O óleo de jojoba, ingrediente do dia, é o mais procurado do ano no Google. Você pode nunca ter ouvido falar sobre e estranhar essa informação, mas nós garantimos que até o fim deste post você vai entender o porque. Quando se trata de skincare, a mãe natureza é a melhor fonte de recursos e ativos, e nós não precisamos de químicos tóxicos quando podemos extrair diretamente da botânica diversos ingredientes que deixarão nossa pele linda, saudável e iluminada.
Além da vantagem de ser um ingrediente natural, o óleo de jojoba oferece diversos benefícios para sua pele, cabelo e lábios. Este éster de cera é rico em vitaminas A, E e D, que deixam a pele mais hidratada, além de serem antioxidantes e ácidos graxos, isso sem falar que suas propriedades são muitos semelhantes ao sebo que nossa pele produz naturalmente. Se por aqui você já ficou interessada em saber todos os benefícios dele, vem com a gente se apaixonar ainda mais por esse ingrediente natural.
_benefícios
Por ter propriedades semelhantes ao sedo de nossa pele, como adiantamos acima, o óleo possui uma grande capacidade de penetrar alcançando uma camada profunda e assim, oferecendo uma nutrição máxima. E não pense que ele é destinado apenas as peles secas, pois ele é benéfico para todos os tipos, desde seca e sensível até as com tendência a acne.
Além disso, o óleo de jojoba é antibacteriano, antifúngico, antiviral, analgésico, ou seja, é capaz de aliviar a dor e anti inflamatório. Ok, são benefícios suficientes para a gente dar uma chance, mas eles não se encerram aqui, ele também oferece uma propriedade anti-idade, que mantém a pele mais tonificada e elástica. Realmente vale experimentar não só na pele, como também para amenização das estrias, demaquilante e pós depilação, ajudando a remover o resto de ceras e acalmando a pele.
_no cabelo
Pela sua ação de equilibro do sebo, o óleo de jojoba é ótimo para ser usado nos cabelos oleosos e também ajudar a recuperar aqueles com as pontas secas. Uma dica é usá-lo antes de lavar o cabelo, envelopando os fios e deixando-os enrolados em uma toalha de um dia para o outro, ao acordar, siga sua rotina normal de lavagem do cabelo. O resultado é puro brilho, hidratação e redução das pontas duplas, mas o uso dele deve ser constante, viu?
Deseja reduzir o frizz do cabelo? O óleo também pode te ajudar, basta aplicar algumas gotas no seu leave-in ou protetor térmico.
_aliviar doenças de pele e cicatrizes
Pelas suas propriedades anti inflamatórias, a sua aplicação pode ajudar a aliviar o ressecamento, descamação, coceira e sintomas relacionados a eczemas e psoríase. Você pode usar algumas gotas e aplicar direto à pele ou misturar junto ao seu hidrante ou shampoo e condicionador.
_nos lábios
No inverno nossos lábios tem a propensão de ficarem mais ressecados, se você sofre com isso o óleo de jojoba pode ser a solução para hidratação deles. Massageie algumas gotas do óleo e depois aplique um hidrante labial, em alguns dias você vai notar o resultado de super hidratação.
_misture no hidratante
Aplicar o óleo na pele vai ajudar a regular a superprodução do sebo, deixando a pele com menos manchas, mas é ainda melhor para quem possui a pele seca ou irritada. Vale aplicar diretamente na pele ou misturar com seu hidrante.
_protetor solar
Sim, a jojoba também possui uma habilidade natural de proteção contra o sol e pode fazer o mesmo com sua pele, mas claro que ela não dispensa o uso do protetor solar.
_combine com outros ativos
Já que o óleo possui uma alta capacidade de penetração na pele, usa-lo junto com outros ingredientes como ácido salicílico e retinol irá ajudar que eles sejam ainda mais eficiente.