Apesar de atualmente ter se tornado um desejo de muitas mulheres, as sardas são uma condição da pele causada por excesso de melanina. Tem como gatilho principal a exposição solar, por isso é comum, vermos o aumento ou até o surgimento das sardas em diversas pessoas durante o verão.
Sendo um padrão estético atual ou não, as peles com sardas merecem atencão e cuidado, assim como todas as outras. Por isso, convocamos a dermatologista Vivian Simões para nos esclarecer mitos e verdade sobre as sardas. Para não entrarmos em furadas, prejudicando a saúde de nossa pele. Vem com a gente:
_o que são e qual a causa do aparecimento das sardas?
"Sardas ou efélides são manchas pigmentadas de cor castanha, mais comuns em locais de queimadura de pele como face, ombros e colo. São causadas pelo aumento de melanina na pele. Tem um componente genético envolvido e, o principal gatilho para o aparecimento das sardas é a exposição solar."
_as sardas podem representar algum risco para a saúde da pele?
"As sardas são benignas e não trazem riscos. Porém elas podem indicar um sinal de alerta, pois o indivíduo que possui sardas é mais sensível à radiação solar, tendo mais suscetibilidade ao desenvolvimento de câncer de pele."
_quem possui as manchinhas necessita de algum cuidado especial com a pele?
"Normalmente os indíviduos com sardas tem fototipos mais claros, o que significa que tem mais tendência a queimar-se no sol, portanto o filtro solar é indispensável, além de chapéu e óculos escuros."
_a exposição ao sol agrava o aparecimento das sardas?
"Sim, o sol ativa a melanina e faz com que apareçam mais sardas, principalmente nas áreas que estiveram expostas."
_existe uma forma de prevenir ou clarear as sardas?
"Nao existe cura, mas é possível ter controle e ameniza-las. A principal prevenção é a fotoproteção. Para clareamento hoje existem diversas opções pode-se fazer uso de alguns cremes clareadores, peelings, lasers, dependendo da avaliação do dermatologista."
_as sardas aumentam ou diminuem com o decorrer do tempo?
"A tendência é que as sardas aumentem e diminuam conforme à exposição aos fatores desencadeantes, principalmente o sol."
_porque algumas aparecem quando tomamos muito sol (verão geralmente) e somem depois?
"A melanina, pigmento que esta em excesso nos locais das sardinhas é ativada pela exposição solar, por isso elas aparecem mais quando temos exposição intensa e continua em peles mais sensíveis."
_existe algo ou produto que quem possui sarda não pode utilizar?
" Não. A princípio não há contraindicação de nenhum produto em função do indivíduo possuir sardas."