Todas as etapas do cronograma capilar são importantes, mas a hidratação para cabelo crespo se destaca como uma das principais formas de manter os fios saudáveis, macios e brilhosos. Essa etapa, responsável por repor a água dos cabelos, é essencial mesmo para quem não utiliza ferramentas de calor ou química, já que a desidratação pode ser causada por fatores como poluição e clima. Por isso, dentro do cronograma capilar, a hidratação é a única etapa recomendada semanalmente.
Se você tem cabelos crespos, manter a hidratação pode não ser a parte mais fácil da rotina de cuidados, mas pode ficar tranquila: não é impossível! Aqui embaixo nós vamos te explicar a melhor forma de combater o ressecamento e manter os fios hidratados por bastante tempo. Confira.
por que a hidratação para cabelo crespo é tão importante?
Quando falamos de diferentes tipos de cabelos, vale reforçar que os formatos não determinam apenas sua aparência: os cuidados necessários também são diferentes graças a ele. No caso dos cabelos crespos, a estrutura em espiral dificulta a chegada da oleosidade natural do couro cabeludo até as pontas. Isso faz com que o comprimento dos fios crespos seja naturalmente mais seco do que a raiz e, também, que ele tenha uma tendência maior ao ressecamento graças às microagressões do dia a dia.
Ou seja: a hidratação capilar é um processo essencial na rotina de cuidados com cabelo crespo, já que é o pontapé inicial para evitar o ressecamento, as pontas duplas, a quebra e outros problemas, como o aspecto opaco e a porosidade dos fios. O tratamento deixa os fios macios, brilhosos e ainda preserva a elasticidade natural dos cabelos.

qual a melhor máscara de hidratação para cabelo crespo?
Com tantas opções disponíveis, escolher os melhores cremes para cabelos crespos, aqueles que vão mudar o seu dia a dia de tratamentos, pode não ser a tarefa mais simples. Para dar uma facilitada no processo, fica a principal dica: procure sempre por opções de máscaras de tratamento que tenham extratos, frutas, plantas e algas como base da composição. Bons exemplos são aloe vera, pantenol, glicerina, mel e ceramidas. Como as hidratações podem acontecer mais de uma vez na semana, você pode intercalar ativos diferentes para um resultado potencializado.
Para dar uma mãozinha maior ainda na hora da escolha, separamos algumas opções de creme de hidratação perfeitos para entrarem na sua lista de melhores produtos para cabelos crespos. Dá uma olhada!
• Máscara de Hidratação Widi Care As Máscaras Super Poderosas: com ácido hialurônico e rosa mosqueta, ela age auxiliando no rejuvenescimento dos fios, aumentando sua elasticidade e hidratando os cabelos;
• Máscara de Hidratação Blends Inoar: combinando óleos botânicos e veganos com um complexo de vitamina C para cabelos, esta máscara oferece alta hidratação, brilho intenso, maciez e maleabilidade aos fios;
• Lola Cosmetics Be(m)dita Ghee Banana e Aloe Vera: com banana, óleo de jojoba, algas, aloe vera e água de coco, esta manteiga de hidratação entrega maciez e brilho, devolvendo a umidade natural dos cabelos crespos;
• Máscara de Hidratação Lola Cosmetics Eu Sei o Que Você Fez na Química Passada: para quem faz tratamentos químicos nos fios, esta máscara fortalece, protege a cor e o brilho, tem propriedades antioxidantes e também melhora a capacidade de retenção de água, prolongando a hidratação;
• Máscara de Hidratação Redken All Soft Heavy: com óleo de argan e um complexo hidratante, esta máscara tem ação antifrizz e recupera a maciez e o brilho dos fios;
• Máscara de Tratamento Lola Cosmetics Morte Súbita Super Hidratante: com óleo de coco, proteína hidrolisada, aloe vera e pantenol, ela penetra profundamente no cabelo para hidratar e restaurar força, saúde e brilho.
hidratação caseira para cabelo crespo: alguns alimentos também podem ajudar a deixar os fios mais saudáveis
As diferentes opções de hidratação caseira para cabelo crespo também podem entrar no seu cronograma capilar como uma variação do cuidado. Diversos ingredientes têm propriedades hidratantes e e a capacidade de fazer muito pela saúde dos seus fios. Eles podem ser aplicados sozinhos nos cabelos ou misturados com uma máscara de tratamento. Confira algumas opções de misturinhas caseiras para hidratar o cabelo e as dicas de como aplicá-las aqui embaixo!
1. abacate e óleo de coco: misture meio abacate amassado com uma colher de sopa de óleo de coco — ou siga essa proporção para quantidades maiores. O abacate é rico em vitaminas e o óleo de coco ajuda na retenção de água, o que resulta em fios macios, hidratados e brilhosos. Veja mais sobre os benefícios do abacate para os cabelos.
2. babosa e óleo de coco: a babosa, também conhecida como aloe vera, hidrata profundamente e fortalece os cabelos. Para a hidratação caseira, junte o gel de uma folha de babosa com uma colher de sopa de óleo de coco e aplique nos fios. Se quiser saber mais, veja os benefícios da babosa no cabelo.
