty Lu (Reprodução/Instagram)

_confie no profissional

Sabemos que a tentação de pintar ou retocar o cabelo em casa é grande, mas é essencial que você confie no profissional de beleza, afinal, ele saberá reconhecer todos os sinais que seu cabelo está apresentando e qual a maneira de atingir o melhor resultado possível, garantindo que você tenha um cabelo tingido, mas também saudável. Bárbara ainda reforça: "coloração não clareia coloração, por isso nunca aplique uma cor mais clara por cima do que você já tem pensando que o cabelo vai ficar igual a caixinha", então, mostre fotos de referência do tom que você deseja atingir e deixe que a cabeleireira faça o trabalho. 

Max - cabelo tingido - cuidar do cabelo - inverno - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Max (Reprodução/Instagram)

_o sol não é tão amigo

Uma maneira de você cuidar do cabelo é evitar a exposição ao sol e raios UV, pois além de prejudicar as madeixas eles também irão desbotar a cor. O sol clareia naturalmente o cabelo e ainda quebra as ligações químicas presentes na tinta. Em dias que estiver exposta aos raios solares, invista em acessórios como bonés e chapéus, além de protetores capilares.

Você também vai gostar