LVMH e Fórmula 1 firmam parceria de uma década com foco no luxo e esporte
Atenção, fãs de esporte! Foi anunciada hoje (02.10) uma parceria entre a LVMH e Fórmula 1. A gigante da moda, dona de marcas como Louis Vuitton, Dior, Kenzo e Fendi, começará a patrocinar as corridas a partir de 2025, com nomes como LV, Moët Hennessy e TAG Heuer envolvidos de forma exclusiva no esporte.
Essa aliança reflete o crescente interesse do setor da moda pelo universo esportivo. Louis Vuitton já criou o estojo do troféu para o Grande Prêmio de Mônaco, Berluti patrocina o piloto francês Pierre Gasly e a Dior anunciou Lewis Hamilton como embaixador. Com a popularidade da Fórmula 1 em alta, marcas como Puma e labels de streetwear também estão se aproximando cada vez mais do público, fã da modalidade, e também dos interessados por moda.
Apesar de ainda termos poucas informações, LVMH e Fórmula 1 confirmaram que os detalhes da parceria serão anunciados no início do próximo ano. No entanto, de acordo com o portal InvestNews, essa colaboração de uma década pode valer mais de US$ 1 bilhão, com taxas anuais de patrocínio que superam os US$ 100 milhões. Esse movimento pode ser um golpe duro para a Rolex, que patrocina o cronômetro oficial do esporte desde 2013, mas poderá ser substituída pelo símbolo da TAG Heuer a partir do próximo ano.
A novidade pode ser chocante para nos novos fãs do esporte, porém, o relacionamento entre a Fórmula 1 e a TAG Heuer não é novo. Eles possuem uma longa e sólida relação com a Fórmula 1. Desde 2016, a marca suíça de relógios de luxo é a cronometrista oficial da equipe Red Bull Racing, uma das mais bem-sucedidas da categoria. Além disso, a TAG Heuer é conhecida por seu vínculo histórico com o automobilismo, tendo patrocinado equipes e pilotos ao longo das décadas. A marca lançou diversas edições especiais de relógios inspirados na Fórmula 1.
Além disso, o interesse da LVMH pelo esporte não é recente. O conglomerado foi um dos maiores patrocinadores dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris, fornecendo apoio financeiro de €150 milhões (US$ 166 milhões). A LVMH também esteve presente de outras formas em eventos mundiais, como a Copa do Mundo. Portanto, não é de se espantar que o Bernard Arnault esteja investindo ainda mais em um dos esportes que mais cresce nos últimos anos.
Em comunicado oficial, Frederic Arnault, um dos cinco filhos do fundador da LVMH, Bernard Arnault, disse que nos últimos anos, a Fórmula 1 realmente se tornou um dos esportes mais desejáveis do mundo. “Estamos apenas no início desta parceria", comentou Frederic.