GUIA DO CABELO TINGIDO: qual a diferença entre cabelo tingido, descolorido e tonalizado

por The Look Stealers

O desejo de mudança no visual faz parte das nossas vidas. Qualquer alteração que vivemos desperta a vontade de um novo estilo de corte ou de apostar em um cabelo tingido ou colorido. O isolamento social aumentou ainda mais o nosso interesse nas mudanças capilares, e nos momentos mais seguros, muitas correram até o salão para mudar o visual, sempre com todos os cuidados possíveis. 

O processo de escolha do que fazer no cabelo é cheio de dúvidas, afinal, são várias opções e queremos fazer a escolha ideal para atingir o resultado que desejamos. Existem diversos tipos de tintura, você pode ter um cabelo tingido, descolorido ou tonalizado, e eles diferem através do seu processo de realização, componentes e resultado final. Para você saber o que cada um significa conversamos com a cabeleireira Talita Reis, especialista em coloração, para desvendar cada tipo, vem ver:

Isabelle Mathers - cabelo tingido - cabelo tingido - inverno - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Isabelle Mathers (Reprodução/Instagram)


_cabelo tingido

O cabelo tingido é provavelmente o mais comum e conhecido, ele é aquele clássico nos salões de beleza. Tingir o cabelo significa aplicar uma coloração nos fios e aí pode ser uma tinta de cabelo ou até mesmo um tonalizante.

A coloração são tintas que possuem amônia em sua composição, elas agridem um pouco mais o cabelo, mas o seu processo abre as camadas dos fios, o que altera sua estrutura natural, fazendo a cor aderir ao cabelo. Ou seja, se você deseja uma coloração permanente, essa é a escolha ideal.

Alise - cabelo - cabelo tingido - inverno - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Alise (Reprodução/Pinterest)

_cabelo tonalizado

O tonalizante é o processo que menos agride e altera a estrutura natural do fio, fazendo com que ele seja o escolhido por quem faz outro tipo de química. Esta coloração geralmente não possui amônia, então ela fixa apenas na parte superficial do fio, oferecendo um resultado que dura por menos tempo, ao contrário do cabelo tingido. Mas, além de ser ótima para quem faz outras químicas, os seus outros benefícios são intensificação do tom e mais brilho ao cabelo.

Mikaela Reidy - cabelo - cabelo tingido - inverno - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Mikaela Reidy (Reprodução/Instagram)

_cabelo descolorido

Se você deseja ficar loira ou ter o cabelo colorido, a descoloração é o processo necessário para você. Ela é responsável por retirar o pigmento natural do cabelo, por meio da oxigenação dos fios, que acontece pela junção da água oxigenada e um agente descolorante. 

Qualquer pessoa que deseja chegar a um tom de cabelo bem mais claro do que o original, irá passar pela descoloração, inclusive as ruivas - mas isso não é uma regra e varia de acordo com cada cabelo. E o que vai determinar quão claro o cabelo irá ficar é a volumagem da água oxigenada e o tempo de exposição no cabelo. Quanto maior o volume, mais descolorido será o fio.

Resumindo, a descoloração serve para retirar a cor do cabelo, já a coloração e tonalização irão ou devolver a cor após um processo de descoloração ou colocar uma cor por cima.

Você também vai gostar