O Met Gala 2023 está previsto para acontecer em apenas três dias, ou seja, na primeira segunda-feira de maio, e será realizado, como de costume, na cidade de Nova York. O tema deste ano é uma homenagem a Karl Lagerfeld, que esteve à frente da Chanel por décadas e faleceu em 2019, aos 85 anos. Apesar de suas contribuições inestimáveis para a moda, a escolha deste ano dividiu opiniões, uma vez que algumas das falas do estilista ao longo dos anos fizeram muitos se questionar se o tributo era mesmo necessário.
No entanto, sempre fica aquele questionamento se é possível separar o artista de sua obra - e, aparentemente, para Anna Wintour, é possível. Como Lagerfeld passou por outras casas célebres como Balmain, Chloé, Fendi, além de fundar sua marca homônima, não nos resta dúvida de que a exposição de primavera do Costume Institute será recheada de criações marcantes e de que os convidados da noite terão muito o que explorar na hora de escolher um look.
Intitulada "Karl Lagerfeld: A Line of Beauty", a mostra contará com cerca de 150 looks - muitos dos quais serão acompanhados por esboços originais de Lagerfeld - curados por Andrew Bolton, Wendy Yu e Amanda Harlech. Além deles, as celebridades presentes no evento terão um material muito rico para buscar e escolher na hora de se atentarem ao dress code, seja ele através das estéticas, épocas ou materiais que Karl usava.
E isso não será diferente para os anfitriões da noite, que, junto da editora-chefe e presidente do evento desde 1995, Anna Wintour, têm a tarefa de conduzir toda a festa. Neste ano, essa missão fica com a cantora Dua Lipa, o ex-tenista Roger Federer e as atrizes Penélope Cruz e Michaela Coel.
A título de curiosidade, o estilista atuou como assistente do próprio Pierre Balmain entre 1955 e 1958, além de ter sido o responsável pela essência romântica da Chloé de 1992 até 1997 - entretanto, antes disso, já havia passado pela marca de 1963 até 1983. Depois disso, veio a Fendi, onde ele concebeu o logotipo duplo F e o design do monograma. Por último, mas definitivamente não menos importante, em seu currículo vem a Chanel. De 1983 até seus últimos suspiros, a casa foi seu refúgio criativo.
afinal, o que acontece no met gala?
Isso é um segredo, e talvez essa seja a receita do sucesso do evento. Por esse motivo, todos os convidados devem obedecer à política de não usar seus celulares e muito menos redes sociais. Claro que algumas celebridades já burlaram as regras, mas nunca ficou claro o que, de fato, acontece lá dentro. O que sabemos é que existe um artista de peso se apresentando e que todos exploram a exposição antes de se sentarem para jantar.
quem são os convidados do evento?
Cerca de 600 convidados são recebidos anualmente, e o Met Gala é composto por jovens estilistas, criativos e modelos da indústria. No entanto, até a noite anterior do evento, a lista é sigilosa. Mas nomes como Blake Lively, Rihanna e Lady Gaga são sempre cotados e esperados. Por isso, podemos dizer que estamos esperando grandes personalidades e momentos marcantes, assim como quando grandes estilistas aparecem com suas musas, como Marc Jacobs e Kate Moss ou Nicolas Ghesquière e Emma Stone.
o que mais queremos ver
Assim como nas edições anteriores, estamos sempre de olho nos looks que passam pelo "tapete vermelho" do Met, por isso, queremos produções que celebrem o tema e que estejam dentro do código de vestimenta. Seria icônico ver criações vintage de Lagerfeld para uma de suas casas ou, quem sabe, produções originais que remetam à vida do estilista. Por exemplo, por que não um vestido estampado com a silhueta de Choupette? - a gata herdeira da fortuna de Karl. Ou então, um tailleur de tweed tão bem executado que nos teletransporte para um dos esboços originais do artista?
Além disso, momentos inesquecíveis como a apresentação da Madonna em 2018 no topo das escadas do Salão Principal ou transformações no meio da exibição dos looks - sim, Gaga e Blake, estamos falando de vocês - são aguardados por todos nós, mantendo o nível de surpresas inesquecíveis lá no alto.
onde acompanhar o met gala 2023?
Neste ano, a transmissão do Met Gala começa às 19h30 - horário de Brasília - e apesar de não contar com uma transmissão oficial aqui no país, é possível acompanhar pelo YouTube e por outros canais digitais, incluindo o Instagram do Steal The Look e, claro, uma cobertura incrível dos melhores visuais e makes aqui no nosso site. Agora, conte para nós, o que você achou da escolha do tema do Met este ano?