Ame ou odeie, não há dúvidas que as tendências usadas no início do milênio prometem influenciar - e muito - nossos looks em 2021. Milhares de contas no Instagram dedicadas ao estilo de Paris Hilton e sua trupe de it girls, e às estrelas da música como Britney Spears, Christina Aguilera e grupos como Destiny’s Child, são prova irrefutável disso.
Mas, não é só no #tbt que o estilo anda agradando, na prática ele também se destaca. Basta um passeio rápido pelo TikTok para se deparar com uma profusão de marcas registradas - e polêmicas - do período como cintura baixa, amarrações, comprimento mini, corselets, jeans wide leg, cristais aplicados por tudo, chinelos de plataforma e acessórios irreverentes, que comprovam o sucesso da moda dos anos 2000 em tempo real.
Importante mencionar que, apesar de boho e preppy também terem permeado o debut do milênio, são só os primeiros anos - conhecidos como Y2K - que mais geram controvérsia e igualmente mais inspiram as produções do momento. É uma estética meio Princesa pop, meio Matrix, sem esquecer da influência hip-hop com sua versão glam do mood utilitário/esportivo, tudo temperado com muita pele e sex appeal.
Honrando a natureza cíclica das tendências, em seu movimento constante de vai e vem, era inevitável que esse resgate acontecesse. Mas, além disso, essa nostalgia tem a ver com outros fatores como uma nova geração, nascida no período, descobrindo e explorando a época pela primeira vez e aplicando seu próprio olhar e introduzindo os elementos, ora de forma literal, ora adaptados para os dias de hoje.
Checklist completa para incorporar o clima Y2K: piercing no umbigo, cintura baixa, corselet e shoulder bag bem logomania.
Peças com amarração também se destacam nesse comeback da moda dos anos 2000.
O combo mais controverso, jeans com jeans, também está de volta.
Se prepare para voltar a usar outro favorito da moda dos anos 2000, a calça baggy de cintura baixa.
Dua Lipa é uma das maiores entusiastas da estética 00's na atualidade.
Inclusive, o inesquecível top de borboleta de Mariah Carey foi uma das inspirações do look da cantora para comemorar mais um Grammy.
On Wednesdays, we wear pink! A frase, que entrou para a história da cultura pop por conta do filme Meninas Malvadas, é regra: look rosa nas quartas e em todos os outros dias.
Animal print era hit, com menção especial para onça e zebra.
Pronta para balada usando conjuntinho de brilho ofuscante.
Nos acessórios, strass sempre, segundo a moda dos anos 2000.
Óculos de lente colorida.
Bonés do estilo Truck driver com desenhos, frases ou nome da marca estampado.
Brincos divertidos como esse de borboleta.
Para coroar - com tiara de strass obviamente- o revival, as coleções de Inverno 2021, que acabaram de rolar no hemisfério Norte, assinam embaixo e declaram em caráter oficial o retorno da moda dos anos 2000.
Tapete vermelho de alguma premiação de música há 20 anos? Não, backstage do desfile FW21 da Blumarine.
Na Versace, lenço na cabeça e vestido de malha de metal, dois elementos fundamentais da época.
Cintos de corrente na última coleção da Chanel que, inclusive, também foram usados por Jennifer Lopez nos anos 2000.
Podia ser um look da Christina Aguilera em 2002, mas é da última coleção da Dsquared2.
Esse vestido Lacquan Smith com recortes ultra sexy.
A vibe abominável homem das neves com acessórios de pelúcia que dominaram várias coleções? Tem selo de aprovação da Paris Hilton.
A Bottega Veneta, que recentemente saiu das redes sociais, acaba de lançar uma revista digital e entre as convidadas, ninguém menos que Missy Elliot, ícone do período ao lado de outras rappers como Lil' Kim.
Mesmo que muita gente torça o nariz para o estilo colorido, ousado, repleto de referências da cultura pop e levemente caótico priorizado na época, não seria, justamente essa, sua melhor parte? Uma moda que não se leva a sério, que permite experimentações e que abre espaço para individualidade com menos julgamentos e mais liberdade.
Queremos saber sua opinião, o que você acha sobre o retorno da moda dos anos 2000?