Livros para presentear: 6 títulos à prova de erros para todos os gostos

por Karen Merilyn

Chega o fim de ano e com ele muitas oportunidades de dar um presente para quem amamos. Entre elas está o Natal e o amigo secreto, que exige uma criatividade maior e nem sempre é fácil de escolher. Mas você já pensou em livros para presentear? Nunca é ruim incentivar alguém a ler e uma obra literária pode literalmente mudar vidas. 

E para quem precisa uma dica para escolher um título para uma amiga, nós podemos ajudar! Junto com a Estante Virtual, escolhemos um livro perfeito para cada personalidade, assim vai ficar muito mais fácil saber o que dar. Vem ver: 

livros para presentear de acordo com cada personalidade

Mulher ao lado de cachorro, mesa com vaso de flores e quadro, capa do livro
Foto: Em outra vida, talvez? (Divulgação)


para quem está na crise dos 20 e poucos anos

Se você precisa presentear alguém que está na famosa crise dos 20 e poucos anos (quem nunca?), "Em outra vida, talvez?", da Taylor Jenkins Reid, pode ajudá-la com isso. 

O livro nos apresenta Hannah, uma mulher de 29 anos que está perdida na vida. Após uma decepção amorosa, quando ela se muda para sua cidade natal para morar com sua melhor amiga e o marido dela, acompanhamos duas realidades alternativas, que têm desdobramentos diferentes na vida da protagonista. 

O mais legal da história é que, junto com Hannah, passamos a nos questionar se tudo o que vivenciamos está predestinado a acontecer ou se a vida é apenas consequência de pequenos atos.

Capa do livro
Foto: Ainda Estou Aqui (Divulgação)

para a amiga cinéfila

Ainda estou aqui, de Marcelo Rubens Paiva, é um dos livros para presentear perfeitos para quem ama cinema. Ele é a obra que originou o filme homônimo, sucesso de bilheteria e que promete levar Fernanda Torres ao Oscar. 

Nele, temos acesso à vida de Eunice e da família Paiva pela perspectiva de Marcelo, e como foi vivenciar toda a dor e a luta de sua mãe com a prisão e partida do pai durante a ditadura militar. A obra aprofunda ainda mais questões, como a trajetória de Eunice como defensora dos direitos indígenas. 

Ilustração de uma mulher escondendo o rosto com flores coloridas. Texto
Foto: Água fresca para as flores (Divulgação)

para a romântica incurável

Uma história de amor sensível em um cenário inusitado, Água fresca para as flores, de Valérie Perrin, é um daqueles livros para presentear sem erros aquela amiga romântica. 

O livro conta a história de Violette Toussaint, a zeladora de um cemitério que além de trabalhar, também mora lá. Com quase 50 anos, ela tem feridas de uma história difícil, mas estranhamente encontra conforto nos rituais fúnebres. No entanto, sua rotina muda com a chegada de um homem que quer deixar as cinzas da mãe no túmulo de um desconhecido. Assim, se desenrola uma história sobre amor, perda e redenção. 

Capa do livro
Foto: Lady Killers (Divulgação)

para a fã de podcasts de true crime

Nada melhor para fãs de true crime que um livro inteiro sobre assassinas em série da vida real. “Lady Killers”, de Tori Telfer, desconstroi tudo o que pensamos quando se fala nesse tipo de criminoso. 

A obra passa pela história de catorze mulheres assassinas, seus crimes e suas consequências ao longo do tempo. Além disso, a autora contesta os arquétipos femininos e tenta entender porque mulheres foram reduzidas a definições tão superficiais. É definitivamente um livro diferente de todos os outros!

Capa do livro
Foto: O milagre da manhã (Divulgação)

para a que diz todo ano que vai mudar de vida

Todo mundo tem aquela amiga que todo ano jura que vai mudar de vida. E para ajudar nessa missão de uma vez por todas, por que não um livro que vai dar um empurrãozinho para fazer acontecer? 

“O milagre da manhã", de Hal Elrod, traz de forma explicada todos os benefícios de acordar cedo e como isso pode mudar sua vida para sempre. A mudança de hábitos que ele propõe traz benefícios para todos os âmbitos da vida e prova que é possível desenvolver disciplina para conquistar seus objetivos. 

Capa do livro
Foto: Champagne Supernovas (Divulgação)

para a fashionista

Que os anos 90 são uma grande referência para a moda não é novidade. E é justamente por isso que "Champagne Supernovas", de Maureen Callahan, é ideal para qualquer fashionista. 

O livro relata os bastidores da moda durante a década através das histórias de nomes como Kate Moss, Marc Jacobs e Alexander McQueen. Revelando fatos curiosos, a autora mostra como os "rebeldes” saíram da underground e se tornaram extremamente populares, mudando a história da moda para sempre. 

Você também vai gostar