3. banana e azeite de oliva: enquanto a banana é rica em potássio e vitaminas, o azeite de oliva é responsável por nutrir e hidratar os fios, selando a cutícula capilar. Para o tratamento, misture uma banana madura amassada ou batida com uma colher de sopa de azeite de oliva. Importante ressaltar que é necessário usar sempre o extravirgem;
4. óleo de coco e mel: o mel é um umectante natural que vai reter a umidade devolvida pelo óleo de coco e melhorar a elasticidade dos fios. A proporção, neste caso, é sempre de 1:1: use a mesma quantidade dos dois ingredientes para a mistura antes de aplicar nos fios.
dicas gerais para fazer hidratação caseira em cabelo crespo
• Aplique sempre com os cabelos úmidos depois do shampoo;
• Deixe agir nos fios por um intervalo de 20 a 30 minutos;
• Evite o contato da misturinha caseira com o couro cabeludo e concentre a aplicação no comprimento;
• Para conseguir uma quantidade da mistura que seja suficiente para aplicar no cabelo todo, você pode misturar os ingredientes com uma máscara de tratamento;
• Depois do enxágue, use o condicionador e finalize os fios normalmente.
como hidratar o cabelo crespo no dia a dia?
Depois de escolher os produtos ideais, para acertar no processo de como hidratar cabelo crespo a longo prazo você vai precisar usar as máscaras do jeito certo e complementar estes tratamentos com outros cuidados. Mas fique tranquila: é possível alcançar este resultado com alguns truques simples (e rápidos!!) na rotina.
hidratação rápida no banho: como cuidar do cabelo crespo em dias corridos
Memorize este mantra: “uma hidratação mais curtinha é melhor do que nenhuma hidratação”. A gente sabe que, às vezes, o tempo dá uma apertada e os cuidados costumam ser a primeira coisa a ficar de lado quando isso acontece. E como essa prática traz consequências, a melhor solução é apostar na hidratação de banho: três minutinhos já podem fazer muita diferença!
Neste caso, basta aplicar a máscara depois do shampoo ainda no banho, deixar agir por alguns minutinhos, enxaguar e seguir a sequência normal, com condicionador e a sua finalização preferida. Em compensação, assim que conseguir mais um tempinho, vale a pena apostar na touca térmica para potencializar um tratamento mais profundo.

aposte no pré-poo para melhorar a hidratação dos fios crespos
O pré-poo também é um ótimo truque para quem quer proteger os fios do ressecamento. Escolha uma máscara, condicionador ou óleo vegetal e aplique no comprimento e nas pontas dos fios umedecidos, de 15 a 30 minutos antes da lavagem. O processo hidrata os fios e ainda facilita o desembaraço durante ou depois do banho.
use a touca de cetim para prolongar a hidratação dos fios
Enquanto você dorme, o atrito do seu cabelo com a fronha de tecido normal é o responsável pelo inevitável frizz de bom dia e, muitas vezes, pela impossibilidade de um day after de respeito. A touca de cetim ou, até mesmo, a fronha do material garantem o caminho contrário. Isso acontece porque o cetim não gera tanto atrito e nem absorve a umidade dos fios. Ou seja: você acorda com cabelos hidratados e com menos frizz.
finalize o cabelo crespo com óleo capilar
Ter um bom óleo para cabelo crespo na rotina é essencial para a nutrição do cronograma capilar, mas se ele for usado como finalizador e reparador de pontas, você também pode potencializar a hidratação dos fios no day after. Basta usar um pouco na mão na hora de revitalizar os cabelos e reaplicar sempre que for necessário: o brilho, com certeza, vai ser sem igual!
como hidratar cabelo crespo ressecado
O cabelo crespo já ficou ressecado e a hidratação capilar, agora, vai ser uma contenção de danos e não apenas prevenção? A gente te garante que nem tudo está perdido! Confira estas dicas e se prepare para ficar com os cabelos lindos e hidratados novamente!
aposte no cronograma capilar para cabelo crespo completo
A hidratação é a primeira linha de combate contra o ressecamento, mas não é a única maneira de restaurar a saúde dos fios. O cronograma capilar para cabelo crespo conta, ainda, com a nutrição, que vai devolver lipídeos e nutrientes para os fios, e com a reconstrução capilar, que fortalece, devolve proteínas e ainda fecha as cutículas capilares, ou seja: impede que os benefícios depositados pelos outros tratamentos percam o efeito com facilidade. Para cabelos danificados e ressecados, esse é sempre o melhor plano de ação, ok?
shampoo e condicionador também ajudam na hidratação do cabelo crespo
Ainda que as máscaras de tratamento carreguem grande parte da responsabilidade no combate ao ressecamento, você também pode potencializar seus efeitos usando opções de creme para pentear, condicionadores e shampoos para cabelo crespo que também sejam hidratantes. Eles costumam ter os mesmos ingredientes das máscaras como base e cuidam dos fios enquanto limpam, condicionam e finalizam.
cuidado com a temperatura da água na hora de lavar o cabelo crespo
A água quente do chuveiro é uma grande aliada o inverno, mas mesmo na estação mais fria do ano, o ideal é que ela não chegue perto dos seus cabelos. Por si só, ela pode ressecar os fios, mas quando eles já estão mais fragilizados, a água quente potencializa o dano. O ideal é lavar sempre com a água fria ou, no mínimo, morna.
aplique o shampoo no cabelo crespo da forma correta
Pode parecer um detalhe pequeno, mas o shampoo deve ser sempre aplicado no couro cabeludo e não no comprimento dos fios, ainda que seja uma versão mais suave e hidratante do produto. A espuma feita perto da raiz é o que deve escorrer para as pontas — e ela é o suficiente para limpar o resto do cabelo.
