Mapa mental: o que é e como ele pode ajudar a atingir objetivos

por Karen Merilyn

O mapa mental nada mais é que um diagrama para resumir informações. Criado pelo psicólogo britânico Tony Buzan, ele é feito através de associações para facilitar o aprendizado. No entanto, apesar de ser uma técnica muito aplicada para ajudar nos estudos - e que é muito útil, por sinal -, ela também pode ser usada em várias áreas: trabalho, planejamento, metas pessoais e muito mais. 

A ideia é simples: toda informação que você precisa memorizar ou organizar pode ser estruturada em um mapa mental, te ajudando a ter uma visualização rápida e clara de um conteúdo. Aplicando em diversas áreas da vida, você consegue se planejar para atingir seus objetivos. 

Leia também: Um guia infalível para a manifestação e como criar a vida dos seus sonhos

Lulama Wolf - comportamento - mapa mental - objetivos - organização - https://stealthelook.com.br
Foto: Lulama Wolf (Reprodução/Instagram)


como fazer um mapa mental?

O mapa mental tem três regras básicas: a primeira é que o tema precisa ficar no centro, em destaque; a segunda é que as informações são adicionadas a partir do meio até as extremidades; por último, o ideal é usar cores e desenhos diferentes para cada sub-tópico. 

Em resumo, é como se o mapa fosse uma árvore que vai se ramificando a partir do tema central e que, quando pronto, te dá uma visão geral do assunto. Para fazer essa subdivisão, você pode utilizar setas, símbolos e traços, por exemplo. 

Passion Planner - comportamento - mapa mental - objetivos - organização - https://stealthelook.com.br
Foto: Passion Planner (Reprodução)

o que é necessário para criar um?

Você pode fazer um mapa mental de forma física ou digital. Se você prefere papel e caneta, vai precisar de uma folha branca ou um caderno sem pautas e canetas de várias cores para deixar mais dinâmico. Caso seja do digital, rola usar aplicativos que permitam a criação de desenhos e textos. 

Bridget Jones - comportamento - mapa mental - objetivos - organização - https://stealthelook.com.br
Foto: Bridget Jones (Reprodução)

por que ele funciona?

O mapa mental funciona porque é fruto de muitos testes de seu criador. Ele traz técnicas que ajudam a ampliar algumas habilidades do nosso cérebro, como a associação, a memória, a criatividade e a decodificação de informações. Ou seja, no formato como é feita, a técnica conecta o tema às derivações dele, fazendo com que o cérebro aprenda de forma mais rápida. 

Clueless - comportamento - mapa mental - objetivos - organização - https://stealthelook.com.br
Foto: Clueless (Reprodução)

como o mapa mental ajuda nos objetivos?

Da mesma maneira que o mapa ajuda a organizar informações de estudo, ele pode te auxiliar a atingir seus objetivos. Se você tem uma meta, você pode colocá-la como tema central no diagrama e adicionar sub-tópicos de como você pode atingi-la. 

Por exemplo, se você quer fazer uma viagem internacional, você pode colocar no mapa “viagem” e ir adicionando setas com as etapas até você conseguir realizá-la. Pode ser “tirar passaporte”, “trabalho extra”, “juntar dinheiro”, “procurar pacotes”, “tirar o visto” etc. E cada uma dessas etapas será ramificada em passos menores, que representam o que você precisa fazer para atingir cada uma delas. 

Assim, você vai ter uma imagem prática e fácil de acessar com tudo o que é necessário para realizar esse sonho. Com tudo isso em mente, você vai saber por onde começar, o que você já pode fazer e o que depende de outros fatores. No fim, o que parecia um sonho impossível, vai se tornar uma meta palpável, com objetivos reais que serão realizados. 

De Repente 30 - comportamento - mapa mental - objetivos - organização - https://stealthelook.com.br
Foto: De Repente 30 (Reprodução)

em quais dá para aplicar o mapa mental?

O mais legal de tudo é que dá para aplicar o mapa em qualquer âmbito da vida. Pode ser algo da vida pessoal, profissional, para estudo, para reunir informações em uma apresentação importante, para organizar tarefas mais complexas… Sério, dá para fazer mapa mental de absolutamente tudo. E quando você começa a fazer, entende o quanto ele facilita a vida.

Para finalizar, se você, como eu, prefere algo físico para criar seu próprio mapa mental, separamos alguns itens que vão te ajudar: 

Você também vai gostar