História da moda: Pleats Please Issey Miyake

por Beta Weber

Finas pregas que não amassam e não alteram de forma, as peças da Pleats Please são icônicas e instantaneamente reconhecíveis, mesmo sem logos ou símbolos específicos. Lançada por Issey Miyake em 1993, a linha rapidamente se tornou um fenômeno no mundo da moda e um hit entre os fãs de design. Graças a uma técnica de plissagem inovadora, Miyake introduziu uma nova perspectiva ao vestuário, unindo arte e funcionalidade em produtos que transcendem tendências, mantendo-se incrivelmente modernos e desejáveis até hoje. A seguir, contamos tudo que você precisa saber sobre a Pleats Please.

o fundador

Para começar, um pouco mais sobre o fundador Issey Miyake, um dos maiores estilistas de todos os tempos. Antes de criar a Pleats Please, o designer japonês já era um nome consagrado no mundo da moda desde os anos 70. Conhecido por suas inovações tecnológicas e por fugir do convencional, Miyake adotou um approach mais conceitual, manipulando tecidos de forma a transformá-los em verdadeiras obras de arte. Sua marca registrada sempre foi a fusão entre tradição e modernidade, criando peças que desafiavam as convenções da moda ocidental.

Foto em preto e branco de um desfile de moda com foco no estilista ao centro. Ele veste uma camisa ampla, abotoada até o pescoço e calça de cintura alta com cinto.
Foto: Issey Miyake (Reprodução/Pinterest)


a origem

A ideia surgiu em 1988, quando, após uma exposição sobre sua trajetória profissional, Issey começou a sentir que já tinha feito tudo que queria e que necessitava com urgência de um novo projeto. A inspiração veio ao criar uma echarpe de seda e poliéster plissada. Ele já tinha o hábito de experimentar com técnicas de plissagem e, ao utilizar fibras sintéticas em vez das naturais com as quais estava acostumado, percebeu que poderia manipular o material de uma maneira diferente. Obcecado com testes e trabalhando ao lado da expert em tecidos Makiko Minagawa e de sua equipe, ele trabalhou incansavelmente até chegar à fórmula que deu luz à Pleats Please.

Imagem de tiras de tecido multicoloridas, trançadas e onduladas, com um visual artesanal.
Foto: Issey Miyake (Reprodução/Pinterest)

a técnica revolucionária

E qual foi o processo? Utilizando três vezes mais tecido do que a peça final aparenta, eles inverteram o método tradicional, onde o tecido é plissado antes de ser cortado e costurado. Aqui, as peças são primeiramente cortadas e costuradas em um tecido especial, e só depois passam por um processo de plissagem que envolve calor. Graças ao método, as pregas se tornam permanentes. Isso resulta em roupas que mantêm suas formas e pregas mesmo após lavagem e uso frequente, sem necessidade de passar. E para confirmar a teoria na prática, antes da marca ser oficialmente lançada, Miyake testou os protótipos em dançarinos de balé.

Figurinos vibrantes e multicoloridos com padrões geométricos. As roupas inteiriças cobrem todo o corpo, incluindo a cabeça, destacando uma abordagem futurista e artística na moda.
Foto: Issey Miyake by Irving Penn (Reprodução/Pinterest)

o diferencial

Unindo simplicidade e sofisticação em uma proposta simultaneamente atemporal e moderna, o resultado são peças leves, duráveis e extremamente versáteis, já que ocupam pouco espaço e não amassam.

Mulher usando um conjunto plissado com blusa marrom e saia clara, acompanhados de um véu marrom. Acessório destaca uma bolsa metálica prateada com alças pretas.
Foto: @zoevya (Reprodução/Instagram)

Com formas esculturais, que oferecem um efeito quase 3D, elas contêm um componente ainda mais especial: a irreverência. Inspirando liberdade e alegria por permitirem movimentos livres, além da variedade de cores vibrantes e formas geométricas que garantem ainda mais seu diferencial.

Imagem de um tecido ondulado com plissados e cores degradê, incluindo tons de rosa, verde e azul. Reflete tendências de moda contemporânea.
Foto: @pleatspleaseisseymiyake (Reprodução/Instagram)

o impacto na moda

Ao longo dos anos, a etiqueta inspirou inúmeros designers a experimentar novas técnicas e a explorar a relação entre funcionalidade e estética, como visto mais recentemente na The Row. A coleção resort 2025 da grife apresenta peças que claramente bebem da fonte de Pleats Please, mostrando que a visão de Issey Miyake continua a influenciar e inspirar novas gerações.

Modelo usando um vestido preto com design volumoso e pregueado, refletindo tendências de alta moda e minimalismo.
Foto: The Row (Reprodução/Vogue Runway)

Com status cult e seguidores fiéis, o contínuo interesse pela marca em suas coleções atuais e a procura cada vez maior de itens de arquivo no mercado vintage confirmam seu espaço como objeto de desejo.

Nós não poderíamos encerrar este texto sem te ajudar a "roubar o look". É claro que não é uma missão simples garantir uma Pleats Please Issey Miyake, mas você pode se inspirar e trazer mais peças plissadas ao seu visual:

Você também vai gostar

Utilizamos cookies de estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. saiba mais em nossa política de privacidade.

Utilizamos cookies de estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. saiba mais em nossa política de privacidade.

concordar e continuar