Só no último ano, acompanhamos o sucesso de tendências como a ‘glass skin’ e a ‘cloud skin’, as quais se referem à textura da pele, e podem ser conquistadas tanto através de uma rotina de cuidados, quanto com o uso dos produtos certos de maquiagem. Mas, agora temos uma nova trend para acompanhar e desvendar: a jello skin.
De um lado temos as duas primeiras, onde o resultado final pode ser atingido através da make, e do outro, encontramos a jello skin, que é sobre a textura da sua pele ao natural. A tendência tornou-se viral graças ao TikTok, quando um especialista explicou, no perfil @glowwithava, que se a pele 'voltar' ao normal quando pressionada, significa que ela é firme, “como a consistência perfeita de gelatina”. Segundo o profissional, o fato disso acontecer pode indicar um "nível bonito de colágeno" na pele.
Entre os milhares de usuários participando dessa trend, comentários positivos e negativos surgiram, e nós ficamos curiosas para saber mais sobre a jello skin e como conquistá-la. Se você possui o mesmo sentimento que o nosso, vem com a gente que te explicamos tudo sobre a mais nova obsessão do mundo da beleza.
o que é a tendência
Após o sucesso da trend, a hashtag jello skin acumulou mais de 14 milhões de visualizações no TikTok, com especialistas em cuidados com a pele e amantes do mundo do skincare compartilhando vídeos dando beliscões no rosto, e observando se a pele voltava rapidamente para o lugar. Após dar um pequeno apertão na sua cútis - sim, a gente sabe que você fez isso agora -, você deve estar se perguntando do que se trata a tendência. Bom, segundo alguns esteticistas, a jello skin engloba três pontos: hidratação, elasticidade e maleabilidade da pele.
O brilho exterior é realmente encantador, mas a tendência é sobre a estrutura interna da sua cútis, logo o processo para alcançá-la não é assim tão simples.
mas é possível conquistá-la?
Por estar ligada à estrutura interna da pele, os especialistas alertam que não é todo mundo que pode chegar a jello skin com facilidade. Embora seja um incentivador para que a gente invista em hidratação e estimule a elasticidade, esse efeito de retorno também depende de outros fatores, como a jovialidade da pele e genética, coisas que não estão sob nosso controle.
Esse processo de observar como a pele performa após um beliscão, é muito utilizado por especialistas clínicos para avaliar a perda de colágeno e elasticidade em uma faixa etária mais madura, que está passando pela menopausa, por exemplo. Os médicos analisam e concluem que, se a pele leva três segundos ou mais para voltar ao normal, isso significa perda de elasticidade ou desidratação. Mas atenção, nenhuma cútis irá voltar imediatamente!
A grande questão em volta da jello skin, está no fato de que ela pode ter uma interpretação de um padrão de beleza irreal, já que o processo de envelhecimento da pele é algo normal e logicamente, com o passar dos anos, temos perda natural da elasticidade. Então, não devemos ficar preocupadas em seguir essa trend à risca, mas sim aceitar e entender que o surgimento de rugas e linhas é totalmente legítimo e verdadeiro, sem deixar que uma hashtag em uma rede social afete nossa autoestima.
como aproveitar a trend?
Com isso em mente, podemos aproveitar o sucesso da tendência e adaptar a jello skin para nosso tipo e condição de pele, afinal, é possível ter uma cútis super hidratada em qualquer idade. O primeiro passo para valorizar sua pele é investir na hidratação, e ela deve começar de dentro para fora, ou seja, bebendo muita água. Além disso, vale esfoliar com frequência, pois o hábito promete um visual saudável e brilhante.
Manter o colágeno da pele depende de alguns fatores, inclusive de estilo de vida, como evitar fumar, ter uma dieta equilibrada e, claro, se proteger da exposição solar. E quando falamos na rotina de skincare, existem alguns ativos que ajudam no tratamento da pele, como o ácido hialurônico e a vitamina C pela manhã. Se tem uma coisa que todos os dermatologistas e especialistas concordam, é que o protetor solar é um dos melhores produtos para preservar o colágeno. Logo, invista em um de alta proteção e aplique diariamente.
Durante o skincare noturno, uma dica é utilizar produtos que contenham retinol, pois eles ajudam a aumentar a produção de colágeno ao longo do tempo. O produto só requer um ponto de atenção: eles podem ser sensíveis à luz solar, por isso, quando utilizados durante o dia, é essencial usar um protetor solar com alto fator.
A jello skin, assim como diversas outras trends do TikTok, atraem nossa atenção e despertam nosso desejo de experimentar. Mas, é sempre importante lembrar que nem sempre os vídeos compartilhados nas redes sociais são verdadeiros, e que cada pessoa possui seu tipo de pele e condição genética. A pele natural é imperfeita, então abrace suas características e não deixe sua autoestima ser afetada por mais uma tendência ou padrão estético.
LEIA MAIS:
7 truques de skincare que eu aprendi com a K-beauty
Cloud skin: tudo que você precisa saber sobre a nova tendência de beleza
Está em busca de melhorar a produção de colágeno? Esses 4 séruns são os mais cobiçados!