Durante essa quarentena, vi diversos relatos de pessoas que estão sofrendo com aparecimento e agravamento de acne e espinhas em todo o rosto. A verdade é que estamos todo estressados e angustiados e isso reflete (e MUITO!) na nossa pele. Por isso, é normal, no desespero, testarmos tratamentos caseiros para espinhas, alguns que podem ajudar e outros nem tanto.
Por isso, para esclarecer dúvidas e te contar quais são os mitos e as verdades dos tratamentos caseiros para espinhas, nós entramos em contato com nosso aliado de muito tempo, Dr. Leandro Copetti, para nos ajudar e tirar todas nossas dúvidas.
"Primeiro de tudo é importante saber que espinhas (acne) é uma doença inflamatória e infecciosa da pele que vai de um grau leve a grau com lesões severas, com isso os tratamentos podem ser mais ou menos simples. Por ser muito comum, é normal que existam medidas 'caseiras' para tentar amenizar ou controlar esse problema. Muitas delas são anedóticas, outras nem tanto, porém é importante saber que algumas delas podem SIM piorar o quadro, atrasar o tratamento adequado e levar à sequelas (cicatrizes) de difícil manejo. A avaliação médica sempre será a melhor alternativa para diagnosticar exatamente o problema e individualizar o tratamento com a maior chance de sucesso.
As meninas do Steal the Look me convidaram para comentar sobre as medidas caseiras mais frequentes e se elas funcionam ou não. Vem comigo!"
"Alimentação pode ser um ponto SUPER importante na acne. O problema está no excessos! Gordura e lactose (para quem não é intolerante) estão longe de ser os vilões nesse caso. O grande vilão da pele é o açúcar. Ele causa dois grandes problemas: o primeiro é a alteração da microbiota da pele (as bactérias naturais que trazem benefício), o segundo é uma alteração em moléculas da resposta inflamatória que afeta a pele e outros sistemas do corpo. Afinal de contas, a pele também é um reflexo do que a gente come."
"Não existe nenhuma comprovação relacionando acne com argila, normalmente são adicionados outros ingredientes nessas máscaras além da argila, o que dificulta tirar conclusões. O que sim é um resultado visível da argila é o controle do sebo da pele no dia que ela é usada."
"O mel tem atividade de controle de bactérias, afinal de contas, essa é uma das funções dele nas abelhas. A cafeína pode melhorar temporariamente congestões vasculares na pele. PORÉM, como expliquei anteriormente, ingredientes para uso em pele são preparados de forma DIFERENTE do que para uso como alimentos. A pele não foi desenhada para absorver “qualquer coisa”, a função dela é justamente BLOQUEAR o meio externo do ambiente do meio interno do nosso corpo. Fora que o atrito dos grãos triturados do café podem irritar e machucar a pele, piorando a inflamação na acne."
"Água quente (e lavar em excesso) vai retirar mais sebo da pele e aumenta a chance de perda de água das camadas superficiais, o que pode contribuir para desidratação. Pele desidratada produz mais sebo, e o ciclo se repete. Se possível, evitar temperatura muito quente, mas isso as vezes não é uma possibilidade em muitas regiões do Brasil devido ao frio. A questão é, a alternativa, água fria não vai “solucionar” o problema da acne."
"É um dos principais componentes do talco. O talco tem a propriedade de deixar o sebo do rosto com o aspecto matificado (é muito usado nos pós matificantes). A questão é que maizena é feita com fim alimentar, as partículas do amido são processadas de forma diferente na indústria alimentar e na indústria cosmética."
"Maquiagem é algo complicado de estabelecer uma “regra”. Estamos falando de milhares (senão milhões) de marcas e tipos de produtos com funções, pigmentos e componentes diferentes. Certamente vale o TESTE pessoal de não usar maquiagem por um tempo e adicionar um produto por vez à rotina para ver se SUA pele tem alguma reação. É uma questão individual. Pode ser que resolva, assim como pode não fazer diferença."
"O óleo de melaleuca é um dos tratamentos caseiros para espinhas mais conhecidos, e os poucos estudos que existem demonstram atividade contra as bactérias em LABORATÓRIO, porém quando estudados contra medicamentos bem estabelecidos (como peróxido de benzoíla) se demonstrou com resultados inferiores."
"Extrato de Camomila tem comprovação de efeito “acalmante” na pele. A maioria das comprovações científicas sérias são em trabalhos com extratos controlados, não com chá. Provavelmente, mal não fará, mas a chance de não ter resultado na acne é grande. Líquidos gelados também podem ser perigosos para a pele porque podem causar queimaduras pelo frio. Se for optar pela propriedade calmante que o frio tem é preferível usar água levemente fria."