De bico fino, fechado, arredondado e aparência clássica, você provavelmente já conhece o sapato Mary Jane - talvez esteja obcecada por ele no momento ou até tenha algum parecido parado em casa. O calçado, que se assemelha muito a uma sapatilha, é feminino e polêmico, mas você sabe por quê? Já que vocês perguntaram, viemos esclarecer tudo sobre o sapato polêmico das redes sociais.
Tudo começou na década de 1900, quando um novo sapatinho infantil com uma tira unissex surgiu no mercado como algo prático - já que combinava com tudo - e fácil, pois era rápido de encaixar o pé das crianças e não caia, diferente da sapatilha, que se soltava facilmente. Ainda sem um nome conhecido, em 1902 uma boneca chamada Mary Jane, que só usava o mesmo tipo de calçado, virou um personagem ícone do quadrinho Buster Brown, que foi publicado em Nova York até 1906 e fez tanto sucesso que passou a comercializar sapatos com o nome dos personagens.
A partir desse momento, o Mary Jane já estava entre nós com o título que permanece até hoje. Depois, o modelo preto de verniz, mais clássico de todos, foi idolatrado pelas jovens dos anos 1920 e acabou se tornando uma peça exclusiva no guarda-roupa feminino, fazendo parte da estética tradicional da época, que flertava com o colegial (o que conhecemos hoje como "preppy").
Entre muitas idas e vindas, em 1960, novas personagens do imaginário pop fizeram a febre do sapato de boneca voltar, como, por exemplo, a modelo Twiggy. Entre outras, estavam as meninas do movimento grunge, punk e rock, que atualizaram seus armários com uma nova versão do Mary Jane tratorado, que misturavam com roupas mais ousadas, garantindo um high-low.
Ainda nessa época, o simples calçado foi associado ao movimento de emancipação feminina, já que, com o inicio do feminismo, as mulheres começaram a se desprender de roupas conservadoras, e começaram a enxergar mais liberdade no armário junto com o surgimento da minissaia, mas mesmo assim o Mary Jane não foi abandonado, afinal, era sobre usar o que quiser.
Hoje em dia, a moda deu uma nova cara ao Mary Jane, e ele voltou com tudo nas semanas de moda de outono-inverno 2023. Seja com plataformas exageradas, spikes ou cores neon, existe ainda quem não gosta do sapato de boneca - seja por relacionar a algo infantil ou por não se agradar com a estética arredondada e clássica - e por isso ele pode ser considerado uma peça polêmica!