Estamos na semana do Oscar, que chega a sua 96ª edição no próximo domingo, dia 10 de março. A cerimônia é uma das mais tradicionais de Hollywood e a mais importante para o cinema, por isso fecha a temporada de premiações. E acho que nem precisamos dizer o quanto estamos ansiosas para o red carpet, que tem as maiores celebridades do mundo usando looks incríveis dos nossos designers favoritos.
Enquanto o dia não chega, decidimos relembrar algumas produções icônicas ao longo da história do Oscar. E como são muitas edições, elegemos — com muita dificuldade — um look de cada década e te contamos porquê ele é tão marcante na trajetória da premiação.
Bette Davis nos anos 30
Na primeira década de existência do Oscar, um look marcante foi o de Bette Davis, em 1939, quando ganhou o prêmio de melhor atriz por "Jezebel". Ela usou um vestido preto de tule que tinha uma gola feita com várias penas brancas, que chamaram atenção.
Joan Crawford nos anos 40
Um dos looks mais icônicos do Oscar na década de 1940 não teve nada a ver com o tapete vermelho. Acontece que Joan Crawford ficou doente logo antes da premiação e se manteve em seu quarto de hotel luxuoso. No entanto, fez questão de receber seu prêmio deitada na cama, com cabelo e maquiagem perfeitos, além de uma camisola desenhada por Helen Rose. Ela posou para várias fotos, que dominaram a primeira página dos jornais no dia seguinte — e foram comentadas para sempre.
Audrey Hepburn nos anos 50
Nos anos 50, ninguém foi mais memorável que Audrey Hepburn e seus looks. É claro que quando ganhou seu primeiro Oscar, em 1954, ela estava com uma produção à altura. Nada menos que um Givenchy marfim de renda, bem acinturado e com decote canoa, que Hubert de Givenchy nomeou de "décolleté Sabrina", em homenagem a uma de suas personagens.
Barbra Streisand nos anos 60
Esse look é tão polêmico quanto icônico. Em 1969, Barbra Streisand compareceu ao Oscar com um conjunto brilhante com lantejoulas, que tinha gola e punho brancos na blusa, desenhado por Arnold Scaasi. Com ele, a artista foi a primeira mulher a usar calças na premiação. Esse fato, junto com a transparência da roupa, geraram polêmica na época. De qualquer forma, continua sendo uma produção linda e muito memorável na história da premiação.
Lauren Hutton nos anos 70
Um dos looks mais lembrados dos anos 70 é o de Lauren Hutton. O vestido, feito por Halston especialmente para ela, era feito de chiffon, tinha decote em V profundo e as cores do arco-íris. Mas o que mais chamou a atenção foi a escolha da atriz de colocar um casaco de pele marrom por cima. Até hoje, a produção é recriada por ter marcado o tapete vermelho.
Cher nos anos 80
Nos anos 80, uma das produções mais icônicas foi com certeza a da Cher, em 1986. Usando uma criação de Bob Mackie, que criou peças incríveis para ela por anos, a artista dividiu opiniões por usar o visual de showgirl. O look era composto por saia e top bordados, um quimono e acessório de cabeça com muitas plumas. Ele não passou despercebido e é comentado até hoje.
Whitney Houston nos anos 90
Em 1999, Whitney Houston fez uma das apresentações mais memoráveis do Oscar. Ela cantou, junto com Mariah Carey, a música “When You Believe”, trilha sonora do filme “O Príncipe do Egito”, que ganhou o prêmio de melhor canção original. Para a ocasião, ela usou um Valentino Haute Couture branco de seda com correntes de cristal no busto.
Halle Berry nos anos 2000
O vestido que Halle Berry usou no Oscar de 2002 — quando se tornou a primeira mulher negra a ser premiada na categoria de melhor atriz — é definitivamente inesquecível. O modelo era um Elie Saab vinho, com a parte de cima em tule bordado e com uma cauda longa e volumosa. O look, inclusive, está exposto desde 2023 no Academy Museum of Motion Pictures, conhecido como Museu do Oscar. Na época, a atriz disse que a peça “sempre será um lembrete de que todas as coisas são possíveis”.
Lupita Nyong'o nos anos 2010
O vestido usado por Lupita Nyong'o em 2015 foi muito comentado por diversos motivos. Primeiro, ele era um Calvin Klein, idealizado pelo designer brasileiro Francisco Costa, que foi feito com mais de 6.000 pérolas e era avaliado em US$ 150 mil — o que já fez a peça ser uma das mais comentadas da noite e a incluiu em muitas listas de best dressed.
Os comentários tomaram outra proporção quando a peça foi roubada do hotel em que ela estava hospedada dois dias depois da cerimônia. No fim, o vestido foi devolvido e entrou para a história.
Zendaya nos anos 2020
Por último, apesar de ainda não estarmos nem na metade da década de 2020, decidimos eleger um look que tenha marcado a premiação nos últimos quatro anos. E, é claro, que não poderia ser ninguém além da Zendaya.
O escolhido foi o conjunto Valentino Couture usado na edição de 2022, composto por uma camisa branca cropped de seda e uma saia prateada de lantejoulas. Ele é marcante justamente por dividir opiniões. Além disso, ele foi inspirado na produção de Sharon Stone para o Oscar de 1998, que também foi bastante polêmico.
Sentiu falta de alguma produção do Oscar que te marcou? É impossível reunir absolutamente todos os looks memoráveis da premiação, são muitos! Como falamos lá no início da matéria, estamos super ansiosas para ver quais visuais vão cruzar o tapete vermelho este ano, a boa notícia é que faremos a cobertura em tempo real aqui e nas nossas redes sociais. Não perca!