Guia dos cosméticos naturais: como iniciar o uso

por Inaê Ribeiro

A nossa pele é um dos maiores órgãos do corpo e nós, com todos os produtos que usamos, costumamos expô-la a vários químicos todos os dias, você sabia disso? Diversos ingredientes presentes em nossos cosméticos, seja para pele ou cabelo, não são realmente benéficos para nossa saúde, e isso, unido ao fato que estamos cada vez mais preocupados com o meio ambiente e preservação dos recursos naturais, criou-se o interesse pelos cosméticos naturais

Amantes de beleza que somos, é comum o grande número de produtos em nossas prateleiras e todos comprados quando ainda não tínhamos esse pensamento e prioridade em consumir produtos orgânicos ou naturais. Agora que estamos com esse desejo, em muitos casos, surge a dúvida por onde iniciar a troca, qual produto comprar primeiro e quais critérios seguir, por isso, hoje selecionamos algumas dicas que irão te ajudar neste processo.   

THI NG  - cosmésticos naturais - cosmésticos naturais - inverno - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: THI NG (Reprodução/Instagram)

_porque iniciar a troca

Estudos mostram que vários dos ingredientes de produtos convencionais que consumimos são tóxicos para nossa pele, gerando irritação, alergia e até mesmo câncer, além disso, com o uso deles a longo prazo, o que deveria ser um tratamento, na verdade irá adiantar o envelhecimento de nossa pele e gerar manchas, e isso por si só já deveria ser um grande incentivador da troca. 

Unido o fato que não podemos controlar todas as toxinas que estamos expostas e alguns ingredientes que consumimos acabam gerando essa irritação, temos o fato de que produtos naturais funcionam melhor em nossa pele. Os compostos de cosméticos naturais são escolhidos pensando em como irão melhorar nossa cútis, garantindo nutrição e outros benefícios. Inclusive, essa lista (de benefícios) é grande, por isso, temos mais um dado para te incentivar a fazer a troca: a responsabilidade ambiental.

Um produto orgânico e natural não se trata apenas de sua composição, mas também da sua embalagem com uso de menos plástico, um dos maiores vilões da natureza, além do respeito com os animais, já que os cruelty free.

Instyle - cosmésticos naturais - cosmésticos naturais - inverno - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Instyle (Reprodução/Pinterest)

_como iniciar

Se todos ou até mesmo um dos motivos citados acima te convenceu a iniciar a troca, mas você ainda está cheia de produtos convencionais e não sabe por onde começar, nós selecionamos algumas dicas que irão tornar esse processo mais leve e fácil. 

_termine seus produtos antigos

Se estamos iniciando a transição para cosméticos naturais é porque acreditamos em todos os seus benefícios e nos preocupamos com o meio ambiente, logo, não podemos desperdiçar nossos produtos. O primeiro passo para que o processo seja realmente efetivo é acabar com os produtos convencionais que você já possui, assim você não irá jogar fora um dinheiro já gasto e até mesmo todo o processo que aconteceu para ele ser produzido. Quando o produto for finalizado, descarte a embalagem corretamente, levando-a para um centro de reciclagem já limpo. 

_descubra seu tipo de pele

Saber qual é o seu tipo de pele é importante para que os tratamento estéticos funcionem da melhor maneira, então enquanto está vivendo o processo de transição de produtos, aproveite para observar todos os sinais que sua pele apresenta afim de identificar qual o tipo dela. 

Apesar de todos os benefícios, alguns dos ingredientes orgânicos não funcionam para todo tipo de pele, cada pessoa irá reagir diferente à uma marca e fórmula e isso é totalmente comum. Uma dica para que você identifique se tal produto irá funcionar para sua pele é adquirir ele em tamanho menor, assim você tem a chance de testar antes de comprar o real. 

_inicie aos poucos

Você não precisa fazer a transição para os cosméticos naturais de uma só vez. Inicie aos poucos, com um produto de cada vez, pode ser comprando um novo blush, já que o seu acabou ou até mesmo mudando para o coletor menstrual. Uma dica muito boa é fazer uma lista dos produtos que você usa e analisar ali qual você ainda possui muito produto e qual em breve você poderá trocar. Aproveite o momento para brincar com suas pesquisas, testar uma marca e na próxima comprar uma outra diferente, assim você consegue entender qual possui a fórmula ideal para sua pele.

_estabeleça uma prioridade

Quando você iniciar o uso de cosméticos naturais, é importante estabelecer uma ordem de prioridade para troca. É importante que você inicie pelos produtos de skincare, como hidratantes, sabonete, tônicos, já que são eles os responsáveis pelo cuidado com sua pele. Depois deles vem os que ficarão por mais tempo em contato com sua pele, como as bases e protetores solares, já que nossa pele ficará por horas absorvendo o produto e, no caso do protetor solar, ser até mesmo reaplicado durante o dia. 

_leia a composição

Quanto mais você estudar sobre a indústria de produtos orgânicos mais você irá entender o que cada composto significa, qual funciona para você e qual deve ser evitado, mas isso você só saberá ao ler o rótulos dos cosméticos. Para te ajudar a entender se os ingrediente são realmente bons, existe um aplicativo que faz esse trabalho, o Think Dirty, para usá-lo basta posicionar o código de barra do produto na sua câmera e ele irá emitir uma nota sobre aquele produto, super prático e aos poucos você vai entendendo tudo sobre. 

_tenha paciência

Decidir iniciar o uso de cosméticos naturais não acontece do dia para noite, assim como a adaptação de nossa cútis. A pele produz um sebo natural que ajuda a mantê-la hidratada, mas alguns produtos convencionais retiram esse óleo natural, por exemplo os shampoos, eles possuem tantos ingredientes para não deixar os fios oleosos que nosso couro cabelo faz um esforço maior para repor ele naturalmente. Quando você para o uso desses produtos, o corpo ainda está acostumado com a produção exagerada de óleo, então por um tempo pode parecer que os cosméticos naturais ou orgânicos não estão funcionando, mas na verdade é que seu corpo ainda esta se adaptando, então seja paciente e deixe ele viver o processo.

Deixe um Comentário
Você também vai gostar