Ter bons fornecedores é metade do caminho para ter uma marca de sucesso. Em uma matéria recente aqui no STL, eu escrevi que esse é um dos maiores desafios de todo empreendedor da área, seja você dono de uma marca própria ou de uma loja multimarcas. Saber quem são os melhores fornecedores de matéria-prima e mão de obra não é tarefa fácil e, provavelmente, você vai cometer alguns erros no meio do caminho. Fique tranquila, pois todos cometem. Faz parte do amadurecimento da marca e do seu negócio de moda.
O importante nesse processo é saber de alguns atalhos para passar por essa fase complicada. Vou contar a história de um dos meus primeiros clientes e de como ele acabou falindo por conta de um fornecedor. Vem ver:
Isso aconteceu mais ou menos em 2008 (old, but gold). Meu cliente era dono de uma marca e fábrica de lingerie, fazia peças super bonitas e estava crescendo muito bem. Até que um dia apareceu um mega cliente, daqueles que fazem um pedido dos sonhos. Era uma marca que decidiu incluir lingerie em seu portfólio, mas não tinha expertise em produzir. Toda a produção seria do meu cliente - um contrato dos sonhos. Será?
Estava tudo muito bem, até que meu cliente percebeu que sua pequena fábrica não daria conta de produzir tanta coisa. Ele buscou fornecedores para terceirizar a produção, mas na pressa não conseguiu controlar a qualidade dos produtos. Basicamente, tudo que foi feito por outras fábricas não estava dentro do padrão exigido pelo cliente e o contrato foi quebrado. Resumo do caso: meu cliente ficou com 200 mil peças defeituosas e um prejuízo enorme que acabou levando sua marca à falência.
Calma! Isso não é uma história de terror, apenas um alerta para sabermos como é importante ficar atento para saber quais são os fornecedores certos para a marca que desejamos ter. Vamos a um checklist básico:
matéria-prima
Aqui estamos falando de tudo que você vai precisar, do tecido até as embalagens. Peça amostras, faça testes, defina os prazos de recebimento dos materiais e não esqueça de entender como esse fornecedor faz as cobranças. Muitas empresas acabam tendo problemas por conta dos atrasos dos fornecedores. Converse com pessoas de outras marcas. Geralmente, as pessoas são generosas e vão te ajudar muito a definir quais são os melhores fornecedores.
multimarcas
O caminho aqui parece mais fácil, mas nem sempre é. Muitas marcas acabam atrasando as entregas, e as datas no varejo não perdoam. Não adianta lançar uma coleção depois do Natal. Parece óbvio, mas há algumas empresas que enrolam bastante e não entregam quando você mais precisa.
para produzir coleções:
Veja com quem essa empresa já trabalha; confira as condições de trabalho oferecidas aos funcionários; preste atenção nas peças que eles estão produzindo; converse com outros clientes desse fornecedor (quando possível); defina prazos e tenha um bom contrato.
Tomando esses cuidados, boa parte do sucesso do seu negócio de moda está garantido. E lembrem-se! Contrato, contrato e contrato: o famoso "vale o que está escrito e assinado". Proteja-se sempre!