Matchá: o que é, quais os benefícios e como fazer

por Giulia Coronato

Se você segue qualquer influenciadora de wellness e comportamento em qualquer rede social, você muito provavelmente já se deparou com uma bebida verde escura, misteriosa e super instagramável por aí, certo? As probabilidades dessa bebida ser um matchá são altas, porque praticamente de um dia para o outro, o chá potente extraído de ervas já conhecidas, ganhou um espaço especial na rotina de diversas pessoas, e ao que tudo indica, ele é tão poderoso que é capaz de transformar sua vida. 

Visto por muitos como um substituto mais saudável do café, o matchá é um ícone dos gurus de wellness, e já coleciona uma legião de fãs adeptos do pózinho verde de gosto intenso e grandes benefícios. Hoje, para entendermos melhor o hype em torno do ingrediente, mergulhamos em suas propriedades e benefícios, além de te mostrar como consumir e onde encontrá-lo. Vem com a gente e prepare-se para adicionar essa trend nos seus cafés da manhã:

It girls - Copo de vidro - Matchá - Primavera - Mesa de pedra - https://stealthelook.com.br
Foto: Poosh (Reprodução/Instagram)

o que é?

Apesar de parecer um super ingrediente e ter até uma certa aura em torno da bebida, o matchá é nada mais, nada menos, que o chá verde. Ok, ele não é exatamente igual ao chá verde, mas ambos são extraídos da mesma erva - a Camellia sinensis. A diferença é que o matchá é feito das folhas mais jovens da erva que são protegidas do sol e depois convertidas em pó e, por isso, tem uma maior concentração de cafeína, teanina e clorofila, fornecendo antioxidantes poderosos para o organismo.

Diferente dos chás comuns, que são encontrados em formatos de ervas ressecadas, o matchá deve ser consumido em pó. Podendo ser preparado e consumido somente com água - quente ou fria - ou adicionado em outras receitas, como sucos, iogurtes, bebidas lácteas e por aí vai. 

quais os benefícios?

Não é à toa que o matchá virou um hit do dia para a noite, a bebida é super rica em benefícios e é considerado um superalimento por profissionais da saúde. Além dos pontos que comentados acima, ele é rico em clorofila que, dentre outros benefícios, atua na redução da retenção de líquido, prevenção de doenças, e em antioxidantes que impedem a ação dos radicais livres, acelera o metabolismo, ajuda no controle da pressão arterial e na redução dos níveis de colesterol, reduz o estresse, melhora o humor e aumenta sua energia de uma forma muito mais saudável e constante do que o café. 

O matchá também é ideal como pré-treino, pois além de dar um boost na energia, ele aumenta em até 25% o gasto calórico durante a prática de exercícios físicos. Provando que o consumo regular desse chá pode promover a saúde geral do organismo! 

It girls - Copo com matchá e gelo - Matchá - Primavera - Street Style - https://stealthelook.com.br
Foto: Poosh (Reprodução/Instagram)

como fazer?

Como dissemos anteriormente, o matchá pode ser introduzido de diversas formas e em uma infinidade de receitas, e pode ser consumido todos os dias, de 2 a 3 colheres, o que equivale a 2 a 3 xícaras de chá - caso você vá consumi-lo como bebida. Para preparar o chá você irá precisar de: 

- 1 colher de sopa de matchá em pó;

- 100ml de água fervendo.

Aqueça a água até iniciar as primeiras bolhas de fervura, depois desligue o fogo e esperar esfriar um pouco. Coloque em uma xícara já com o matchá em pó, e bate com um fuê, mixer ou garfo para dissolver completamente a erva. Adicione canela em pau ou raspas de gengibre para suavizar o sabor e potencializar as propriedades anti-inflamatórias do ingrediente! Caso você queira consumi-lo gelado, é só esperar esfriar e adicionar pedras de gelo na bebida! <3 

Você também vai gostar