Londres Fashion Week: as principais tendências e destaques até agora

por Izabela Suzuki

Sempre paira uma atmosfera descolada sobre a Londres Fashion Week. Embora Nova York frequentemente nos surpreenda com suas coleções desconstruídas, em Londres, a predominância da vibe avant-garde é notável, e é precisamente isso que a torna tão fascinante para muitas pessoas. Portanto, aproveitamos a oportunidade para reunir alguns dos destaques de ontem e hoje (15 e 16) para compartilhar com você, cara leitora, que está acompanhando nossos relatórios das Semanas de Moda.

Até agora, vimos David Koma apresentando uma coleção sensual, vibrante e magnetizadora. O maximalismo característico da Chopova Lowena, que nunca decepciona, e o sportswear provocativo da Mowalola. Todos eles são realmente muito interessantes e merecem um lugar especial aqui. Ao longo da semana, vamos explorar ainda mais os desfiles e, é claro, compartilharemos nossos destaques favoritos em nossa página no Instagram, então não deixe de nos seguir por lá também. Sem mais demora, vamos à LFW:

David Koma - roupas diversas - London Fashion Week - primavera - colagem de imagens - https://stealthelook.com.br
Foto: David Koma (Reprodução/Filippo Fior)


Essa foi uma daquelas coleções que bastou ver uma vez para me encantar, e para ser honesta, isso acontece em 90% das vezes quando vejo uma nova coleção de David Koma. Aqui, o cenário cinzento e industrial ganhou vida com as flores e cores ácidas de Koma. As flores apareceram de diversas maneiras: em estampas coloridas, bordadas, em alto relevo, como elemento principal ou um destaque sutil. No fim das contas, David conhece muito bem seus admiradores e sua clientela, e ele sabe que sempre estamos esperando por um toque sensual, porém subversivo.

Mowalola - roupas diversas - London Fashion Week - primavera - colagem de imagens - https://stealthelook.com.br
Foto: Mowalola (Reprodução/Filippo Fior)

Certa vez, li que Mowalola Ogunlesi gostava de "vestir-se perigosamente", e talvez isso esteja muito incorporado à sua maneira de produzir roupas. Cinturas provocativamente baixas, camisetas gráficas, minissaias, muito couro e tops curtos, tudo isso estava presente em seu desfile e, com certeza, combina com o estilo da estilista. Além disso, senti um forte apelo ao sportswear, o que deixou tudo ainda mais descolado.

JW Anderson - roupas diversas - London Fashion Week - primavera - colagem de imagens - https://stealthelook.com.br
Foto: JW Anderson (Reprodução/Filippo Fior)

"Simplicidade Sublime" foi uma das expressões escolhidas por JW Anderson para o seu desfile, e as palavras foram pensadas com sabedoria. Não havia muitas extravagâncias óbvias aqui. No entanto, mesmo que os visuais fossem básicos, havia algum elemento surpresa, algo que você talvez precisasse olhar duas vezes para perceber. Isso podia ser visto na escolha dos materiais ou mesmo nos formatos das blusas. Por exemplo, as peças do dia a dia são transformadas, tornando-se conceituais e flexíveis, rendendo uma boa surpresa para os olhos mais atentos.

16Arlington - roupas diversas - London Fashion Week - primavera - colagem de imagens - https://stealthelook.com.br
Foto: 16Arlington (Reprodução/Filippo Fior)

Marco Capaldo está em ascensão na indústria da moda. Após revitalizar a 16Arlington, marca que co-fundou, ele expandiu seu alcance, indo além de vestidos de festa com penas e lantejoulas para incluir moda masculina e artigos de couro. Nesta temporada, Capaldo enfatizou uma visão mais elegante e sofisticada para sua marca, inspirada pelo clássico cult de David Lynch, Lost Highway. Capaldo trabalhou com o diretor de arte Olu Odukoya para criar uma ambientação que evocasse a sensação de um sonho ou realidade, deixando espaço para uma segunda interpretação.

Di Petsa - roupas diversas - London Fashion Week - primavera - colagem de imagens - https://stealthelook.com.br
Foto: Di Petsa (Reprodução/Daniele Oberrauch)

O clima do desfile de Petsa era de algo fantasioso, e aí fica aberto a interpretações. Há quem tenha visto sereias, outros, Deusas mitológicas. Mas uma coisa é certa, ali havia muito poder no geral. A estilista até mesmo explorou os conceitos da gravidez, pensando nas ideias relacionadas à gestação e seus significados simbólicos. Ela criou uma representação em argila de uma barriga grávida para sua coleção de primavera. Esta peça foi concebida para armazenar vinho e apresentava alças que evocavam a estética de um vaso grego. Petsa explicou: "A essência gira em torno da noção de nutrir nosso próprio crescimento e conceber uma gestação interna de autodescoberta".

Chopova Lowena - roupas diversas - London Fashion Week - primavera - colagem de imagens - https://stealthelook.com.br
Foto: Chopova Lowena (Reprodução/Daniele Oberrauch)

Na noite de sexta-feira, em um skatepark sob a Westway, ocorreu o segundo desfile da Chopova Lowena, um ano após sua estreia amplamente elogiada na London Fashion Week na primavera de 2023. Apesar das expectativas elevadas, a dupla de designers, Emma Chopova e Laura Lowena-Irons, demonstrou que conseguiu evoluir mais ainda, porém, mantendo-se fiel a sua estética que muitos adoram, inclusive eu.

A coleção combinou o gosto de Chopova Lowena por elementos folclóricos com um toque de estilo urbano. A influência do skate também estava presente, homenageando tanto os skatistas quanto o espírito aventureiro.

Se você gostou dos destaques acima, cara leiotora, então dê só uma olhada nas peças que separamos abaixo para você! 

Você também vai gostar