Você não está sozinha! O melasma é um problema de pele comum entre as mulheres e pode ser causado por diversos fatores, desde genética, exposição ao sol e luzes artificiais sem proteção, variações hormonais e uso prolongado de anticoncepcional. O melasma, caracterizado por manchinhas amarronzadas que aparecem geralmente nas bochechas, testa e buço - uma das regiões mais sensíveis do nosso rosto - tende a surgir entre os 20 e 50 anos, principalmente em mulheres.
Quem sofre com melasma precisa redobrar os cuidados com a rotina de pele, principalmente em relação ao protetor solar, já que até o mormaço - e a luz da tela do computador - podem piorar a aparência das manchinhas. Mas, por outro lado, existem diversas formas de controlar as áreas amarronzadas pelo rosto e corpo, como fórmulas enriquecidas com vitaminas E, C, ácidos específicos e outros componentes que devem ser prescritos por dermatologistas e profissionais da área. E para responder todas as dúvidas mais frequentes sobre o melasma, a Dra. Carla Vidal, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da American Academy of Dermatology, explicou o que é e como tratar essas manchas tão temidas. Segue por aqui:
Melasma é o nome dado para as manchas acastanhadas na pele. Surgem com maior frequência no rosto, mas podem ser vistas também em áreas como colo, dorso e braços. Podem ser causadas por taxas hormonais fora do normal, uso prolongado de anticoncepcional, exposição excessiva ao sol sem proteção e,claro, por falta de uma rotina de cuidados com a pele. Importante dizer: a luz artificial, de celulares, computadores e até a luz de casa também podem agravar o melasma, quando a pessoa se expõe a elas sem proteção.
O melasma é um problema que pode acontecer também por predisposição genética, mas existem outras causas, como as citadas anteriormente.
Tudo depende da causa do melasma, do tipo de pele da pessoa e dos hábitos de cada paciente. Peelings superficiais podem funcionar em alguns casos, lasers como o ND-Yag Q Switched também são eficazes no tratamento do melasma, sempre associados ao uso de cremes que devem ser usados em casa, todos os dias.
Se não for tratado da maneira adequada, o melasma se agrava com o tempo. Por isso é necessário o acompanhamento médico e os cuidados em casa.
O protetor solar é indispensável em qualquer rotina de cuidados, principalmente em pele com melasma. Também vale apostar em bb creams, que possuem FPS e ingredientes antioxidantes e hidratantes. Separamos os produtos poderosos para você não tirar da nécessaire:
E se você ficou interessada em saber mais, vale a pena se consultar com a nossa dermatologista queridinha. Abaixo, os dados da clínica:
Clínica Carla Vidal
R. Bento de Andrade, 437.
Jardim Paulista, São Paulo - SP.
(11) 3050-1521.