Mix&Match: as melhores combinações de estampas da moda para aplicar na sua casa
O termo em inglês significa Misturar e Combinar, e o foco principal desta tendência é nas combinações de estampas, texturas e cores de forma que o "caótico" pareça organizado e proposital. Muito usado no mundo da moda e talvez bem familiar ao lembrar dos looks de Emily in Paris…
Apesar dos looks da Emily dividirem opiniões, é incontestável que as combinações de estampas e cores são sua marca registrada! Quem acompanhou as duas temporadas da série, notou que o estilo colorido e as combinações malucas da personagem principal são extremamente ousadas, o que caracteriza a personalidade marcante e ousada de Emily. As tendências funcionam como um filtro, as da moda podem facilmente serem adaptadas para decoração - ou vice-versa, e conseguimos trazer esse estilo para dentro de nossas casas. O primeiro passo é começar a entender o que te agrada:
comece pelo exercício de percepção:
Esse é um exercício bem interessante e divertido que facilita estimular o cérebro a perceber as inspirações que vemos diariamente - e muitas vezes não damos atenção. Quando você sair de casa para dar uma caminhada ou tomar um café, aproveite para observar tudo ao seu redor: as combinações dos looks das pessoas que você vê pelo caminho, os anúncios comerciais, as vitrines das lojas… observe tudo!
Comece a desenvolver uma opinião crítica sobre essas experiências do cotidiano, por exemplo: "Amei essa bolsa rosa e laranja, acho que gosto dessa combinação", "Vi um outdoor amarelo e azul, não penso que ficou legal". Fique atenta aos looks, ambientes e combinações em séries, filmes, revistas, Instagram, Pinterest, essas inspirações também nos estimulam a entender o que gostamos e ajudam a construir o nosso estilo!
monte um moodboard!
O moodboard auxilia a visualização da ideia, por meio de colagens de texturas e materiais, é a ferramenta ideal para testar as combinações antes de executá-las. Ele pode ser feito manualmente com amostras de tecido e objetos ou com a ajuda do computador.
Essa técnica é muito utilizada no meio criativo, estilistas e designers de interiores costumam estruturar a ideia a partir do moodboard, que serve como uma ferramenta essencial para organização das ideias para quem está criando e também para apresentação para o cliente. Vale misturar referências visuais de ambientes já existentes.
Montamos um exemplo de moodboard com algumas dicas:
LEIA MAIS:
5 formatos de velas tendência para decorar a sua casa
O abandono do perfeito um guia de como transformar sua casa em um espaco singular e artístico
STL me ajuda: como misturar estampas nos looks do dia a dia
Como essas 6 personagens usariam looks estampados no verão
comece aos poucos!
Uma ideia interessante é começar por objetos menores, como: vasos, quadros, velas, ou peças que sejam fáceis de ser trocados, por exemplo, sua colcha de cama, almofadas, travesseiros e tapetes, o que é perfeito se você ama sempre estar mudando alguma coisinha dentro de casa.
se sinta livre para fazer combinações mais ousadas!
A mescla de texturas combinadas com cores marcantes garantem um visual único, então, quando já estiver mais confiante nas combinações, pode começar a usar os padrões em mobiliários maiores: na marcenaria, bancadas de pedra, ou quem sabe até nos pisos e paredes!
Agora conta para a gente: você vai aderir às combinações de estampas?